Rizobactérias nativas da Caatinga com potencial para redução dos efeitos da seca em soja (Glycine max L.).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAGA, A. P. A.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065459
Resumo: Resumo: Rizobactérias nativas da Caatinga com potencial para redução dos efeitos adversos da seca em soja (Glycine max L.) No semiárido brasileiro, a vegetação predominante é a Caatinga, bioma ainda pouco explorado, que apresenta plantas e micro-organismos com alta resistência aos períodos de seca imposto pelo clima. Os micro-organismos associados às plantas deste bioma, são capazes de desenvolver mecanismos de proteção celular contra o estresse hídrico, assim como proteção vegetal contra a dessecação. O presente estudo buscou compreender as rizobactérias associadas a Mimosa artemisiana a fim de selecionar bactérias tolerantes à seca com características de promover o crescimento de plantas sob condições de estresse hídrico, diminuindo assim, os efeitos adversos impostos pela seca. As amostras de solo rizosférico foram coletadas ao longo da Caatinga, englobando os estados da BA e PE, totalizando quatro pontos de coleta. Com o uso de metodologias dependentes de cultivo, foi isolado bactérias com algumas características de promoção de crescimento de plantas diretos e/ou indiretos, como produção de AIA e fixação de nitrogênio. Além disso, linhagens capazes de crescer em meio com reduzida atividade de água e com mecanismos de proteção contra a dessecação, como, produção de EPS, biofilme, produção da ACC deaminase e indução de resistência sistêmica através das enzimas peroxidase e polifenoloxidase. Uma linhagem de Paenibacillus sp. e outra de Bacillus sp. foram capazes de promover o crescimento de soja sob condições de estresse hídrico, aumentando alguns parâmetros vegetais como, parte aérea e sistema radicular analisados.
id EMBR_0a57a8be51cf03e3392ce3bccaa70046
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1065459
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Rizobactérias nativas da Caatinga com potencial para redução dos efeitos da seca em soja (Glycine max L.).Mimosa artemisianaRizobactériasPromoção de crescimento de plantasEstresse hídricoCaatingaWater stressResumo: Rizobactérias nativas da Caatinga com potencial para redução dos efeitos adversos da seca em soja (Glycine max L.) No semiárido brasileiro, a vegetação predominante é a Caatinga, bioma ainda pouco explorado, que apresenta plantas e micro-organismos com alta resistência aos períodos de seca imposto pelo clima. Os micro-organismos associados às plantas deste bioma, são capazes de desenvolver mecanismos de proteção celular contra o estresse hídrico, assim como proteção vegetal contra a dessecação. O presente estudo buscou compreender as rizobactérias associadas a Mimosa artemisiana a fim de selecionar bactérias tolerantes à seca com características de promover o crescimento de plantas sob condições de estresse hídrico, diminuindo assim, os efeitos adversos impostos pela seca. As amostras de solo rizosférico foram coletadas ao longo da Caatinga, englobando os estados da BA e PE, totalizando quatro pontos de coleta. Com o uso de metodologias dependentes de cultivo, foi isolado bactérias com algumas características de promoção de crescimento de plantas diretos e/ou indiretos, como produção de AIA e fixação de nitrogênio. Além disso, linhagens capazes de crescer em meio com reduzida atividade de água e com mecanismos de proteção contra a dessecação, como, produção de EPS, biofilme, produção da ACC deaminase e indução de resistência sistêmica através das enzimas peroxidase e polifenoloxidase. Uma linhagem de Paenibacillus sp. e outra de Bacillus sp. foram capazes de promover o crescimento de soja sob condições de estresse hídrico, aumentando alguns parâmetros vegetais como, parte aérea e sistema radicular analisados.Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola) - ESALQ/USP, Piracicaba. Orientador: Itamar Soares de Melo (CNPMA).Ana Paula Andrade Braga, ESALQ/USP.BRAGA, A. P. A.2017-02-23T11:11:11Z2017-02-23T11:11:11Z2017-02-2320162017-07-21T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis89 p.2016http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065459porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:16:12Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1065459Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:16:12falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:16:12Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Rizobactérias nativas da Caatinga com potencial para redução dos efeitos da seca em soja (Glycine max L.).
title Rizobactérias nativas da Caatinga com potencial para redução dos efeitos da seca em soja (Glycine max L.).
spellingShingle Rizobactérias nativas da Caatinga com potencial para redução dos efeitos da seca em soja (Glycine max L.).
BRAGA, A. P. A.
Mimosa artemisiana
Rizobactérias
Promoção de crescimento de plantas
Estresse hídrico
Caatinga
Water stress
title_short Rizobactérias nativas da Caatinga com potencial para redução dos efeitos da seca em soja (Glycine max L.).
title_full Rizobactérias nativas da Caatinga com potencial para redução dos efeitos da seca em soja (Glycine max L.).
title_fullStr Rizobactérias nativas da Caatinga com potencial para redução dos efeitos da seca em soja (Glycine max L.).
title_full_unstemmed Rizobactérias nativas da Caatinga com potencial para redução dos efeitos da seca em soja (Glycine max L.).
title_sort Rizobactérias nativas da Caatinga com potencial para redução dos efeitos da seca em soja (Glycine max L.).
author BRAGA, A. P. A.
author_facet BRAGA, A. P. A.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ana Paula Andrade Braga, ESALQ/USP.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRAGA, A. P. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Mimosa artemisiana
Rizobactérias
Promoção de crescimento de plantas
Estresse hídrico
Caatinga
Water stress
topic Mimosa artemisiana
Rizobactérias
Promoção de crescimento de plantas
Estresse hídrico
Caatinga
Water stress
description Resumo: Rizobactérias nativas da Caatinga com potencial para redução dos efeitos adversos da seca em soja (Glycine max L.) No semiárido brasileiro, a vegetação predominante é a Caatinga, bioma ainda pouco explorado, que apresenta plantas e micro-organismos com alta resistência aos períodos de seca imposto pelo clima. Os micro-organismos associados às plantas deste bioma, são capazes de desenvolver mecanismos de proteção celular contra o estresse hídrico, assim como proteção vegetal contra a dessecação. O presente estudo buscou compreender as rizobactérias associadas a Mimosa artemisiana a fim de selecionar bactérias tolerantes à seca com características de promover o crescimento de plantas sob condições de estresse hídrico, diminuindo assim, os efeitos adversos impostos pela seca. As amostras de solo rizosférico foram coletadas ao longo da Caatinga, englobando os estados da BA e PE, totalizando quatro pontos de coleta. Com o uso de metodologias dependentes de cultivo, foi isolado bactérias com algumas características de promoção de crescimento de plantas diretos e/ou indiretos, como produção de AIA e fixação de nitrogênio. Além disso, linhagens capazes de crescer em meio com reduzida atividade de água e com mecanismos de proteção contra a dessecação, como, produção de EPS, biofilme, produção da ACC deaminase e indução de resistência sistêmica através das enzimas peroxidase e polifenoloxidase. Uma linhagem de Paenibacillus sp. e outra de Bacillus sp. foram capazes de promover o crescimento de soja sob condições de estresse hídrico, aumentando alguns parâmetros vegetais como, parte aérea e sistema radicular analisados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-02-23T11:11:11Z
2017-02-23T11:11:11Z
2017-02-23
2017-07-21T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2016
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065459
identifier_str_mv 2016
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1065459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 89 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503432992718848