Febre catarral maligna em bovinos no Estado de Mato Grosso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça,Fábio S.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Dória,Renata G.S., Schein,Fábio B., Freitas,Sílvio H., Nakazato,Luciano, Boabaid,Fabiana M., Paula,Daphine A.J., Dutra,Valéria, Colodel,Edson M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2008000300005
Resumo: Relatam-se a ocorrência em quatro propriedades rurais no Estado de Mato Grosso, de casos de febre catarral maligna (FCM) em bovinos criados em contato com ovinos. Todos os casos acompanhados tiveram evolução aguda e não se notou a recuperação dos bovinos. Dois casos ocorreram no município de Cuiabá. No primeiro, em janeiro de 2006, adoeceram e morreram 8 animais de um rebanho com 148 bovinos, no outro, morreu 1 de um rebanho com 30 animais em setembro de 2006. Um terceiro caso foi notado no município de Rondonópolis, onde morreram 3 de 160 bovinos em abril de 2007. O último caso relatado ocorreu no município de Cáceres no mês de setembro de 2007, morrendo 2 de 450 bovinos. O curso clínico variou de 4 a 7 dias. Os principais sinais clínicos foram hipertermia, lacrimejamento intenso, corrimento catarral nasal e oral, opacidade de córnea, sialorréia, diarréia, erosão da mucosa oral, nasal e genital, incoordenação motora, depressão e morte. Aumento do volume de linfonodos, erosões e úlceras na cavidade oral, nasal e esôfago foram achados constantes em quatro bovinos necropsiados. Arterite com degeneração fibrinóide em arteríolas e pequenas artérias, a necrose do epitélio de revestimento em vários órgãos e tecidos foram os principais achados histológicos. Através da técnica de reação em cadeia da polimerase "nested" (nPCR), o DNA do Herpesvírus Ovino tipo 2 foi detectado em tecido parafinado ou congelado em 3 de 4 bovinos deste estudo.
id EMBRAPA-2_4d5e6d6327992cf96db3c67c864dd11b
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2008000300005
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Febre catarral maligna em bovinos no Estado de Mato GrossoBovinosfebre catarral malignaherpesvírusvasculiteRelatam-se a ocorrência em quatro propriedades rurais no Estado de Mato Grosso, de casos de febre catarral maligna (FCM) em bovinos criados em contato com ovinos. Todos os casos acompanhados tiveram evolução aguda e não se notou a recuperação dos bovinos. Dois casos ocorreram no município de Cuiabá. No primeiro, em janeiro de 2006, adoeceram e morreram 8 animais de um rebanho com 148 bovinos, no outro, morreu 1 de um rebanho com 30 animais em setembro de 2006. Um terceiro caso foi notado no município de Rondonópolis, onde morreram 3 de 160 bovinos em abril de 2007. O último caso relatado ocorreu no município de Cáceres no mês de setembro de 2007, morrendo 2 de 450 bovinos. O curso clínico variou de 4 a 7 dias. Os principais sinais clínicos foram hipertermia, lacrimejamento intenso, corrimento catarral nasal e oral, opacidade de córnea, sialorréia, diarréia, erosão da mucosa oral, nasal e genital, incoordenação motora, depressão e morte. Aumento do volume de linfonodos, erosões e úlceras na cavidade oral, nasal e esôfago foram achados constantes em quatro bovinos necropsiados. Arterite com degeneração fibrinóide em arteríolas e pequenas artérias, a necrose do epitélio de revestimento em vários órgãos e tecidos foram os principais achados histológicos. Através da técnica de reação em cadeia da polimerase "nested" (nPCR), o DNA do Herpesvírus Ovino tipo 2 foi detectado em tecido parafinado ou congelado em 3 de 4 bovinos deste estudo.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2008-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2008000300005Pesquisa Veterinária Brasileira v.28 n.3 2008reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça,Fábio S.Dória,Renata G.S.Schein,Fábio B.Freitas,Sílvio H.Nakazato,LucianoBoabaid,Fabiana M.Paula,Daphine A.J.Dutra,ValériaColodel,Edson M.por2008-06-13T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2008000300005Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2008-06-13T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Febre catarral maligna em bovinos no Estado de Mato Grosso
title Febre catarral maligna em bovinos no Estado de Mato Grosso
spellingShingle Febre catarral maligna em bovinos no Estado de Mato Grosso
Mendonça,Fábio S.
Bovinos
febre catarral maligna
herpesvírus
vasculite
title_short Febre catarral maligna em bovinos no Estado de Mato Grosso
title_full Febre catarral maligna em bovinos no Estado de Mato Grosso
title_fullStr Febre catarral maligna em bovinos no Estado de Mato Grosso
title_full_unstemmed Febre catarral maligna em bovinos no Estado de Mato Grosso
title_sort Febre catarral maligna em bovinos no Estado de Mato Grosso
author Mendonça,Fábio S.
author_facet Mendonça,Fábio S.
Dória,Renata G.S.
Schein,Fábio B.
Freitas,Sílvio H.
Nakazato,Luciano
Boabaid,Fabiana M.
Paula,Daphine A.J.
Dutra,Valéria
Colodel,Edson M.
author_role author
author2 Dória,Renata G.S.
Schein,Fábio B.
Freitas,Sílvio H.
Nakazato,Luciano
Boabaid,Fabiana M.
Paula,Daphine A.J.
Dutra,Valéria
Colodel,Edson M.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça,Fábio S.
Dória,Renata G.S.
Schein,Fábio B.
Freitas,Sílvio H.
Nakazato,Luciano
Boabaid,Fabiana M.
Paula,Daphine A.J.
Dutra,Valéria
Colodel,Edson M.
dc.subject.por.fl_str_mv Bovinos
febre catarral maligna
herpesvírus
vasculite
topic Bovinos
febre catarral maligna
herpesvírus
vasculite
description Relatam-se a ocorrência em quatro propriedades rurais no Estado de Mato Grosso, de casos de febre catarral maligna (FCM) em bovinos criados em contato com ovinos. Todos os casos acompanhados tiveram evolução aguda e não se notou a recuperação dos bovinos. Dois casos ocorreram no município de Cuiabá. No primeiro, em janeiro de 2006, adoeceram e morreram 8 animais de um rebanho com 148 bovinos, no outro, morreu 1 de um rebanho com 30 animais em setembro de 2006. Um terceiro caso foi notado no município de Rondonópolis, onde morreram 3 de 160 bovinos em abril de 2007. O último caso relatado ocorreu no município de Cáceres no mês de setembro de 2007, morrendo 2 de 450 bovinos. O curso clínico variou de 4 a 7 dias. Os principais sinais clínicos foram hipertermia, lacrimejamento intenso, corrimento catarral nasal e oral, opacidade de córnea, sialorréia, diarréia, erosão da mucosa oral, nasal e genital, incoordenação motora, depressão e morte. Aumento do volume de linfonodos, erosões e úlceras na cavidade oral, nasal e esôfago foram achados constantes em quatro bovinos necropsiados. Arterite com degeneração fibrinóide em arteríolas e pequenas artérias, a necrose do epitélio de revestimento em vários órgãos e tecidos foram os principais achados histológicos. Através da técnica de reação em cadeia da polimerase "nested" (nPCR), o DNA do Herpesvírus Ovino tipo 2 foi detectado em tecido parafinado ou congelado em 3 de 4 bovinos deste estudo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2008000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2008000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.28 n.3 2008
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122228770799616