Ramos colaterais do Arco aórtico do preá (Galea spixii Wagler, 1831)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Radan E.M.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira,Gleidson B., Barbosa,Procássia M.L., Bezerra,Ferdinando V.F., Albuquerque,José Fernando Gomes de, Ambrósio,Carlos E., Miglino,Maria A., Oliveira,Moacir F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2015000800762
Resumo: Resumo: O preá é um roedor típico da caatinga pertencente à família Caviidae. Considerando a inexistência de dados sobre o arco aórtico do preá, foi realizado este estudo tendo como objetivo descrever os ramos colaterais do arco aórtico neste cavídeo, e dessa forma, contribuir com dados para biologia da espécie. Foram utilizados vinte preás machos provenientes de estudos anteriores e encontravam-se armazenados em freezer no Centro de Multiplicação de Animais Silvestres (CEMAS/UFERSA). Os animais foram descongelados, a cavidade torácica foi aberta, a aorta canulada e o sistema vascular lavado com solução salina e em seguida, injetado látex Neoprene corado com pigmento vermelho, amarelo ou branco. Posteriormente, os animais foram fixados em formol e depois de 72 horas, dissecados e analisados, sendo obtidos desenhos esquemáticos e os exemplares mais representativos fotografados. O arco aórtico do preá emitiu como ramos colaterais, o tronco braquiocefálico e a artéria subclávia esquerda. O tronco braquiocefálico originou na maioria das peças estudadas, a artéria carótida comum esquerda e o tronco braquiocarotídeo, do qual surgem as artérias subclávia direita e carótida comum direita. As artérias subclávias direita e esquerda em todos os animais estudados emitiram a artéria vertebral, a artéria torácica interna, a artéria cervical superficial, o tronco costocervical e a artéria axilar. O padrão da formação do arco aórtico do preá assemelhou-se ao observado em outros roedores, tais como no mocó, no porquinho-da-índia e na chinchila.
id EMBRAPA-2_7d52d9ac6f06cbceccfcbd70168e6537
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2015000800762
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Ramos colaterais do Arco aórtico do preá (Galea spixii Wagler, 1831)Artériasarco aórticotronco braquiocefálicopreáGalea spixiiCaviidaeroedor.Resumo: O preá é um roedor típico da caatinga pertencente à família Caviidae. Considerando a inexistência de dados sobre o arco aórtico do preá, foi realizado este estudo tendo como objetivo descrever os ramos colaterais do arco aórtico neste cavídeo, e dessa forma, contribuir com dados para biologia da espécie. Foram utilizados vinte preás machos provenientes de estudos anteriores e encontravam-se armazenados em freezer no Centro de Multiplicação de Animais Silvestres (CEMAS/UFERSA). Os animais foram descongelados, a cavidade torácica foi aberta, a aorta canulada e o sistema vascular lavado com solução salina e em seguida, injetado látex Neoprene corado com pigmento vermelho, amarelo ou branco. Posteriormente, os animais foram fixados em formol e depois de 72 horas, dissecados e analisados, sendo obtidos desenhos esquemáticos e os exemplares mais representativos fotografados. O arco aórtico do preá emitiu como ramos colaterais, o tronco braquiocefálico e a artéria subclávia esquerda. O tronco braquiocefálico originou na maioria das peças estudadas, a artéria carótida comum esquerda e o tronco braquiocarotídeo, do qual surgem as artérias subclávia direita e carótida comum direita. As artérias subclávias direita e esquerda em todos os animais estudados emitiram a artéria vertebral, a artéria torácica interna, a artéria cervical superficial, o tronco costocervical e a artéria axilar. O padrão da formação do arco aórtico do preá assemelhou-se ao observado em outros roedores, tais como no mocó, no porquinho-da-índia e na chinchila.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2015000800762Pesquisa Veterinária Brasileira v.35 n.8 2015reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X2015000800008info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Radan E.M.Oliveira,Gleidson B.Barbosa,Procássia M.L.Bezerra,Ferdinando V.F.Albuquerque,José Fernando Gomes deAmbrósio,Carlos E.Miglino,Maria A.Oliveira,Moacir F.por2015-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2015000800762Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2015-12-02T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ramos colaterais do Arco aórtico do preá (Galea spixii Wagler, 1831)
title Ramos colaterais do Arco aórtico do preá (Galea spixii Wagler, 1831)
spellingShingle Ramos colaterais do Arco aórtico do preá (Galea spixii Wagler, 1831)
Oliveira,Radan E.M.
