Desenvolvimento do milho em sistemas integrados de manejo de um Latossolo Amarelo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, A. R.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SALES, A., VELOSO, C. A. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1028093
Resumo: O presente estudo objetivou avaliar o desenvolvimento do milho BRS 1055 em diferentes sistemas integrados de manejo do solo. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos por três cultivos de milho, em sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) (consorciado com Brachiaria ruziziensis e intercalado com paricá), sistema Santa Fé (cultivo integrado com Brachiaria ruziziensis) e como testemunha um cultivo em sistema Convencional. Foi realizada a determinação da altura (m) de planta e espiga do milho, teor de umidade dos grãos (%), produtividade de grãos (kg.ha-1, saca.ha-1 e kg.planta-1), estande de plantas (número de plantas.ha-1). As variáveis altura de planta e altura de espiga apresentaram diferença significativa em função dos sistemas utilizados, sendo o maior valor encontrado no sistema iLPF (2,72 e 1,55 m, respectivamente). Em relação à produtividade de grãos, os sistemas iLPF e Santa Fé obtiveram os maiores valores de produção (kg.ha-1; saca.ha-1) não diferindo entre si. Notou-se que os sistemas iLPF e Santa Fé proporcionaram maior produção por indivíduo, ou seja, em torno de 0,14 kg.planta-1, sendo essa produção cerca de 38% superior à obtida no sistema Convencional. O cultivo de milho no sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta e no sistema Santa Fé apresentou desenvolvimento superior quando comparado ao sistema Convencional. A Brachiaria ruziziensis consorciada com milho favoreceu o aumento na produção de grãos por área e por indivíduo em comparação ao sistema Convencional.
id EMBR_031d69c5f07940d92294a954f8a5f685
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1028093
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desenvolvimento do milho em sistemas integrados de manejo de um Latossolo Amarelo.Produção de grãosSistemas integradosMilhoSoloO presente estudo objetivou avaliar o desenvolvimento do milho BRS 1055 em diferentes sistemas integrados de manejo do solo. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos por três cultivos de milho, em sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) (consorciado com Brachiaria ruziziensis e intercalado com paricá), sistema Santa Fé (cultivo integrado com Brachiaria ruziziensis) e como testemunha um cultivo em sistema Convencional. Foi realizada a determinação da altura (m) de planta e espiga do milho, teor de umidade dos grãos (%), produtividade de grãos (kg.ha-1, saca.ha-1 e kg.planta-1), estande de plantas (número de plantas.ha-1). As variáveis altura de planta e altura de espiga apresentaram diferença significativa em função dos sistemas utilizados, sendo o maior valor encontrado no sistema iLPF (2,72 e 1,55 m, respectivamente). Em relação à produtividade de grãos, os sistemas iLPF e Santa Fé obtiveram os maiores valores de produção (kg.ha-1; saca.ha-1) não diferindo entre si. Notou-se que os sistemas iLPF e Santa Fé proporcionaram maior produção por indivíduo, ou seja, em torno de 0,14 kg.planta-1, sendo essa produção cerca de 38% superior à obtida no sistema Convencional. O cultivo de milho no sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta e no sistema Santa Fé apresentou desenvolvimento superior quando comparado ao sistema Convencional. A Brachiaria ruziziensis consorciada com milho favoreceu o aumento na produção de grãos por área e por indivíduo em comparação ao sistema Convencional.ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; Agust Sales, UEPA; CARLOS ALBERTO COSTA VELOSO, CPATU.SILVA, A. R.SALES, A.VELOSO, C. A. C.2015-11-06T11:11:11Z2015-11-06T11:11:11Z2015-11-0620152016-02-15T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleActa Iguazu, Cascavel, v. 4, n. 2, p. 110-121, 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1028093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:09:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1028093Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:09:20falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:09:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do milho em sistemas integrados de manejo de um Latossolo Amarelo.
title Desenvolvimento do milho em sistemas integrados de manejo de um Latossolo Amarelo.
spellingShingle Desenvolvimento do milho em sistemas integrados de manejo de um Latossolo Amarelo.
SILVA, A. R.
Produção de grãos
Sistemas integrados
Milho
Solo
title_short Desenvolvimento do milho em sistemas integrados de manejo de um Latossolo Amarelo.
title_full Desenvolvimento do milho em sistemas integrados de manejo de um Latossolo Amarelo.
title_fullStr Desenvolvimento do milho em sistemas integrados de manejo de um Latossolo Amarelo.
title_full_unstemmed Desenvolvimento do milho em sistemas integrados de manejo de um Latossolo Amarelo.
title_sort Desenvolvimento do milho em sistemas integrados de manejo de um Latossolo Amarelo.
author SILVA, A. R.
author_facet SILVA, A. R.
SALES, A.
VELOSO, C. A. C.
author_role author
author2 SALES, A.
VELOSO, C. A. C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; Agust Sales, UEPA; CARLOS ALBERTO COSTA VELOSO, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, A. R.
SALES, A.
VELOSO, C. A. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de grãos
Sistemas integrados
Milho
Solo
topic Produção de grãos
Sistemas integrados
Milho
Solo
description O presente estudo objetivou avaliar o desenvolvimento do milho BRS 1055 em diferentes sistemas integrados de manejo do solo. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos por três cultivos de milho, em sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) (consorciado com Brachiaria ruziziensis e intercalado com paricá), sistema Santa Fé (cultivo integrado com Brachiaria ruziziensis) e como testemunha um cultivo em sistema Convencional. Foi realizada a determinação da altura (m) de planta e espiga do milho, teor de umidade dos grãos (%), produtividade de grãos (kg.ha-1, saca.ha-1 e kg.planta-1), estande de plantas (número de plantas.ha-1). As variáveis altura de planta e altura de espiga apresentaram diferença significativa em função dos sistemas utilizados, sendo o maior valor encontrado no sistema iLPF (2,72 e 1,55 m, respectivamente). Em relação à produtividade de grãos, os sistemas iLPF e Santa Fé obtiveram os maiores valores de produção (kg.ha-1; saca.ha-1) não diferindo entre si. Notou-se que os sistemas iLPF e Santa Fé proporcionaram maior produção por indivíduo, ou seja, em torno de 0,14 kg.planta-1, sendo essa produção cerca de 38% superior à obtida no sistema Convencional. O cultivo de milho no sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta e no sistema Santa Fé apresentou desenvolvimento superior quando comparado ao sistema Convencional. A Brachiaria ruziziensis consorciada com milho favoreceu o aumento na produção de grãos por área e por indivíduo em comparação ao sistema Convencional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-06T11:11:11Z
2015-11-06T11:11:11Z
2015-11-06
2015
2016-02-15T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Acta Iguazu, Cascavel, v. 4, n. 2, p. 110-121, 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1028093
identifier_str_mv Acta Iguazu, Cascavel, v. 4, n. 2, p. 110-121, 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1028093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503413846769664