Efeitos da densidade inicial e do sítio sobre o desenvolvimentos de bracatingais nativos da Região Metropolitana de Curitiba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, S. do A.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: TONON, A. E. N., OLIVEIRA, E. B. de, FIGUEIREDO FILHO, A., CARPENEZZI, A. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/305891
Resumo: Foram analisados os efeitos da densidade inicial e do sítio sobre o desenvolvimento das variáveis: DAP, volume individual (v), área transversal (g), altura média (h) e a altura dominante (hdom) de povoamentos naturais de Bracatinga (Mimosa scabrella Benth.) na região metropolitana de Curitiba. Os dados provieram de um experimento de diferentes densidades iniciais, delineados em blocos ao acaso, com quatro tratamentos, instalados em cinco propriedades diferentes, distribuídos em três classes de sítio (blocos). As parcelas experimentais tinham 325 m2 de área, nas quais, as densidades iniciais (tratamentos) adotadas foram de 2, 4 e 8 mil plantas por hectare e as testemunhas, que em média tinham 25 mil plantas por hectare. Estas parcelas permanentes foram medidas nas idades de 1; 2; 4,1; 5,1; 6,3 e 7,6 anos. Os efeitos da densidade inicial e do sítio sobre cada uma das variáveis consideradas foram examinados através de análise de variância, seguida do teste de Tukey, quando pertinente. Detectou-se efeito significativo e uma relação inversamente proporcional das densidades iniciais sobre as médias do DAP, v, g e h em todas as idades de medição. A altura dominante não foi influenciada pela densidade inicial. Sítios melhores favoreceram o crescimento das variáveis DAP, volume e alturas médias, bem como a altura dominante em todas as idades.
id EMBR_0b78274178348e977a4e612c58c644fd
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/305891
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeitos da densidade inicial e do sítio sobre o desenvolvimentos de bracatingais nativos da Região Metropolitana de Curitiba.Densidade inicialSitioNatural standsGrowthDensity and site effectsCrescimentoMimosa ScabrellaForam analisados os efeitos da densidade inicial e do sítio sobre o desenvolvimento das variáveis: DAP, volume individual (v), área transversal (g), altura média (h) e a altura dominante (hdom) de povoamentos naturais de Bracatinga (Mimosa scabrella Benth.) na região metropolitana de Curitiba. Os dados provieram de um experimento de diferentes densidades iniciais, delineados em blocos ao acaso, com quatro tratamentos, instalados em cinco propriedades diferentes, distribuídos em três classes de sítio (blocos). As parcelas experimentais tinham 325 m2 de área, nas quais, as densidades iniciais (tratamentos) adotadas foram de 2, 4 e 8 mil plantas por hectare e as testemunhas, que em média tinham 25 mil plantas por hectare. Estas parcelas permanentes foram medidas nas idades de 1; 2; 4,1; 5,1; 6,3 e 7,6 anos. Os efeitos da densidade inicial e do sítio sobre cada uma das variáveis consideradas foram examinados através de análise de variância, seguida do teste de Tukey, quando pertinente. Detectou-se efeito significativo e uma relação inversamente proporcional das densidades iniciais sobre as médias do DAP, v, g e h em todas as idades de medição. A altura dominante não foi influenciada pela densidade inicial. Sítios melhores favoreceram o crescimento das variáveis DAP, volume e alturas médias, bem como a altura dominante em todas as idades.MACHADO, professor sênior do Depto. de Cências Florestais da UFPR; TONON, Curso de Pós-Graduação em Eng. Florestal da UFPR; OLIVEIRA, CARPANEZZI, pesquisadores da Embrapa; FIGUEIREDO FILHO, prof. da Unicentro.MACHADO, S. do A.TONON, A. E. N.OLIVEIRA, E. B. deFIGUEIREDO FILHO, A.CARPENEZZI, A. A.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2002-05-2120012015-02-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 43, p. 19-46, jul./dez. 2001.1517-6371http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/305891porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:42:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/305891Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:42:50falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:42:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da densidade inicial e do sítio sobre o desenvolvimentos de bracatingais nativos da Região Metropolitana de Curitiba.
title Efeitos da densidade inicial e do sítio sobre o desenvolvimentos de bracatingais nativos da Região Metropolitana de Curitiba.
spellingShingle Efeitos da densidade inicial e do sítio sobre o desenvolvimentos de bracatingais nativos da Região Metropolitana de Curitiba.
