Modelagem social computacional como instrumento de análise de sistemas sociais territoriais complexos: o caso do Território Sul sergipano, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, M. A. S. da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: MEDEIROS, S. dos S., MANOS, M. G. L., SIQUEIRA, E. R. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1001023
Resumo: O governo brasileiro e os governos locais recorreram à abordagem territorial para a elaboração de suas estratégias de desenvolvimento regional sustentável. Espaço geográfico delimitado, dotado de uma governança própria e animado por processos específicos, o território é visto como o lugar de integração das dimensões social, econômica e ambiental das diversas políticas públicas. Todavia, apesar do discurso sobre a integração das diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável, a maioria das ações está polarizada entre a economia e a conservação ambiental. A pesquisa apresentada neste artigo visa à adoção de um quadro conceitual para avaliação da dimensão social dos processos territoriais segundo a teoria dos sistemas. Seguindo uma abordagem iterativa e interdisciplinar, foi estudado o Território Rural Sul Sergipano, Brasil, considerando o território como um sistema complexo de atores e utilizando um método de modelagem social computacional baseada na Sociologia da Ação Organizada. Os resultados mostraram que essa abordagem permitiu a identificação dos atores pertinentes, assim como os jogos de atores nos quais eles se engajam, fundamentados, principalmente, nas relações de poder e dependência, contribuindo assim para a compreensão da estrutura social do território.
id EMBR_149ac9de7152b3f73c01937491399429
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1001023
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Modelagem social computacional como instrumento de análise de sistemas sociais territoriais complexos: o caso do Território Sul sergipano, Brasil.Território ruralDesenvolvimento SustentávelSociologia RuralO governo brasileiro e os governos locais recorreram à abordagem territorial para a elaboração de suas estratégias de desenvolvimento regional sustentável. Espaço geográfico delimitado, dotado de uma governança própria e animado por processos específicos, o território é visto como o lugar de integração das dimensões social, econômica e ambiental das diversas políticas públicas. Todavia, apesar do discurso sobre a integração das diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável, a maioria das ações está polarizada entre a economia e a conservação ambiental. A pesquisa apresentada neste artigo visa à adoção de um quadro conceitual para avaliação da dimensão social dos processos territoriais segundo a teoria dos sistemas. Seguindo uma abordagem iterativa e interdisciplinar, foi estudado o Território Rural Sul Sergipano, Brasil, considerando o território como um sistema complexo de atores e utilizando um método de modelagem social computacional baseada na Sociologia da Ação Organizada. Os resultados mostraram que essa abordagem permitiu a identificação dos atores pertinentes, assim como os jogos de atores nos quais eles se engajam, fundamentados, principalmente, nas relações de poder e dependência, contribuindo assim para a compreensão da estrutura social do território.MARCOS AURELIO SANTOS DA SILVA, CPATC; SONISE DOS SANTOS MEDEIROS, CPATC; MARIA GEOVANIA LIMA MANOS, CPATC; EDMAR RAMOS DE SIQUEIRA, CPATC.SILVA, M. A. S. daMEDEIROS, S. dos S.MANOS, M. G. L.SIQUEIRA, E. R. de2014-11-27T11:11:11Z2014-11-27T11:11:11Z2014-11-2720142016-03-14T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCampo Território: revista de geografia agrária, v. 9, n. 17, p. 55-85, abr. 2014.18096271http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1001023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:17:27Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1001023Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:17:27falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:17:27Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem social computacional como instrumento de análise de sistemas sociais territoriais complexos: o caso do Território Sul sergipano, Brasil.
title Modelagem social computacional como instrumento de análise de sistemas sociais territoriais complexos: o caso do Território Sul sergipano, Brasil.
spellingShingle Modelagem social computacional como instrumento de análise de sistemas sociais territoriais complexos: o caso do Território Sul sergipano, Brasil.
SILVA, M. A. S. da
Território rural
Desenvolvimento Sustentável
Sociologia Rural
title_short Modelagem social computacional como instrumento de análise de sistemas sociais territoriais complexos: o caso do Território Sul sergipano, Brasil.
title_full Modelagem social computacional como instrumento de análise de sistemas sociais territoriais complexos: o caso do Território Sul sergipano, Brasil.
title_fullStr Modelagem social computacional como instrumento de análise de sistemas sociais territoriais complexos: o caso do Território Sul sergipano, Brasil.
title_full_unstemmed Modelagem social computacional como instrumento de análise de sistemas sociais territoriais complexos: o caso do Território Sul sergipano, Brasil.
title_sort Modelagem social computacional como instrumento de análise de sistemas sociais territoriais complexos: o caso do Território Sul sergipano, Brasil.
author SILVA, M. A. S. da
author_facet SILVA, M. A. S. da
MEDEIROS, S. dos S.
MANOS, M. G. L.
SIQUEIRA, E. R. de
author_role author
author2 MEDEIROS, S. dos S.
MANOS, M. G. L.
SIQUEIRA, E. R. de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCOS AURELIO SANTOS DA SILVA, CPATC; SONISE DOS SANTOS MEDEIROS, CPATC; MARIA GEOVANIA LIMA MANOS, CPATC; EDMAR RAMOS DE SIQUEIRA, CPATC.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, M. A. S. da
MEDEIROS, S. dos S.
MANOS, M. G. L.
SIQUEIRA, E. R. de
dc.subject.por.fl_str_mv Território rural
Desenvolvimento Sustentável
Sociologia Rural
topic Território rural
Desenvolvimento Sustentável
Sociologia Rural
description O governo brasileiro e os governos locais recorreram à abordagem territorial para a elaboração de suas estratégias de desenvolvimento regional sustentável. Espaço geográfico delimitado, dotado de uma governança própria e animado por processos específicos, o território é visto como o lugar de integração das dimensões social, econômica e ambiental das diversas políticas públicas. Todavia, apesar do discurso sobre a integração das diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável, a maioria das ações está polarizada entre a economia e a conservação ambiental. A pesquisa apresentada neste artigo visa à adoção de um quadro conceitual para avaliação da dimensão social dos processos territoriais segundo a teoria dos sistemas. Seguindo uma abordagem iterativa e interdisciplinar, foi estudado o Território Rural Sul Sergipano, Brasil, considerando o território como um sistema complexo de atores e utilizando um método de modelagem social computacional baseada na Sociologia da Ação Organizada. Os resultados mostraram que essa abordagem permitiu a identificação dos atores pertinentes, assim como os jogos de atores nos quais eles se engajam, fundamentados, principalmente, nas relações de poder e dependência, contribuindo assim para a compreensão da estrutura social do território.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-27T11:11:11Z
2014-11-27T11:11:11Z
2014-11-27
2014
2016-03-14T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Campo Território: revista de geografia agrária, v. 9, n. 17, p. 55-85, abr. 2014.
18096271
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1001023
identifier_str_mv Campo Território: revista de geografia agrária, v. 9, n. 17, p. 55-85, abr. 2014.
18096271
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1001023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503397411389440