Fibrose cardíaca associada à intoxicação por Amorimia septentrionalis em bovinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque,Samuel S.C.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rocha,Brena P., Almeida,Valdir M., Oliveira,Juceli S., Riet-Correa,Franklin, Lee,Stephen T., Evêncio Neto,Joaquim, Mendonça,Fábio S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2014000500008
Resumo: Amorimia septentrionalis contém monofluoracetato de sódio e quando consumida por ruminantes provoca morte súbita. Este estudo teve o objetivo de relatar a epidemiologia, os sinais clínicos e patológicos de surtos de morte súbita em bovinos provocadas por Amorimia septentrionalis nos Estados de Pernambuco e Paraíba. Para isso, realizaram-se visitas técnicas em diversas propriedades nas Microrregiões do Médio Capibaribe/PE e Itabaiana/PB. Oito bovinos foram necropsiados. Coletaram-se tecidos das cavidades abdominal e torácica, além do encéfalo e medula espinhal. As alterações clínicas consistiram em lentidão, decúbito esternal prolongado, relutância em se movimentar quando em estação, cansaço, taquipneia, taquicardia e pulso venoso positivo. Os bovinos que foram forçados a se movimentar apresentaram instabilidade, tremores musculares e queda repentina seguida de vocalizações, movimentos de pedalagem e morte súbita em cerca de 5 a 7 minutos. As principais alterações macroscópicas consistiram em edema pulmonar, coração com aspecto globular com áreas esbranquiçadas, petéquias e equimoses no epicárdio, miocárdio e músculos papilares. À microscopia observou-se aumento da eosinofilia do citoplasma dos cardiomiócitos, núcleos picnóticos, cariorrexia, cariólise, perda das estriações, edema intersticial, infiltrado inflamatório intersticial mononuclear e áreas multifocais de fibrose cardíaca. Nos rins, constatou-se degeneração hidrópico vacuolar e necrose das células epiteliais em túbulos contorcidos. Os sinais clínicos foram semelhantes aos sinais clínicos já descritos em bovinos por plantas que contém MFA. As lesões macro e microscópicas descritas no coração e rins são de grande valor diagnóstico. A. septentrionalis é a principal planta tóxica de interesse pecuário nas microrregiões do Médio Capibaribe e Itabaiana devido às perdas econômicas diretas e indiretas que provoca na pecuária dessas regiões.
id EMBRAPA-2_7a2f1c4e2079b194dfac59807d249566
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2014000500008
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Fibrose cardíaca associada à intoxicação por Amorimia septentrionalis em bovinosPlantas tóxicasAmorimia septentrionalisintoxicação por plantamorte súbitaMFAfibrose cardíacabovinosAmorimia septentrionalis contém monofluoracetato de sódio e quando consumida por ruminantes provoca morte súbita. Este estudo teve o objetivo de relatar a epidemiologia, os sinais clínicos e patológicos de surtos de morte súbita em bovinos provocadas por Amorimia septentrionalis nos Estados de Pernambuco e Paraíba. Para isso, realizaram-se visitas técnicas em diversas propriedades nas Microrregiões do Médio Capibaribe/PE e Itabaiana/PB. Oito bovinos foram necropsiados. Coletaram-se tecidos das cavidades abdominal e torácica, além do encéfalo e medula espinhal. As alterações clínicas consistiram em lentidão, decúbito esternal prolongado, relutância em se movimentar quando em estação, cansaço, taquipneia, taquicardia e pulso venoso positivo. Os bovinos que foram forçados a se movimentar apresentaram instabilidade, tremores musculares e queda repentina seguida de vocalizações, movimentos de pedalagem e morte súbita em cerca de 5 a 7 minutos. As principais alterações macroscópicas consistiram em edema pulmonar, coração com aspecto globular com áreas esbranquiçadas, petéquias e equimoses no epicárdio, miocárdio e músculos papilares. À microscopia observou-se aumento da eosinofilia do citoplasma dos cardiomiócitos, núcleos picnóticos, cariorrexia, cariólise, perda das estriações, edema intersticial, infiltrado inflamatório intersticial mononuclear e áreas multifocais de fibrose cardíaca. Nos rins, constatou-se degeneração hidrópico vacuolar e necrose das células epiteliais em túbulos contorcidos. Os sinais clínicos foram semelhantes aos sinais clínicos já descritos em bovinos por plantas que contém MFA. As lesões macro e microscópicas descritas no coração e rins são de grande valor diagnóstico. A. septentrionalis é a principal planta tóxica de interesse pecuário nas microrregiões do Médio Capibaribe e Itabaiana devido às perdas econômicas diretas e indiretas que provoca na pecuária dessas regiões.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2014-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2014000500008Pesquisa Veterinária Brasileira v.34 n.5 2014reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X2014000500008info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque,Samuel S.C.Rocha,Brena P.Almeida,Valdir M.Oliveira,Juceli S.Riet-Correa,FranklinLee,Stephen T.Evêncio Neto,JoaquimMendonça,Fábio S.por2014-07-10T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2014000500008Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2014-07-10T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Fibrose cardíaca associada à intoxicação por Amorimia septentrionalis em bovinos
title Fibrose cardíaca associada à intoxicação por Amorimia septentrionalis em bovinos
spellingShingle Fibrose cardíaca associada à intoxicação por Amorimia septentrionalis em bovinos
Albuquerque,Samuel S.C.
