Grau de infestação da traça-da-castanha em clones de cajueiro-anão consorciados com fruteiras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, F. I. G.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: MESQUITA, A. L. M., MOTA, M. do S. C. de S., FUCK JUNIOR, S. C. de F., MIRANDA, F. R. de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1144477
Resumo: A traça-da-castanha (Anacampsis phytomiella) é a praga mais importante do período de frutificação do cajueiro porque ataca o fruto (castanha), causando elevados prejuízos por destruir completamente a amêndoa da castanha de caju. O principal sintoma de ataque é a presença de um furo localizado na parte distal da castanha e é conhecido pelo produtor como castanha furada. O adulto é uma pequena mariposa de hábito noturno, com cerca de 1,5 cm de envergadura, coloração escura, com pequenas manchas claras nas asas. O objetivo deste trabalho foi investigar a infestação da traça-da-castanha nos clones de cajueiro-anão CCP 76, BRS 226, BRS 189, cultivados em consorciação com as fruteiras, banana, mamão e melancia, no Campo Experimental da Embrapa Agroindústria Tropical, no município de Pacajus, CE, Brasil. A avaliação do ataque nos três genótipos foi feita pela simples percentagem das castanhas furadas em relação às castanhas amostradas sem furo. As condições climáticas impostas pela consorciação do cajueiro-anão com bananeira contribuíram para reduzir o percentual de castanha furada, causado pelo ataque da praga. O clone CCP 76 foi o genótipo que apresentou o maior percentual de castanha furada relativamente aos clones BRS226 e BRS 189. Ficou demonstrado que a diferença do grau infestação da praga entre os clones independe da interação dos consócios testados.
id EMBRAPA-9_c4e335f40f982c804036e985e27657c7
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1144477
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Grau de infestação da traça-da-castanha em clones de cajueiro-anão consorciados com fruteiras.Anacampsis phytomiellaPestShadingAnacardium OccidentalePraga de PlantaConsorciação de CulturaSombreamentoAnacardiumIntercroppingA traça-da-castanha (Anacampsis phytomiella) é a praga mais importante do período de frutificação do cajueiro porque ataca o fruto (castanha), causando elevados prejuízos por destruir completamente a amêndoa da castanha de caju. O principal sintoma de ataque é a presença de um furo localizado na parte distal da castanha e é conhecido pelo produtor como castanha furada. O adulto é uma pequena mariposa de hábito noturno, com cerca de 1,5 cm de envergadura, coloração escura, com pequenas manchas claras nas asas. O objetivo deste trabalho foi investigar a infestação da traça-da-castanha nos clones de cajueiro-anão CCP 76, BRS 226, BRS 189, cultivados em consorciação com as fruteiras, banana, mamão e melancia, no Campo Experimental da Embrapa Agroindústria Tropical, no município de Pacajus, CE, Brasil. A avaliação do ataque nos três genótipos foi feita pela simples percentagem das castanhas furadas em relação às castanhas amostradas sem furo. As condições climáticas impostas pela consorciação do cajueiro-anão com bananeira contribuíram para reduzir o percentual de castanha furada, causado pelo ataque da praga. O clone CCP 76 foi o genótipo que apresentou o maior percentual de castanha furada relativamente aos clones BRS226 e BRS 189. Ficou demonstrado que a diferença do grau infestação da praga entre os clones independe da interação dos consócios testados.FRANCISCA INGRID GOUVEIA FERREIRA, Graduanda do Curso de Agronomia da UFC; ANTONIO LINDEMBERG MARTINS MESQUITA, CNPAT; MARIA DO SOCORRO C DE SOUZA MOTA, CNPAT; SERGIO CESAR DE FRANCA FUCK JUNIOR, CNPAT; FABIO RODRIGUES DE MIRANDA, CNPAT.FERREIRA, F. I. G.MESQUITA, A. L. M.MOTA, M. do S. C. de S.FUCK JUNIOR, S. C. de F.MIRANDA, F. R. de2022-07-05T17:20:06Z2022-07-05T17:20:06Z2022-07-052022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: SEABRA, G. (Org.). Educação ambiental: uso, manejo e gestão dos recursos naturais. Itaiutaba: Barlavento, 2022.http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1144477porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-07-05T17:20:14Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1144477Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:20:54.018366Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Grau de infestação da traça-da-castanha em clones de cajueiro-anão consorciados com fruteiras.
title Grau de infestação da traça-da-castanha em clones de cajueiro-anão consorciados com fruteiras.
spellingShingle Grau de infestação da traça-da-castanha em clones de cajueiro-anão consorciados com fruteiras.
