Trocas de energia e fluxo de carbono entre a vegetação de caatinga e atmosfera no Nordeste brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, M. B. L. de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: SANTOS, A. J. B., MANZI, A. O., ALVALÁ, R. C. dos S., CORREIA, M. de F., MOURA, M. S. B. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159429
Resumo: Neste estudo foram avaliadas as variações sazonais dos fluxos de dióxido de carbono, de vapor de água e de energia em área de caatinga nativa, no nordeste do Brasil. A taxa de evapotranspiração (LE) do sistema é muito baixa tanto na estação seca quanto na estação chuvosa devido à baixa disponibilidade de água na região, com valores próximos de zero no final da estação seca. Durante a estação seca, cerca de 60 % da energia disponível (Rn) foi utilizada para aquecer o ar (H) e LE correspondeu a 10% de Rn, em média. Durante a estação chuvosa essas taxas foram, respectivamente, 46 e 17%. Quanto ao fluxo de CO2, o ecossistema atua como sumidouro de CcO2 no início da estação seca, quando o solo ainda contém umidade decorrente da estação chuvosa anterior, bem como na estação chuvosa. Já no final da estação seca, quando os estômatos se fecham e há uma redução significativa no folhedo em função do déficit hídrico, a taxa de fotossíntese torna-se nula e o sistema passa a atuar como fonte de CcO2.
id EMBR_028b05fb380146e064f89b12b105258c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/159429
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Trocas de energia e fluxo de carbono entre a vegetação de caatinga e atmosfera no Nordeste brasileiro.Covariância de vórtices turbulentosFluxoRegião Semi-ÁridaCaatingaCarbonoEvapotranspiraçãoNeste estudo foram avaliadas as variações sazonais dos fluxos de dióxido de carbono, de vapor de água e de energia em área de caatinga nativa, no nordeste do Brasil. A taxa de evapotranspiração (LE) do sistema é muito baixa tanto na estação seca quanto na estação chuvosa devido à baixa disponibilidade de água na região, com valores próximos de zero no final da estação seca. Durante a estação seca, cerca de 60 % da energia disponível (Rn) foi utilizada para aquecer o ar (H) e LE correspondeu a 10% de Rn, em média. Durante a estação chuvosa essas taxas foram, respectivamente, 46 e 17%. Quanto ao fluxo de CO2, o ecossistema atua como sumidouro de CcO2 no início da estação seca, quando o solo ainda contém umidade decorrente da estação chuvosa anterior, bem como na estação chuvosa. Já no final da estação seca, quando os estômatos se fecham e há uma redução significativa no folhedo em função do déficit hídrico, a taxa de fotossíntese torna-se nula e o sistema passa a atuar como fonte de CcO2.MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA.OLIVEIRA, M. B. L. deSANTOS, A. J. B.MANZI, A. O.ALVALÁ, R. C. dos S.CORREIA, M. de F.MOURA, M. S. B. de2011-04-09T20:35:16Z2011-04-09T20:35:16Z2007-09-1320062019-08-02T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Meteorologia, v. 21, n. 3b, p. 378-386, 2006.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:35:57Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/159429Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:35:57falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:35:57Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Trocas de energia e fluxo de carbono entre a vegetação de caatinga e atmosfera no Nordeste brasileiro.
title Trocas de energia e fluxo de carbono entre a vegetação de caatinga e atmosfera no Nordeste brasileiro.
spellingShingle Trocas de energia e fluxo de carbono entre a vegetação de caatinga e atmosfera no Nordeste brasileiro.
OLIVEIRA, M. B. L. de
Covariância de vórtices turbulentos
Fluxo
Região Semi-Árida
Caatinga
Carbono
Evapotranspiração
title_short Trocas de energia e fluxo de carbono entre a vegetação de caatinga e atmosfera no Nordeste brasileiro.
title_full Trocas de energia e fluxo de carbono entre a vegetação de caatinga e atmosfera no Nordeste brasileiro.
title_fullStr Trocas de energia e fluxo de carbono entre a vegetação de caatinga e atmosfera no Nordeste brasileiro.
title_full_unstemmed Trocas de energia e fluxo de carbono entre a vegetação de caatinga e atmosfera no Nordeste brasileiro.
title_sort Trocas de energia e fluxo de carbono entre a vegetação de caatinga e atmosfera no Nordeste brasileiro.
author OLIVEIRA, M. B. L. de
author_facet OLIVEIRA, M. B. L. de
SANTOS, A. J. B.
MANZI, A. O.
ALVALÁ, R. C. dos S.
CORREIA, M. de F.
MOURA, M. S. B. de
author_role author
author2 SANTOS, A. J. B.
MANZI, A. O.
ALVALÁ, R. C. dos S.
CORREIA, M. de F.
MOURA, M. S. B. de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, M. B. L. de
SANTOS, A. J. B.
MANZI, A. O.
ALVALÁ, R. C. dos S.
CORREIA, M. de F.
MOURA, M. S. B. de
dc.subject.por.fl_str_mv Covariância de vórtices turbulentos
Fluxo
Região Semi-Árida
Caatinga
Carbono
Evapotranspiração
topic Covariância de vórtices turbulentos
Fluxo
Região Semi-Árida
Caatinga
Carbono
Evapotranspiração
description Neste estudo foram avaliadas as variações sazonais dos fluxos de dióxido de carbono, de vapor de água e de energia em área de caatinga nativa, no nordeste do Brasil. A taxa de evapotranspiração (LE) do sistema é muito baixa tanto na estação seca quanto na estação chuvosa devido à baixa disponibilidade de água na região, com valores próximos de zero no final da estação seca. Durante a estação seca, cerca de 60 % da energia disponível (Rn) foi utilizada para aquecer o ar (H) e LE correspondeu a 10% de Rn, em média. Durante a estação chuvosa essas taxas foram, respectivamente, 46 e 17%. Quanto ao fluxo de CO2, o ecossistema atua como sumidouro de CcO2 no início da estação seca, quando o solo ainda contém umidade decorrente da estação chuvosa anterior, bem como na estação chuvosa. Já no final da estação seca, quando os estômatos se fecham e há uma redução significativa no folhedo em função do déficit hídrico, a taxa de fotossíntese torna-se nula e o sistema passa a atuar como fonte de CcO2.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2007-09-13
2011-04-09T20:35:16Z
2011-04-09T20:35:16Z
2019-08-02T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Meteorologia, v. 21, n. 3b, p. 378-386, 2006.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159429
identifier_str_mv Revista Brasileira de Meteorologia, v. 21, n. 3b, p. 378-386, 2006.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503333465030656