Plantas tóxicas
Amorimia septentrionalis
intoxicação por planta
morte súbita
MFA
fibrose cardíaca
bovinos
title_short Fibrose cardíaca associada à intoxicação por Amorimia septentrionalis em bovinos
title_full Fibrose cardíaca associada à intoxicação por Amorimia septentrionalis em bovinos
title_fullStr Fibrose cardíaca associada à intoxicação por Amorimia septentrionalis em bovinos
title_full_unstemmed Fibrose cardíaca associada à intoxicação por Amorimia septentrionalis em bovinos
title_sort Fibrose cardíaca associada à intoxicação por Amorimia septentrionalis em bovinos
author Albuquerque,Samuel S.C.
author_facet Albuquerque,Samuel S.C.
Rocha,Brena P.
Almeida,Valdir M.
Oliveira,Juceli S.
Riet-Correa,Franklin
Lee,Stephen T.
Evêncio Neto,Joaquim
Mendonça,Fábio S.
author_role author
author2 Rocha,Brena P.
Almeida,Valdir M.
Oliveira,Juceli S.
Riet-Correa,Franklin
Lee,Stephen T.
Evêncio Neto,Joaquim
Mendonça,Fábio S.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque,Samuel S.C.
Rocha,Brena P.
Almeida,Valdir M.
Oliveira,Juceli S.
Riet-Correa,Franklin
Lee,Stephen T.
Evêncio Neto,Joaquim
Mendonça,Fábio S.
dc.subject.por.fl_str_mv Plantas tóxicas
Amorimia septentrionalis
intoxicação por planta
morte súbita
MFA
fibrose cardíaca
bovinos
topic Plantas tóxicas
Amorimia septentrionalis
intoxicação por planta
morte súbita
MFA
fibrose cardíaca
bovinos
description Amorimia septentrionalis contém monofluoracetato de sódio e quando consumida por ruminantes provoca morte súbita. Este estudo teve o objetivo de relatar a epidemiologia, os sinais clínicos e patológicos de surtos de morte súbita em bovinos provocadas por Amorimia septentrionalis nos Estados de Pernambuco e Paraíba. Para isso, realizaram-se visitas técnicas em diversas propriedades nas Microrregiões do Médio Capibaribe/PE e Itabaiana/PB. Oito bovinos foram necropsiados. Coletaram-se tecidos das cavidades abdominal e torácica, além do encéfalo e medula espinhal. As alterações clínicas consistiram em lentidão, decúbito esternal prolongado, relutância em se movimentar quando em estação, cansaço, taquipneia, taquicardia e pulso venoso positivo. Os bovinos que foram forçados a se movimentar apresentaram instabilidade, tremores musculares e queda repentina seguida de vocalizações, movimentos de pedalagem e morte súbita em cerca de 5 a 7 minutos. As principais alterações macroscópicas consistiram em edema pulmonar, coração com aspecto globular com áreas esbranquiçadas, petéquias e equimoses no epicárdio, miocárdio e músculos papilares. À microscopia observou-se aumento da eosinofilia do citoplasma dos cardiomiócitos, núcleos picnóticos, cariorrexia, cariólise, perda das estriações, edema intersticial, infiltrado inflamatório intersticial mononuclear e áreas multifocais de fibrose cardíaca. Nos rins, constatou-se degeneração hidrópico vacuolar e necrose das células epiteliais em túbulos contorcidos. Os sinais clínicos foram semelhantes aos sinais clínicos já descritos em bovinos por plantas que contém MFA. As lesões macro e microscópicas descritas no coração e rins são de grande valor diagnóstico. A. septentrionalis é a principal planta tóxica de interesse pecuário nas microrregiões do Médio Capibaribe e Itabaiana devido às perdas econômicas diretas e indiretas que provoca na pecuária dessas regiões.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2014000500008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2014000500008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X2014000500008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.34 n.5 2014
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122234231783424