FERREIRA, F. I. G.
Anacampsis phytomiella
Pest
Shading
Anacardium Occidentale
Praga de Planta
Consorciação de Cultura
Sombreamento
Anacardium
Intercropping
title_short Grau de infestação da traça-da-castanha em clones de cajueiro-anão consorciados com fruteiras.
title_full Grau de infestação da traça-da-castanha em clones de cajueiro-anão consorciados com fruteiras.
title_fullStr Grau de infestação da traça-da-castanha em clones de cajueiro-anão consorciados com fruteiras.
title_full_unstemmed Grau de infestação da traça-da-castanha em clones de cajueiro-anão consorciados com fruteiras.
title_sort Grau de infestação da traça-da-castanha em clones de cajueiro-anão consorciados com fruteiras.
author FERREIRA, F. I. G.
author_facet FERREIRA, F. I. G.
MESQUITA, A. L. M.
MOTA, M. do S. C. de S.
FUCK JUNIOR, S. C. de F.
MIRANDA, F. R. de
author_role author
author2 MESQUITA, A. L. M.
MOTA, M. do S. C. de S.
FUCK JUNIOR, S. C. de F.
MIRANDA, F. R. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FRANCISCA INGRID GOUVEIA FERREIRA, Graduanda do Curso de Agronomia da UFC; ANTONIO LINDEMBERG MARTINS MESQUITA, CNPAT; MARIA DO SOCORRO C DE SOUZA MOTA, CNPAT; SERGIO CESAR DE FRANCA FUCK JUNIOR, CNPAT; FABIO RODRIGUES DE MIRANDA, CNPAT.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, F. I. G.
MESQUITA, A. L. M.
MOTA, M. do S. C. de S.
FUCK JUNIOR, S. C. de F.
MIRANDA, F. R. de
dc.subject.por.fl_str_mv Anacampsis phytomiella
Pest
Shading
Anacardium Occidentale
Praga de Planta
Consorciação de Cultura
Sombreamento
Anacardium
Intercropping
topic Anacampsis phytomiella
Pest
Shading
Anacardium Occidentale
Praga de Planta
Consorciação de Cultura
Sombreamento
Anacardium
Intercropping
description A traça-da-castanha (Anacampsis phytomiella) é a praga mais importante do período de frutificação do cajueiro porque ataca o fruto (castanha), causando elevados prejuízos por destruir completamente a amêndoa da castanha de caju. O principal sintoma de ataque é a presença de um furo localizado na parte distal da castanha e é conhecido pelo produtor como castanha furada. O adulto é uma pequena mariposa de hábito noturno, com cerca de 1,5 cm de envergadura, coloração escura, com pequenas manchas claras nas asas. O objetivo deste trabalho foi investigar a infestação da traça-da-castanha nos clones de cajueiro-anão CCP 76, BRS 226, BRS 189, cultivados em consorciação com as fruteiras, banana, mamão e melancia, no Campo Experimental da Embrapa Agroindústria Tropical, no município de Pacajus, CE, Brasil. A avaliação do ataque nos três genótipos foi feita pela simples percentagem das castanhas furadas em relação às castanhas amostradas sem furo. As condições climáticas impostas pela consorciação do cajueiro-anão com bananeira contribuíram para reduzir o percentual de castanha furada, causado pelo ataque da praga. O clone CCP 76 foi o genótipo que apresentou o maior percentual de castanha furada relativamente aos clones BRS226 e BRS 189. Ficou demonstrado que a diferença do grau infestação da praga entre os clones independe da interação dos consócios testados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-05T17:20:06Z
2022-07-05T17:20:06Z
2022-07-05
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SEABRA, G. (Org.). Educação ambiental: uso, manejo e gestão dos recursos naturais. Itaiutaba: Barlavento, 2022.
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1144477
identifier_str_mv In: SEABRA, G. (Org.). Educação ambiental: uso, manejo e gestão dos recursos naturais. Itaiutaba: Barlavento, 2022.
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1144477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510118746849280