Perfil energético e hormonal de ovelhas Santa Inês do terço médio da gestação ao pós-parto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo,Carolina A.S.C.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nikolaus,João P., Morgado,Aline A., Monteiro,Bruno M., Rodrigues,Frederico A.M.L., Vechiato,Thales A.F., Soares,Pierre C., Sucupira,Maria C.A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2014001200019
Resumo: No período periparto ocorrem importantes adequações fisiológicas que, se não forem efetivas predispõem a fêmea a enfermidades metabólicas. O conhecimento desta adaptação é relevante para que sejam implementadas, precocemente, medidas preventivas a poupar perdas produtivas. Com este objetivo foi avaliado o perfil energético e hormonal de ovelhas Santa Inês durante a gestação e puerpério. Foram utilizadas 10 ovelhas não gestantes (G0), 10 gestantes de um (G1) e 14 gestantes de dois e três fetos (G2). Foram avaliadas concentrações plasmáticas de glicose, ácidos graxos não esterificados (AGNE), betahidroxibutirato (BHB), e as concentrações séricas de insulina, glucagon, cortisol, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) a partir do 88º dia de gestação até o 28º dia pós-parto. No terço final de gestação, ovelhas gestantes apresentaram maiores concentrações de AGNE, T3 e T4 que as ovelhas não gestantes. No momento do parto foram observadas maiores concentrações de glicose, AGNE e T3 para todas as ovelhas gestantes em relação às não gestantes. Não houve diferença entre as ovelhas gestantes de um, dois ou três fetos. As diferenças observadas ocorreram apenas entre ovelhas gestantes e as vazias. Portanto, quando há adequada adaptação neste período de elevado desafio metabólico, os parâmetros bioquímicos aqui considerados independem do número de fetos gestados e podem ser considerados como valores de referência para ovelhas gestantes de um feto ou mais fetos do terço médio de gestação ao primeiro mês pós-parto.
id EMBRAPA-2_c442eef61fed5dd8b478356f586d9d54
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2014001200019
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Perfil energético e hormonal de ovelhas Santa Inês do terço médio da gestação ao pós-partoStatus energéticostatus protéicoperfil bioquímicoperfil hormonalovinosNo período periparto ocorrem importantes adequações fisiológicas que, se não forem efetivas predispõem a fêmea a enfermidades metabólicas. O conhecimento desta adaptação é relevante para que sejam implementadas, precocemente, medidas preventivas a poupar perdas produtivas. Com este objetivo foi avaliado o perfil energético e hormonal de ovelhas Santa Inês durante a gestação e puerpério. Foram utilizadas 10 ovelhas não gestantes (G0), 10 gestantes de um (G1) e 14 gestantes de dois e três fetos (G2). Foram avaliadas concentrações plasmáticas de glicose, ácidos graxos não esterificados (AGNE), betahidroxibutirato (BHB), e as concentrações séricas de insulina, glucagon, cortisol, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) a partir do 88º dia de gestação até o 28º dia pós-parto. No terço final de gestação, ovelhas gestantes apresentaram maiores concentrações de AGNE, T3 e T4 que as ovelhas não gestantes. No momento do parto foram observadas maiores concentrações de glicose, AGNE e T3 para todas as ovelhas gestantes em relação às não gestantes. Não houve diferença entre as ovelhas gestantes de um, dois ou três fetos. As diferenças observadas ocorreram apenas entre ovelhas gestantes e as vazias. Portanto, quando há adequada adaptação neste período de elevado desafio metabólico, os parâmetros bioquímicos aqui considerados independem do número de fetos gestados e podem ser considerados como valores de referência para ovelhas gestantes de um feto ou mais fetos do terço médio de gestação ao primeiro mês pós-parto.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2014001200019Pesquisa Veterinária Brasileira v.34 n.12 2014reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X2014001200019info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo,Carolina A.S.C.Nikolaus,João P.Morgado,Aline A.Monteiro,Bruno M.Rodrigues,Frederico A.M.L.Vechiato,Thales A.F.Soares,Pierre C.Sucupira,Maria C.A.por2015-01-29T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2014001200019Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2015-01-29T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil energético e hormonal de ovelhas Santa Inês do terço médio da gestação ao pós-parto
title Perfil energético e hormonal de ovelhas Santa Inês do terço médio da gestação ao pós-parto
spellingShingle Perfil energético e hormonal de ovelhas Santa Inês do terço médio da gestação ao pós-parto
Araujo,Carolina A.S.C.