MACHADO, S. do A.
Densidade inicial
Sitio
Natural stands
Growth
Density and site effects
Crescimento
Mimosa Scabrella
title_short Efeitos da densidade inicial e do sítio sobre o desenvolvimentos de bracatingais nativos da Região Metropolitana de Curitiba.
title_full Efeitos da densidade inicial e do sítio sobre o desenvolvimentos de bracatingais nativos da Região Metropolitana de Curitiba.
title_fullStr Efeitos da densidade inicial e do sítio sobre o desenvolvimentos de bracatingais nativos da Região Metropolitana de Curitiba.
title_full_unstemmed Efeitos da densidade inicial e do sítio sobre o desenvolvimentos de bracatingais nativos da Região Metropolitana de Curitiba.
title_sort Efeitos da densidade inicial e do sítio sobre o desenvolvimentos de bracatingais nativos da Região Metropolitana de Curitiba.
author MACHADO, S. do A.
author_facet MACHADO, S. do A.
TONON, A. E. N.
OLIVEIRA, E. B. de
FIGUEIREDO FILHO, A.
CARPENEZZI, A. A.
author_role author
author2 TONON, A. E. N.
OLIVEIRA, E. B. de
FIGUEIREDO FILHO, A.
CARPENEZZI, A. A.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACHADO, professor sênior do Depto. de Cências Florestais da UFPR; TONON, Curso de Pós-Graduação em Eng. Florestal da UFPR; OLIVEIRA, CARPANEZZI, pesquisadores da Embrapa; FIGUEIREDO FILHO, prof. da Unicentro.
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO, S. do A.
TONON, A. E. N.
OLIVEIRA, E. B. de
FIGUEIREDO FILHO, A.
CARPENEZZI, A. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Densidade inicial
Sitio
Natural stands
Growth
Density and site effects
Crescimento
Mimosa Scabrella
topic Densidade inicial
Sitio
Natural stands
Growth
Density and site effects
Crescimento
Mimosa Scabrella
description Foram analisados os efeitos da densidade inicial e do sítio sobre o desenvolvimento das variáveis: DAP, volume individual (v), área transversal (g), altura média (h) e a altura dominante (hdom) de povoamentos naturais de Bracatinga (Mimosa scabrella Benth.) na região metropolitana de Curitiba. Os dados provieram de um experimento de diferentes densidades iniciais, delineados em blocos ao acaso, com quatro tratamentos, instalados em cinco propriedades diferentes, distribuídos em três classes de sítio (blocos). As parcelas experimentais tinham 325 m2 de área, nas quais, as densidades iniciais (tratamentos) adotadas foram de 2, 4 e 8 mil plantas por hectare e as testemunhas, que em média tinham 25 mil plantas por hectare. Estas parcelas permanentes foram medidas nas idades de 1; 2; 4,1; 5,1; 6,3 e 7,6 anos. Os efeitos da densidade inicial e do sítio sobre cada uma das variáveis consideradas foram examinados através de análise de variância, seguida do teste de Tukey, quando pertinente. Detectou-se efeito significativo e uma relação inversamente proporcional das densidades iniciais sobre as médias do DAP, v, g e h em todas as idades de medição. A altura dominante não foi influenciada pela densidade inicial. Sítios melhores favoreceram o crescimento das variáveis DAP, volume e alturas médias, bem como a altura dominante em todas as idades.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2002-05-21
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 43, p. 19-46, jul./dez. 2001.
1517-6371
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/305891
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 43, p. 19-46, jul./dez. 2001.
1517-6371
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/305891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503323706982400