Evolução de indicadores do ponto de colheita em manga "Tommy Atkins" durante o crescimento e a maturação, nas condições do Vale do São Francisco, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, M. A. C. de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: SILVA, A. L. da, AZEVEDO, S. S. N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161922
Resumo: Objetivou-se, neste trabalho, caracterizar a evolução dos principais indicadores do ponto de colheita sugeridos para a manga (Mangifera indica L.), durante o crescimento e a maturação de frutos da cultivar Tommy Atkins, nas condições do Vale do São Francisco. Por ocasião da frutificação, foram selecionadas quarenta e oito plantas, distribuídas uniformemente em quatro fileiras de plantio de um pomar comercial. Nessas plantas, foram marcados seiscentos frutos, no estádio de desenvolvimento denominado ?ovo? (40 mm de diâmetro), o que foi verificado aos 52 dias após a frutificação (daf). Periodicamente, até o completo amadurecimento na planta, foram coletadas amostras desses frutos, correspondentes à idade, aos 52, 64, 72, 83, 92, 99, 106, 113, 120, 125, 128, 133 e 139 daf. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 13 tratamentos (idade dos frutos) e quatro repetições constituídas por dez frutos. As mudanças ocorridas na coloração a partir de 99 daf e na firmeza da polpa foram os indicadores que melhor delimitaram o início da maturação das mangas, devendo ser acompanhados por meio de amostragem da área. As mudanças na acidez titulável e nos teores de sólidos solúveis (SS) e de carotenóides totais da polpa também foram indicativas da evolução da maturação. A polpa da manga madura apresentou o máximo teor de SS e teores de ácido ascórbico e de carotenóides totais inferiores aos dos frutos no início da maturação.
id EMBR_0e97ead1372b056fa29560f7b76dde64
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/161922
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Evolução de indicadores do ponto de colheita em manga "Tommy Atkins" durante o crescimento e a maturação, nas condições do Vale do São Francisco, Brasil.Sólidos solúveisAcidez titulávelDesenvolvimento do frutoTommy AtkinsCarotenóidesVale do São FranciscoColheitaMangaMaturaçãoVariedadeMangifera IndicaMangoesObjetivou-se, neste trabalho, caracterizar a evolução dos principais indicadores do ponto de colheita sugeridos para a manga (Mangifera indica L.), durante o crescimento e a maturação de frutos da cultivar Tommy Atkins, nas condições do Vale do São Francisco. Por ocasião da frutificação, foram selecionadas quarenta e oito plantas, distribuídas uniformemente em quatro fileiras de plantio de um pomar comercial. Nessas plantas, foram marcados seiscentos frutos, no estádio de desenvolvimento denominado ?ovo? (40 mm de diâmetro), o que foi verificado aos 52 dias após a frutificação (daf). Periodicamente, até o completo amadurecimento na planta, foram coletadas amostras desses frutos, correspondentes à idade, aos 52, 64, 72, 83, 92, 99, 106, 113, 120, 125, 128, 133 e 139 daf. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 13 tratamentos (idade dos frutos) e quatro repetições constituídas por dez frutos. As mudanças ocorridas na coloração a partir de 99 daf e na firmeza da polpa foram os indicadores que melhor delimitaram o início da maturação das mangas, devendo ser acompanhados por meio de amostragem da área. As mudanças na acidez titulável e nos teores de sólidos solúveis (SS) e de carotenóides totais da polpa também foram indicativas da evolução da maturação. A polpa da manga madura apresentou o máximo teor de SS e teores de ácido ascórbico e de carotenóides totais inferiores aos dos frutos no início da maturação.MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA; Adriane Luciana da Silva, CEFET/Petrolina; Suellen Soraia Nunes Azevedo, UPE/FFPP.LIMA, M. A. C. deSILVA, A. L. daAZEVEDO, S. S. N.2011-04-09T20:49:14Z2011-04-09T20:49:14Z2009-04-2320092018-06-13T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCiência e Agrotecnologia, Lavras, v. 33, n. 2, p. 432-439, mar./abr. 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:01:41Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/161922Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:01:41falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:01:41Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução de indicadores do ponto de colheita em manga "Tommy Atkins" durante o crescimento e a maturação, nas condições do Vale do São Francisco, Brasil.
title Evolução de indicadores do ponto de colheita em manga "Tommy Atkins" durante o crescimento e a maturação, nas condições do Vale do São Francisco, Brasil.
spellingShingle Evolução de indicadores do ponto de colheita em manga "Tommy Atkins" durante o crescimento e a maturação, nas condições do Vale do São Francisco, Brasil.
