Distribuição diamétrica de uma comunidade arbórea na Floresta Estadual do Amapá, Brasil.

Bibliographic Details
Main Author: SANTOS, R. O. dos
Publication Date: 2016
Other Authors: ABREU, J. C. de, LIMA, R. B. de, APARICIO, P. da S., SOTTA, E. D., LIMA, R. C.
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Download full: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1055520
Summary: A distribuição dos diâmetros é uma das análises mais empregadas para retratar o comportamento estrutural de um povoamento. Assim, este estudo objetivou avaliar a estrutura diamétrica da comunidade e das principais espécies lenhosas por meio das funções de densidade probabilísticas em uma floresta de terra firme no módulo IV da Floresta Estadual do Amapá (FLOTA/AP) no Município de Calçoene/AP. Os dados de diâmetro à altura do peito (DAP) foram obtidos de um inventário realizado em uma área de 1 hectare (100 x 100 m). A estrutura diamétrica foi analisada para toda a comunidade e para as quatro principais espécies ranqueadas segundo seus índices de valor de importância. Para avaliação dos ajustes das funções: Normal, Log-normal, Gamma e Weibull 3P foi utilizado o teste de Kolmogorov-Smirnov (a = 0,05). A maioria das espécies apresentaram assimetria positiva e curtose do tipo platicúrtica, o que demonstra o padrão típico de floresta nativa em forma de "J" invertido. A função Weibull 3P e Gamma foram aderentes no teste K-S aos dados das quatro espécies analisadas, sendo a primeira a mais indicada para descrever a distribuição diamétrica de três das quatro espécies de maior IVI, e também da referida floresta de terra firme. Conclui-se, ainda, que estudos como este devem ser realizados constantemente visando introduzir e avaliar a eficiência de outras funções densidade de probabilidade para a descrição da distribuição diamétrica de povoamentos em florestas inequiâneas.
id EMBR_136c2cc1a337872dabee80802d1b9620
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1055520
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Distribuição diamétrica de uma comunidade arbórea na Floresta Estadual do Amapá, Brasil.Região amazônicaFloresta nativaModelo matemáticoDesenvolvimento florestalA distribuição dos diâmetros é uma das análises mais empregadas para retratar o comportamento estrutural de um povoamento. Assim, este estudo objetivou avaliar a estrutura diamétrica da comunidade e das principais espécies lenhosas por meio das funções de densidade probabilísticas em uma floresta de terra firme no módulo IV da Floresta Estadual do Amapá (FLOTA/AP) no Município de Calçoene/AP. Os dados de diâmetro à altura do peito (DAP) foram obtidos de um inventário realizado em uma área de 1 hectare (100 x 100 m). A estrutura diamétrica foi analisada para toda a comunidade e para as quatro principais espécies ranqueadas segundo seus índices de valor de importância. Para avaliação dos ajustes das funções: Normal, Log-normal, Gamma e Weibull 3P foi utilizado o teste de Kolmogorov-Smirnov (a = 0,05). A maioria das espécies apresentaram assimetria positiva e curtose do tipo platicúrtica, o que demonstra o padrão típico de floresta nativa em forma de "J" invertido. A função Weibull 3P e Gamma foram aderentes no teste K-S aos dados das quatro espécies analisadas, sendo a primeira a mais indicada para descrever a distribuição diamétrica de três das quatro espécies de maior IVI, e também da referida floresta de terra firme. Conclui-se, ainda, que estudos como este devem ser realizados constantemente visando introduzir e avaliar a eficiência de outras funções densidade de probabilidade para a descrição da distribuição diamétrica de povoamentos em florestas inequiâneas.RONALDO OLIVEIRA DOS SANTOS, UEAP; JADSON COELHO DE ABREU, UEAP; ROBSON BORGES DE LIMA; PERSEU DA SILVA APARÍCIO, UEAP; ELENEIDE DOFF SOTTA, CPAF-AP; ROBSON CARMO LIMA.SANTOS, R. O. dosABREU, J. C. deLIMA, R. B. deAPARICIO, P. da S.SOTTA, E. D.LIMA, R. C.2016-10-27T11:11:11Z2016-10-27T11:11:11Z2016-10-2720162017-03-07T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBiota Amazônia, Macapá, v. 6, n. 2, p. 24-31, 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1055520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:21:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1055520Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:21:20falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:21:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Distribuição diamétrica de uma comunidade arbórea na Floresta Estadual do Amapá, Brasil.
title Distribuição diamétrica de uma comunidade arbórea na Floresta Estadual do Amapá, Brasil.
spellingShingle Distribuição diamétrica de uma comunidade arbórea na Floresta Estadual do Amapá, Brasil.
