Comparação entre diversos antígenos para o diagnóstico de Anaplasma marginale por ELISA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos,Carlos A.N.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Araújo,Flábio R., Souza,Ingrid I.F., Guedes Jr,Daniel S., Oliveira,Renato H.M., Farias,Thaís A., Oliveira,Jaqueline B., Alves,Leucio C., Faustino,Maria A.G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2010000100006
Resumo: Anaplasmose bovina é uma doença com grande importância nas regiões tropicais e subtropicais do mundo por determinar perdas econômicas devido à mortalidade e redução da produtividade. É causada por Anaplasma marginale, uma riquétsia intraeritrocítica obrigatória cujo controle requer, além de uma vacina eficiente, uma acurada identificação de bovinos cronicamente infectados. Apesar de existirem atualmente diversos métodos de diagnóstico dessa riquétsia, os métodos sorológicos, em particular o ensaio de imunoadsorção enzimática-ELISAs, são os mais utilizados devido à sua versatilidade e praticidade. No entanto, devido ao grande número de antígenos disponíveis, atualmente torna-se necessária uma avaliação para definir quais antígenos apresentam um melhor desempenho no diagnóstico da anaplasmose. Soros de bovinos positivos e negativos para A. marginale por PCR, e soros de animais provenientes do Brasil e Costa Rica, foram testados em ELISAs baseados em MSP1a, MSP2 e MSP5 recombinantes, um pool das três proteínas recombinantes, e antígeno de lisado de corpúsculos iniciais da riquétsia (CI). Utilizando soro de bovinos positivos para A. marginale por PCR, uma maior sensibilidade foi observada no ELISA CI. No entanto, uma maior especificidade, com soro de bovinos negativos a PCR, foi observada com os ELISAs recombinantes. O porcentual de bovinos positivos do Brasil e Costa Rica foi maior com ELISA CI. Razões para essas diferenças são discutidas.
id EMBRAPA-2_8cdc823bb59416f00388fcabf7e6aa09
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2010000100006
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Comparação entre diversos antígenos para o diagnóstico de Anaplasma marginale por ELISAAnaplasma marginaleELISAproteínas recombinantesantígenosAnaplasmose bovina é uma doença com grande importância nas regiões tropicais e subtropicais do mundo por determinar perdas econômicas devido à mortalidade e redução da produtividade. É causada por Anaplasma marginale, uma riquétsia intraeritrocítica obrigatória cujo controle requer, além de uma vacina eficiente, uma acurada identificação de bovinos cronicamente infectados. Apesar de existirem atualmente diversos métodos de diagnóstico dessa riquétsia, os métodos sorológicos, em particular o ensaio de imunoadsorção enzimática-ELISAs, são os mais utilizados devido à sua versatilidade e praticidade. No entanto, devido ao grande número de antígenos disponíveis, atualmente torna-se necessária uma avaliação para definir quais antígenos apresentam um melhor desempenho no diagnóstico da anaplasmose. Soros de bovinos positivos e negativos para A. marginale por PCR, e soros de animais provenientes do Brasil e Costa Rica, foram testados em ELISAs baseados em MSP1a, MSP2 e MSP5 recombinantes, um pool das três proteínas recombinantes, e antígeno de lisado de corpúsculos iniciais da riquétsia (CI). Utilizando soro de bovinos positivos para A. marginale por PCR, uma maior sensibilidade foi observada no ELISA CI. No entanto, uma maior especificidade, com soro de bovinos negativos a PCR, foi observada com os ELISAs recombinantes. O porcentual de bovinos positivos do Brasil e Costa Rica foi maior com ELISA CI. Razões para essas diferenças são discutidas.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2010000100006Pesquisa Veterinária Brasileira v.30 n.1 2010reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X2010000100006info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Carlos A.N.Araújo,Flábio R.Souza,Ingrid I.F.Guedes Jr,Daniel S.Oliveira,Renato H.M.Farias,Thaís A.Oliveira,Jaqueline B.Alves,Leucio C.Faustino,Maria A.G.por2010-03-01T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2010000100006Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2010-03-01T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação entre diversos antígenos para o diagnóstico de Anaplasma marginale por ELISA
title Comparação entre diversos antígenos para o diagnóstico de Anaplasma marginale por ELISA
spellingShingle Comparação entre diversos antígenos para o diagnóstico de Anaplasma marginale por ELISA
Ramos,Carlos A.N.
Anaplasma marginale
ELISA
proteínas recombinantes
antígenos
title_short Comparação entre diversos antígenos para o diagnóstico de Anaplasma marginale por ELISA
title_full Comparação entre diversos antígenos para o diagnóstico de Anaplasma marginale por ELISA
title_fullStr Comparação entre diversos antígenos para o diagnóstico de Anaplasma marginale por ELISA
title_full_unstemmed Comparação entre diversos antígenos para o diagnóstico de Anaplasma marginale por ELISA
title_sort Comparação entre diversos antígenos para o diagnóstico de Anaplasma marginale por ELISA
author Ramos,Carlos A.N.
author_facet Ramos,Carlos A.N.
Araújo,Flábio R.
Souza,Ingrid I.F.
Guedes Jr,Daniel S.
Oliveira,Renato H.M.
Farias,Thaís A.
Oliveira,Jaqueline B.
Alves,Leucio C.
Faustino,Maria A.G.
author_role author
author2 Araújo,Flábio R.
Souza,Ingrid I.F.
Guedes Jr,Daniel S.
Oliveira,Renato H.M.
Farias,Thaís A.
Oliveira,Jaqueline B.
Alves,Leucio C.
Faustino,Maria A.G.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos,Carlos A.N.
Araújo,Flábio R.
Souza,Ingrid I.F.
Guedes Jr,Daniel S.
Oliveira,Renato H.M.
Farias,Thaís A.
Oliveira,Jaqueline B.
Alves,Leucio C.
Faustino,Maria A.G.
dc.subject.por.fl_str_mv Anaplasma marginale
ELISA
proteínas recombinantes
antígenos
topic Anaplasma marginale
ELISA
proteínas recombinantes
antígenos
description Anaplasmose bovina é uma doença com grande importância nas regiões tropicais e subtropicais do mundo por determinar perdas econômicas devido à mortalidade e redução da produtividade. É causada por Anaplasma marginale, uma riquétsia intraeritrocítica obrigatória cujo controle requer, além de uma vacina eficiente, uma acurada identificação de bovinos cronicamente infectados. Apesar de existirem atualmente diversos métodos de diagnóstico dessa riquétsia, os métodos sorológicos, em particular o ensaio de imunoadsorção enzimática-ELISAs, são os mais utilizados devido à sua versatilidade e praticidade. No entanto, devido ao grande número de antígenos disponíveis, atualmente torna-se necessária uma avaliação para definir quais antígenos apresentam um melhor desempenho no diagnóstico da anaplasmose. Soros de bovinos positivos e negativos para A. marginale por PCR, e soros de animais provenientes do Brasil e Costa Rica, foram testados em ELISAs baseados em MSP1a, MSP2 e MSP5 recombinantes, um pool das três proteínas recombinantes, e antígeno de lisado de corpúsculos iniciais da riquétsia (CI). Utilizando soro de bovinos positivos para A. marginale por PCR, uma maior sensibilidade foi observada no ELISA CI. No entanto, uma maior especificidade, com soro de bovinos negativos a PCR, foi observada com os ELISAs recombinantes. O porcentual de bovinos positivos do Brasil e Costa Rica foi maior com ELISA CI. Razões para essas diferenças são discutidas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2010000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2010000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X2010000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.30 n.1 2010
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122229985050624