LIMA, M. A. C. de
Sólidos solúveis
Acidez titulável
Desenvolvimento do fruto
Tommy Atkins
Carotenóides
Vale do São Francisco
Colheita
Manga
Maturação
Variedade
Mangifera Indica
Mangoes
title_short Evolução de indicadores do ponto de colheita em manga "Tommy Atkins" durante o crescimento e a maturação, nas condições do Vale do São Francisco, Brasil.
title_full Evolução de indicadores do ponto de colheita em manga "Tommy Atkins" durante o crescimento e a maturação, nas condições do Vale do São Francisco, Brasil.
title_fullStr Evolução de indicadores do ponto de colheita em manga "Tommy Atkins" durante o crescimento e a maturação, nas condições do Vale do São Francisco, Brasil.
title_full_unstemmed Evolução de indicadores do ponto de colheita em manga "Tommy Atkins" durante o crescimento e a maturação, nas condições do Vale do São Francisco, Brasil.
title_sort Evolução de indicadores do ponto de colheita em manga "Tommy Atkins" durante o crescimento e a maturação, nas condições do Vale do São Francisco, Brasil.
author LIMA, M. A. C. de
author_facet LIMA, M. A. C. de
SILVA, A. L. da
AZEVEDO, S. S. N.
author_role author
author2 SILVA, A. L. da
AZEVEDO, S. S. N.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA; Adriane Luciana da Silva, CEFET/Petrolina; Suellen Soraia Nunes Azevedo, UPE/FFPP.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, M. A. C. de
SILVA, A. L. da
AZEVEDO, S. S. N.
dc.subject.por.fl_str_mv Sólidos solúveis
Acidez titulável
Desenvolvimento do fruto
Tommy Atkins
Carotenóides
Vale do São Francisco
Colheita
Manga
Maturação
Variedade
Mangifera Indica
Mangoes
topic Sólidos solúveis
Acidez titulável
Desenvolvimento do fruto
Tommy Atkins
Carotenóides
Vale do São Francisco
Colheita
Manga
Maturação
Variedade
Mangifera Indica
Mangoes
description Objetivou-se, neste trabalho, caracterizar a evolução dos principais indicadores do ponto de colheita sugeridos para a manga (Mangifera indica L.), durante o crescimento e a maturação de frutos da cultivar Tommy Atkins, nas condições do Vale do São Francisco. Por ocasião da frutificação, foram selecionadas quarenta e oito plantas, distribuídas uniformemente em quatro fileiras de plantio de um pomar comercial. Nessas plantas, foram marcados seiscentos frutos, no estádio de desenvolvimento denominado ?ovo? (40 mm de diâmetro), o que foi verificado aos 52 dias após a frutificação (daf). Periodicamente, até o completo amadurecimento na planta, foram coletadas amostras desses frutos, correspondentes à idade, aos 52, 64, 72, 83, 92, 99, 106, 113, 120, 125, 128, 133 e 139 daf. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 13 tratamentos (idade dos frutos) e quatro repetições constituídas por dez frutos. As mudanças ocorridas na coloração a partir de 99 daf e na firmeza da polpa foram os indicadores que melhor delimitaram o início da maturação das mangas, devendo ser acompanhados por meio de amostragem da área. As mudanças na acidez titulável e nos teores de sólidos solúveis (SS) e de carotenóides totais da polpa também foram indicativas da evolução da maturação. A polpa da manga madura apresentou o máximo teor de SS e teores de ácido ascórbico e de carotenóides totais inferiores aos dos frutos no início da maturação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-23
2009
2011-04-09T20:49:14Z
2011-04-09T20:49:14Z
2018-06-13T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 33, n. 2, p. 432-439, mar./abr. 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161922
identifier_str_mv Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 33, n. 2, p. 432-439, mar./abr. 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503335289552896