Status energético
status protéico
perfil bioquímico
perfil hormonal
ovinos
title_short Perfil energético e hormonal de ovelhas Santa Inês do terço médio da gestação ao pós-parto
title_full Perfil energético e hormonal de ovelhas Santa Inês do terço médio da gestação ao pós-parto
title_fullStr Perfil energético e hormonal de ovelhas Santa Inês do terço médio da gestação ao pós-parto
title_full_unstemmed Perfil energético e hormonal de ovelhas Santa Inês do terço médio da gestação ao pós-parto
title_sort Perfil energético e hormonal de ovelhas Santa Inês do terço médio da gestação ao pós-parto
author Araujo,Carolina A.S.C.
author_facet Araujo,Carolina A.S.C.
Nikolaus,João P.
Morgado,Aline A.
Monteiro,Bruno M.
Rodrigues,Frederico A.M.L.
Vechiato,Thales A.F.
Soares,Pierre C.
Sucupira,Maria C.A.
author_role author
author2 Nikolaus,João P.
Morgado,Aline A.
Monteiro,Bruno M.
Rodrigues,Frederico A.M.L.
Vechiato,Thales A.F.
Soares,Pierre C.
Sucupira,Maria C.A.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo,Carolina A.S.C.
Nikolaus,João P.
Morgado,Aline A.
Monteiro,Bruno M.
Rodrigues,Frederico A.M.L.
Vechiato,Thales A.F.
Soares,Pierre C.
Sucupira,Maria C.A.
dc.subject.por.fl_str_mv Status energético
status protéico
perfil bioquímico
perfil hormonal
ovinos
topic Status energético
status protéico
perfil bioquímico
perfil hormonal
ovinos
description No período periparto ocorrem importantes adequações fisiológicas que, se não forem efetivas predispõem a fêmea a enfermidades metabólicas. O conhecimento desta adaptação é relevante para que sejam implementadas, precocemente, medidas preventivas a poupar perdas produtivas. Com este objetivo foi avaliado o perfil energético e hormonal de ovelhas Santa Inês durante a gestação e puerpério. Foram utilizadas 10 ovelhas não gestantes (G0), 10 gestantes de um (G1) e 14 gestantes de dois e três fetos (G2). Foram avaliadas concentrações plasmáticas de glicose, ácidos graxos não esterificados (AGNE), betahidroxibutirato (BHB), e as concentrações séricas de insulina, glucagon, cortisol, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) a partir do 88º dia de gestação até o 28º dia pós-parto. No terço final de gestação, ovelhas gestantes apresentaram maiores concentrações de AGNE, T3 e T4 que as ovelhas não gestantes. No momento do parto foram observadas maiores concentrações de glicose, AGNE e T3 para todas as ovelhas gestantes em relação às não gestantes. Não houve diferença entre as ovelhas gestantes de um, dois ou três fetos. As diferenças observadas ocorreram apenas entre ovelhas gestantes e as vazias. Portanto, quando há adequada adaptação neste período de elevado desafio metabólico, os parâmetros bioquímicos aqui considerados independem do número de fetos gestados e podem ser considerados como valores de referência para ovelhas gestantes de um feto ou mais fetos do terço médio de gestação ao primeiro mês pós-parto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2014001200019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2014001200019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X2014001200019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.34 n.12 2014
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122234714128384