Aplicação dos conceitos geoestatísticos para o manejo da irrigação em videira no Vale do Submédio São Francisco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, P. S.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SILVA, J. A., COSTA, B. R. S., BASSOI, L. H.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1008326
Resumo: A otimização na aplicação dos recursos hídricos constitui uma das preocupações da agricultura irrigada. Nesse sentido, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de aplicar o conceito de zonas homogêneas do solo para a realização do manejo diferenciado da irrigação em um pomar de videira. O experimento foi conduzido em área de produção comercial, localizada no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, em Petrolina-PE. Foi selecionada uma área com 40 fileiras de plantas e 82 plantas por fileira, em um pomar de videira cultivar Thompson Seedless sobre o porta-enxerto SO4, com 1 difusor por planta e conduzida no sistema de latada. Amostras de solo foram coletadas nas profundidades de 0,0-0,2 e 0,2-0,4 m para a determinação da curva de retenção de água no solo. A visualização da distribuição espacial da água disponível na profundidade de 0,2-0,4 m possibilitou a seleção de 6 zonas homogêneas para a característica avaliada, as quais nortearam a instalação de equipamentos para a medida da umidade do solo. Durante os ciclos de cultivo (2011 e 2012) foram quantificados o número de cachos produzidos na área de produção. Com base nos resultados foi possível observar as diferenças quanto a quantidade de água armazenada no solo, o que auxiliou o ajuste das lâminas de irrigação aplicada em cada uma das zonas. Assim, o volume de água aplicado foi reduzido em algumas dessas zonas sem prejuízo à produtividade da cultura.
id EMBRAPA-9_2f596d1f8e94de501ab5396fa33890a7
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1008326
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Aplicação dos conceitos geoestatísticos para o manejo da irrigação em videira no Vale do Submédio São Francisco.Vale do São FranciscoAvailable soil waterSpatial dependenceUvaIrrigaçãoManejoVitis ViniferaGrapesGeostatisticsA otimização na aplicação dos recursos hídricos constitui uma das preocupações da agricultura irrigada. Nesse sentido, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de aplicar o conceito de zonas homogêneas do solo para a realização do manejo diferenciado da irrigação em um pomar de videira. O experimento foi conduzido em área de produção comercial, localizada no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, em Petrolina-PE. Foi selecionada uma área com 40 fileiras de plantas e 82 plantas por fileira, em um pomar de videira cultivar Thompson Seedless sobre o porta-enxerto SO4, com 1 difusor por planta e conduzida no sistema de latada. Amostras de solo foram coletadas nas profundidades de 0,0-0,2 e 0,2-0,4 m para a determinação da curva de retenção de água no solo. A visualização da distribuição espacial da água disponível na profundidade de 0,2-0,4 m possibilitou a seleção de 6 zonas homogêneas para a característica avaliada, as quais nortearam a instalação de equipamentos para a medida da umidade do solo. Durante os ciclos de cultivo (2011 e 2012) foram quantificados o número de cachos produzidos na área de produção. Com base nos resultados foi possível observar as diferenças quanto a quantidade de água armazenada no solo, o que auxiliou o ajuste das lâminas de irrigação aplicada em cada uma das zonas. Assim, o volume de água aplicado foi reduzido em algumas dessas zonas sem prejuízo à produtividade da cultura.PATRICIA DOS SANTOS NASCIMENTO, Doutoranda da UNESP FCA, Botucatu; JULIANO ATHAYDE SILVA, Pós-graduandos da Univasf, Juazeiro-BA; BRUNO RICARDO SILVA COSTA, Pós-graduandos da Univasf, Juazeiro, BA; LUIS HENRIQUE BASSOI, CPATSA.NASCIMENTO, P. S.SILVA, J. A.COSTA, B. R. S.BASSOI, L. H.2019-07-03T18:13:12Z2019-07-03T18:13:12Z2015-02-1020142019-07-03T18:13:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 407-412.In: BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014.http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1008326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-07-03T18:13:19Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1008326Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:14:53.644023Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação dos conceitos geoestatísticos para o manejo da irrigação em videira no Vale do Submédio São Francisco.
title Aplicação dos conceitos geoestatísticos para o manejo da irrigação em videira no Vale do Submédio São Francisco.
spellingShingle Aplicação dos conceitos geoestatísticos para o manejo da irrigação em videira no Vale do Submédio São Francisco.
