Controle biológico da larva-minadora-dos-citros na Bahia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HABIBE, T. C.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: NASCIMENTO, A. S. do, CARVALHO, J. E. B., VIDAL, C. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/654439
Resumo: A citricultura brasileira é responsável pelo melhor desempenho do agronegócio brasileiro, gerando emprego e renda. No que diz respeito a citricultura, o Brasil desponta como o maior produtor mundial de citros, destacando-se os Estados de São Paulo, Bahia e Sergipe como os principais produtores. O crescimento das exportações e o crescente e exigente mercado consumidor mundial, quanto à qualidade da fruta, tem levado a adoção de sistemas de produção cada vez mais refinados como a Produção Integrada de Frutas (PIF) para atender a essa expectativa. O Manejo Integrado de Pragas é um sistema de apoio à tomada de decisões para seleção e uso de táticas de controle de doenças, pragas e plantas daninhas hormonicamente coordenadas em estratégias de manejo, baseada em análises de custo e benefício, que levam em consideração os interesses dos produtores, da sociedade e do meio ambiente. No mundo moderno, qualquer medida de controle a ser adotada nunca deverá ser recomendada isoladamente, e sempre levará em consideração os aspectos econômicos, ecológicos e sociológicos. Portanto, a integração de métodos de controle permitirá que todos (produtores, sociedade e indústrias de defensivos agrícolas), sem exceção, possam tirar proveito do sistema com menor agressão ao meio ambiente. As pragas dos citros nos seus mais variados aspectos e tipos de agentes causais representam perigo para a manutenção sustentável da citricultura. Várias pesquisas vêm sendo desenvolvidas no sentido de se estabelecer um controle eficaz das pragas, com menores impactos para o meio ambiente, destacando-se nesse contexto o controle biológico.
id EMBR_09fecafb56c0a657980a4ea8724df1b1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/654439
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Controle biológico da larva-minadora-dos-citros na Bahia.Manejo integradoPIFCitriculturaControle BiológicoA citricultura brasileira é responsável pelo melhor desempenho do agronegócio brasileiro, gerando emprego e renda. No que diz respeito a citricultura, o Brasil desponta como o maior produtor mundial de citros, destacando-se os Estados de São Paulo, Bahia e Sergipe como os principais produtores. O crescimento das exportações e o crescente e exigente mercado consumidor mundial, quanto à qualidade da fruta, tem levado a adoção de sistemas de produção cada vez mais refinados como a Produção Integrada de Frutas (PIF) para atender a essa expectativa. O Manejo Integrado de Pragas é um sistema de apoio à tomada de decisões para seleção e uso de táticas de controle de doenças, pragas e plantas daninhas hormonicamente coordenadas em estratégias de manejo, baseada em análises de custo e benefício, que levam em consideração os interesses dos produtores, da sociedade e do meio ambiente. No mundo moderno, qualquer medida de controle a ser adotada nunca deverá ser recomendada isoladamente, e sempre levará em consideração os aspectos econômicos, ecológicos e sociológicos. Portanto, a integração de métodos de controle permitirá que todos (produtores, sociedade e indústrias de defensivos agrícolas), sem exceção, possam tirar proveito do sistema com menor agressão ao meio ambiente. As pragas dos citros nos seus mais variados aspectos e tipos de agentes causais representam perigo para a manutenção sustentável da citricultura. Várias pesquisas vêm sendo desenvolvidas no sentido de se estabelecer um controle eficaz das pragas, com menores impactos para o meio ambiente, destacando-se nesse contexto o controle biológico.Publicação também em: http://www.seagri.ba.gov.br/bahiagricola.aspTuffi Cerqueira Habibe, CNPq; Antonio Souza do Nascimento, CNPMF; José Eduardo Borges de Carvalho, CNPMF; Carlos Augusto Vidal, ADAB.HABIBE, T. C.NASCIMENTO, A. S. doCARVALHO, J. E. B.VIDAL, C. A.2022-08-16T14:20:14Z2022-08-16T14:20:14Z2008-01-312007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBahia Agrícola, Salvador, v. 8, n. 1, p. 69-75, nov. 2007.1414-2368http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/654439porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-08-16T14:20:21Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/654439Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-08-16T14:20:21falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-08-16T14:20:21Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Controle biológico da larva-minadora-dos-citros na Bahia.
title Controle biológico da larva-minadora-dos-citros na Bahia.
spellingShingle Controle biológico da larva-minadora-dos-citros na Bahia.
HABIBE, T. C.
Manejo integrado
PIF
Citricultura
Controle Biológico
title_short Controle biológico da larva-minadora-dos-citros na Bahia.
title_full Controle biológico da larva-minadora-dos-citros na Bahia.
title_fullStr Controle biológico da larva-minadora-dos-citros na Bahia.
title_full_unstemmed Controle biológico da larva-minadora-dos-citros na Bahia.
title_sort Controle biológico da larva-minadora-dos-citros na Bahia.
author HABIBE, T. C.
author_facet HABIBE, T. C.
NASCIMENTO, A. S. do
CARVALHO, J. E. B.
VIDAL, C. A.
author_role author
author2 NASCIMENTO, A. S. do
CARVALHO, J. E. B.
VIDAL, C. A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tuffi Cerqueira Habibe, CNPq; Antonio Souza do Nascimento, CNPMF; José Eduardo Borges de Carvalho, CNPMF; Carlos Augusto Vidal, ADAB.
dc.contributor.author.fl_str_mv HABIBE, T. C.
NASCIMENTO, A. S. do
CARVALHO, J. E. B.
VIDAL, C. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Manejo integrado
PIF
Citricultura
Controle Biológico
topic Manejo integrado
PIF
Citricultura
Controle Biológico
description A citricultura brasileira é responsável pelo melhor desempenho do agronegócio brasileiro, gerando emprego e renda. No que diz respeito a citricultura, o Brasil desponta como o maior produtor mundial de citros, destacando-se os Estados de São Paulo, Bahia e Sergipe como os principais produtores. O crescimento das exportações e o crescente e exigente mercado consumidor mundial, quanto à qualidade da fruta, tem levado a adoção de sistemas de produção cada vez mais refinados como a Produção Integrada de Frutas (PIF) para atender a essa expectativa. O Manejo Integrado de Pragas é um sistema de apoio à tomada de decisões para seleção e uso de táticas de controle de doenças, pragas e plantas daninhas hormonicamente coordenadas em estratégias de manejo, baseada em análises de custo e benefício, que levam em consideração os interesses dos produtores, da sociedade e do meio ambiente. No mundo moderno, qualquer medida de controle a ser adotada nunca deverá ser recomendada isoladamente, e sempre levará em consideração os aspectos econômicos, ecológicos e sociológicos. Portanto, a integração de métodos de controle permitirá que todos (produtores, sociedade e indústrias de defensivos agrícolas), sem exceção, possam tirar proveito do sistema com menor agressão ao meio ambiente. As pragas dos citros nos seus mais variados aspectos e tipos de agentes causais representam perigo para a manutenção sustentável da citricultura. Várias pesquisas vêm sendo desenvolvidas no sentido de se estabelecer um controle eficaz das pragas, com menores impactos para o meio ambiente, destacando-se nesse contexto o controle biológico.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-01-31
2022-08-16T14:20:14Z
2022-08-16T14:20:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Bahia Agrícola, Salvador, v. 8, n. 1, p. 69-75, nov. 2007.
1414-2368
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/654439
identifier_str_mv Bahia Agrícola, Salvador, v. 8, n. 1, p. 69-75, nov. 2007.
1414-2368
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/654439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503528654307328