SANTOS, R. O. dos
Região amazônica
Floresta nativa
Modelo matemático
Desenvolvimento florestal
title_short Distribuição diamétrica de uma comunidade arbórea na Floresta Estadual do Amapá, Brasil.
title_full Distribuição diamétrica de uma comunidade arbórea na Floresta Estadual do Amapá, Brasil.
title_fullStr Distribuição diamétrica de uma comunidade arbórea na Floresta Estadual do Amapá, Brasil.
title_full_unstemmed Distribuição diamétrica de uma comunidade arbórea na Floresta Estadual do Amapá, Brasil.
title_sort Distribuição diamétrica de uma comunidade arbórea na Floresta Estadual do Amapá, Brasil.
author SANTOS, R. O. dos
author_facet SANTOS, R. O. dos
ABREU, J. C. de
LIMA, R. B. de
APARICIO, P. da S.
SOTTA, E. D.
LIMA, R. C.
author_role author
author2 ABREU, J. C. de
LIMA, R. B. de
APARICIO, P. da S.
SOTTA, E. D.
LIMA, R. C.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RONALDO OLIVEIRA DOS SANTOS, UEAP; JADSON COELHO DE ABREU, UEAP; ROBSON BORGES DE LIMA; PERSEU DA SILVA APARÍCIO, UEAP; ELENEIDE DOFF SOTTA, CPAF-AP; ROBSON CARMO LIMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, R. O. dos
ABREU, J. C. de
LIMA, R. B. de
APARICIO, P. da S.
SOTTA, E. D.
LIMA, R. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Região amazônica
Floresta nativa
Modelo matemático
Desenvolvimento florestal
topic Região amazônica
Floresta nativa
Modelo matemático
Desenvolvimento florestal
description A distribuição dos diâmetros é uma das análises mais empregadas para retratar o comportamento estrutural de um povoamento. Assim, este estudo objetivou avaliar a estrutura diamétrica da comunidade e das principais espécies lenhosas por meio das funções de densidade probabilísticas em uma floresta de terra firme no módulo IV da Floresta Estadual do Amapá (FLOTA/AP) no Município de Calçoene/AP. Os dados de diâmetro à altura do peito (DAP) foram obtidos de um inventário realizado em uma área de 1 hectare (100 x 100 m). A estrutura diamétrica foi analisada para toda a comunidade e para as quatro principais espécies ranqueadas segundo seus índices de valor de importância. Para avaliação dos ajustes das funções: Normal, Log-normal, Gamma e Weibull 3P foi utilizado o teste de Kolmogorov-Smirnov (a = 0,05). A maioria das espécies apresentaram assimetria positiva e curtose do tipo platicúrtica, o que demonstra o padrão típico de floresta nativa em forma de "J" invertido. A função Weibull 3P e Gamma foram aderentes no teste K-S aos dados das quatro espécies analisadas, sendo a primeira a mais indicada para descrever a distribuição diamétrica de três das quatro espécies de maior IVI, e também da referida floresta de terra firme. Conclui-se, ainda, que estudos como este devem ser realizados constantemente visando introduzir e avaliar a eficiência de outras funções densidade de probabilidade para a descrição da distribuição diamétrica de povoamentos em florestas inequiâneas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-27T11:11:11Z
2016-10-27T11:11:11Z
2016-10-27
2016
2017-03-07T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Biota Amazônia, Macapá, v. 6, n. 2, p. 24-31, 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1055520
identifier_str_mv Biota Amazônia, Macapá, v. 6, n. 2, p. 24-31, 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1055520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503427539075072