Artérias
arco aórtico
tronco braquiocefálico
preá
Galea spixii
Caviidae
roedor.
title_short Ramos colaterais do Arco aórtico do preá (Galea spixii Wagler, 1831)
title_full Ramos colaterais do Arco aórtico do preá (Galea spixii Wagler, 1831)
title_fullStr Ramos colaterais do Arco aórtico do preá (Galea spixii Wagler, 1831)
title_full_unstemmed Ramos colaterais do Arco aórtico do preá (Galea spixii Wagler, 1831)
title_sort Ramos colaterais do Arco aórtico do preá (Galea spixii Wagler, 1831)
author Oliveira,Radan E.M.
author_facet Oliveira,Radan E.M.
Oliveira,Gleidson B.
Barbosa,Procássia M.L.
Bezerra,Ferdinando V.F.
Albuquerque,José Fernando Gomes de
Ambrósio,Carlos E.
Miglino,Maria A.
Oliveira,Moacir F.
author_role author
author2 Oliveira,Gleidson B.
Barbosa,Procássia M.L.
Bezerra,Ferdinando V.F.
Albuquerque,José Fernando Gomes de
Ambrósio,Carlos E.
Miglino,Maria A.
Oliveira,Moacir F.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Radan E.M.
Oliveira,Gleidson B.
Barbosa,Procássia M.L.
Bezerra,Ferdinando V.F.
Albuquerque,José Fernando Gomes de
Ambrósio,Carlos E.
Miglino,Maria A.
Oliveira,Moacir F.
dc.subject.por.fl_str_mv Artérias
arco aórtico
tronco braquiocefálico
preá
Galea spixii
Caviidae
roedor.
topic Artérias
arco aórtico
tronco braquiocefálico
preá
Galea spixii
Caviidae
roedor.
description Resumo: O preá é um roedor típico da caatinga pertencente à família Caviidae. Considerando a inexistência de dados sobre o arco aórtico do preá, foi realizado este estudo tendo como objetivo descrever os ramos colaterais do arco aórtico neste cavídeo, e dessa forma, contribuir com dados para biologia da espécie. Foram utilizados vinte preás machos provenientes de estudos anteriores e encontravam-se armazenados em freezer no Centro de Multiplicação de Animais Silvestres (CEMAS/UFERSA). Os animais foram descongelados, a cavidade torácica foi aberta, a aorta canulada e o sistema vascular lavado com solução salina e em seguida, injetado látex Neoprene corado com pigmento vermelho, amarelo ou branco. Posteriormente, os animais foram fixados em formol e depois de 72 horas, dissecados e analisados, sendo obtidos desenhos esquemáticos e os exemplares mais representativos fotografados. O arco aórtico do preá emitiu como ramos colaterais, o tronco braquiocefálico e a artéria subclávia esquerda. O tronco braquiocefálico originou na maioria das peças estudadas, a artéria carótida comum esquerda e o tronco braquiocarotídeo, do qual surgem as artérias subclávia direita e carótida comum direita. As artérias subclávias direita e esquerda em todos os animais estudados emitiram a artéria vertebral, a artéria torácica interna, a artéria cervical superficial, o tronco costocervical e a artéria axilar. O padrão da formação do arco aórtico do preá assemelhou-se ao observado em outros roedores, tais como no mocó, no porquinho-da-índia e na chinchila.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2015000800762
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2015000800762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X2015000800008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.35 n.8 2015
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122235523629056