NASCIMENTO, P. S.
Vale do São Francisco
Available soil water
Spatial dependence
Uva
Irrigação
Manejo
Vitis Vinifera
Grapes
Geostatistics
title_short Aplicação dos conceitos geoestatísticos para o manejo da irrigação em videira no Vale do Submédio São Francisco.
title_full Aplicação dos conceitos geoestatísticos para o manejo da irrigação em videira no Vale do Submédio São Francisco.
title_fullStr Aplicação dos conceitos geoestatísticos para o manejo da irrigação em videira no Vale do Submédio São Francisco.
title_full_unstemmed Aplicação dos conceitos geoestatísticos para o manejo da irrigação em videira no Vale do Submédio São Francisco.
title_sort Aplicação dos conceitos geoestatísticos para o manejo da irrigação em videira no Vale do Submédio São Francisco.
author NASCIMENTO, P. S.
author_facet NASCIMENTO, P. S.
SILVA, J. A.
COSTA, B. R. S.
BASSOI, L. H.
author_role author
author2 SILVA, J. A.
COSTA, B. R. S.
BASSOI, L. H.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PATRICIA DOS SANTOS NASCIMENTO, Doutoranda da UNESP FCA, Botucatu; JULIANO ATHAYDE SILVA, Pós-graduandos da Univasf, Juazeiro-BA; BRUNO RICARDO SILVA COSTA, Pós-graduandos da Univasf, Juazeiro, BA; LUIS HENRIQUE BASSOI, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, P. S.
SILVA, J. A.
COSTA, B. R. S.
BASSOI, L. H.
dc.subject.por.fl_str_mv Vale do São Francisco
Available soil water
Spatial dependence
Uva
Irrigação
Manejo
Vitis Vinifera
Grapes
Geostatistics
topic Vale do São Francisco
Available soil water
Spatial dependence
Uva
Irrigação
Manejo
Vitis Vinifera
Grapes
Geostatistics
description A otimização na aplicação dos recursos hídricos constitui uma das preocupações da agricultura irrigada. Nesse sentido, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de aplicar o conceito de zonas homogêneas do solo para a realização do manejo diferenciado da irrigação em um pomar de videira. O experimento foi conduzido em área de produção comercial, localizada no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, em Petrolina-PE. Foi selecionada uma área com 40 fileiras de plantas e 82 plantas por fileira, em um pomar de videira cultivar Thompson Seedless sobre o porta-enxerto SO4, com 1 difusor por planta e conduzida no sistema de latada. Amostras de solo foram coletadas nas profundidades de 0,0-0,2 e 0,2-0,4 m para a determinação da curva de retenção de água no solo. A visualização da distribuição espacial da água disponível na profundidade de 0,2-0,4 m possibilitou a seleção de 6 zonas homogêneas para a característica avaliada, as quais nortearam a instalação de equipamentos para a medida da umidade do solo. Durante os ciclos de cultivo (2011 e 2012) foram quantificados o número de cachos produzidos na área de produção. Com base nos resultados foi possível observar as diferenças quanto a quantidade de água armazenada no solo, o que auxiliou o ajuste das lâminas de irrigação aplicada em cada uma das zonas. Assim, o volume de água aplicado foi reduzido em algumas dessas zonas sem prejuízo à produtividade da cultura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-10
2019-07-03T18:13:12Z
2019-07-03T18:13:12Z
2019-07-03T18:13:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014.
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1008326
identifier_str_mv In: BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014.
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1008326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 407-412.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510111399477248