Influência do estresse salino sobre a emergência e desenvolvimento inicial do pinhão manso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, J. C. F.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: DINIZ, F. O., OLIVEIRA, G. L., HILST, P. C., SANTOS DIAS, D. C. F. dos, CUNHA, A. J. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1040249
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de avaliar a influência do estresse salino sobre a emergência e desenvolvimento inicial do pinhão manso (Jatropha curcas L.). Os tratamentos constaram de dois sais (NaCl e KCl) e seis concentrações (0; 2,0; 4,0; 6,0; 8,0 e 10 dS.m-1) distribuídos em quatro repetições de 50 sementes, num delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC) em arranjo fatorial 2x6. As variáveis analisadas foram compostas pela porcentagem de emergência (EMERG), índice de velocidade de emergência (IVE), tempo médio de emergência (TME), comprimento da parte aérea (CPA), comprimento de raiz (CR), peso seco da parte aérea (PSPA) e peso seco da raiz (PSR). As maiores concentrações com 8 e 10 dS.m-1 de KCl causaram efeito negativo sobre a emergência do pinhão manso. Independente dos sais, o aumento da concentração promoveu redução crescente dos comprimentos da parte aérea e da raiz do pinhão manso. O incremento das concentrações de NaCl e KCl causaram decréscimo da matéria seca da parte aérea e da raiz, com o KCl causando maior redução. O estresse salino provocou no pinhão manso maior diminuição do crescimento e da matéria seca da parte aérea do que da raiz.
id EMBR_10abc8a07964dfade4d3c83595adfd79
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1040249
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Influência do estresse salino sobre a emergência e desenvolvimento inicial do pinhão manso.Jatropha curcas LDesenvolvimento do pinhão mansoInhão manso developmentSalinidadeSalt stressSalinityO presente trabalho teve o objetivo de avaliar a influência do estresse salino sobre a emergência e desenvolvimento inicial do pinhão manso (Jatropha curcas L.). Os tratamentos constaram de dois sais (NaCl e KCl) e seis concentrações (0; 2,0; 4,0; 6,0; 8,0 e 10 dS.m-1) distribuídos em quatro repetições de 50 sementes, num delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC) em arranjo fatorial 2x6. As variáveis analisadas foram compostas pela porcentagem de emergência (EMERG), índice de velocidade de emergência (IVE), tempo médio de emergência (TME), comprimento da parte aérea (CPA), comprimento de raiz (CR), peso seco da parte aérea (PSPA) e peso seco da raiz (PSR). As maiores concentrações com 8 e 10 dS.m-1 de KCl causaram efeito negativo sobre a emergência do pinhão manso. Independente dos sais, o aumento da concentração promoveu redução crescente dos comprimentos da parte aérea e da raiz do pinhão manso. O incremento das concentrações de NaCl e KCl causaram decréscimo da matéria seca da parte aérea e da raiz, com o KCl causando maior redução. O estresse salino provocou no pinhão manso maior diminuição do crescimento e da matéria seca da parte aérea do que da raiz.JULIO CESAR FREITAS SANTOS, SAPC; FÁBIO OLIVEIRA DINIZ, UFV; GLAUTER LIMA OLIVEIRA, UFV; PAULO CESAR HILST, UFV; DENISE CUNHA FERNANDES DOS SANTOS DIAS, UFV; AQUILES JUNIOR DA CUNHA, UNICEP.SANTOS, J. C. F.DINIZ, F. O.OLIVEIRA, G. L.HILST, P. C.SANTOS DIAS, D. C. F. dosCUNHA, A. J. da2016-03-09T11:11:11Z2016-03-09T11:11:11Z2016-03-0920152016-03-09T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleActa Iguazu, Cascavel, v. 4, n 4, p. 13-27, 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1040249porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:40:28Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1040249Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:40:28falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:40:28Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do estresse salino sobre a emergência e desenvolvimento inicial do pinhão manso.
title Influência do estresse salino sobre a emergência e desenvolvimento inicial do pinhão manso.
spellingShingle Influência do estresse salino sobre a emergência e desenvolvimento inicial do pinhão manso.
SANTOS, J. C. F.
Jatropha curcas L
Desenvolvimento do pinhão manso
Inhão manso development
Salinidade
Salt stress
Salinity
title_short Influência do estresse salino sobre a emergência e desenvolvimento inicial do pinhão manso.
title_full Influência do estresse salino sobre a emergência e desenvolvimento inicial do pinhão manso.
title_fullStr Influência do estresse salino sobre a emergência e desenvolvimento inicial do pinhão manso.
title_full_unstemmed Influência do estresse salino sobre a emergência e desenvolvimento inicial do pinhão manso.
title_sort Influência do estresse salino sobre a emergência e desenvolvimento inicial do pinhão manso.
author SANTOS, J. C. F.
author_facet SANTOS, J. C. F.
DINIZ, F. O.
OLIVEIRA, G. L.
HILST, P. C.
SANTOS DIAS, D. C. F. dos
CUNHA, A. J. da
author_role author
author2 DINIZ, F. O.
OLIVEIRA, G. L.
HILST, P. C.
SANTOS DIAS, D. C. F. dos
CUNHA, A. J. da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JULIO CESAR FREITAS SANTOS, SAPC; FÁBIO OLIVEIRA DINIZ, UFV; GLAUTER LIMA OLIVEIRA, UFV; PAULO CESAR HILST, UFV; DENISE CUNHA FERNANDES DOS SANTOS DIAS, UFV; AQUILES JUNIOR DA CUNHA, UNICEP.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, J. C. F.
DINIZ, F. O.
OLIVEIRA, G. L.
HILST, P. C.
SANTOS DIAS, D. C. F. dos
CUNHA, A. J. da
dc.subject.por.fl_str_mv Jatropha curcas L
Desenvolvimento do pinhão manso
Inhão manso development
Salinidade
Salt stress
Salinity
topic Jatropha curcas L
Desenvolvimento do pinhão manso
Inhão manso development
Salinidade
Salt stress
Salinity
description O presente trabalho teve o objetivo de avaliar a influência do estresse salino sobre a emergência e desenvolvimento inicial do pinhão manso (Jatropha curcas L.). Os tratamentos constaram de dois sais (NaCl e KCl) e seis concentrações (0; 2,0; 4,0; 6,0; 8,0 e 10 dS.m-1) distribuídos em quatro repetições de 50 sementes, num delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC) em arranjo fatorial 2x6. As variáveis analisadas foram compostas pela porcentagem de emergência (EMERG), índice de velocidade de emergência (IVE), tempo médio de emergência (TME), comprimento da parte aérea (CPA), comprimento de raiz (CR), peso seco da parte aérea (PSPA) e peso seco da raiz (PSR). As maiores concentrações com 8 e 10 dS.m-1 de KCl causaram efeito negativo sobre a emergência do pinhão manso. Independente dos sais, o aumento da concentração promoveu redução crescente dos comprimentos da parte aérea e da raiz do pinhão manso. O incremento das concentrações de NaCl e KCl causaram decréscimo da matéria seca da parte aérea e da raiz, com o KCl causando maior redução. O estresse salino provocou no pinhão manso maior diminuição do crescimento e da matéria seca da parte aérea do que da raiz.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-03-09T11:11:11Z
2016-03-09T11:11:11Z
2016-03-09
2016-03-09T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Acta Iguazu, Cascavel, v. 4, n 4, p. 13-27, 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1040249
identifier_str_mv Acta Iguazu, Cascavel, v. 4, n 4, p. 13-27, 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1040249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503419285733376