Relações entre germinação de sementes de espécies de plantas daninhas e uso da condutividade elétrica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VOLL, E.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: BRIGHENTI, A. M., GAZZIERO, D. L. P., ADEGAS, F. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/465887
Resumo: Experimentos foram conduzidos em laboratório com o objetivo de determinar relações entre germinação de sementes de plantas daninhas e condutividade elétrica (CE). Foram usadas sementes de amendoim-bravo (Euphorbia heterophylla), carrapicho-de-carneiro (Acanthospermum hispidum), corda-de-viola (Ipomoea grandifolia), guanxuma (Sida rhombifolia), picão-preto (Bidens pilosa) e trapoeraba (Commelina benghalensis) recentemente colhidas. As sementes foram embebidas em água por períodos de 6 até 48 horas, na temperatura de 20 ºC, determinando-se a CE das sementes e os níveis de absorção de água. Depois disso, as sementes foram colocadas para germinar. Os maiores níveis de germinação, para sementes embebidas em água por 24 horas, foram obtidos para picão-preto (88%), amendoim-bravo (31%) e guanxuma (30%); e os menores, para corda-de-viola (5%), carrapicho-de-carneiro (4%) e trapoeraba (3%). As sementes das plantas daninhas avaliadas tendem a germinar totalmente com períodos de embebição a partir de seis horas, ao passo que a sua absorção tende a aumentar e a CE das sementes, a não acompanhar os níveis de absorção ao final de maiores períodos. O uso da condutividade elétrica merece maiores estudos, uma vez que pode contribuir para uma eficiente e mais rápida avaliação da dinâmica de bancos de sementes de plantas daninhas em lavouras.
id EMBR_17890866a9ed14f23f3ff7e3359d27c4
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/465887
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Relações entre germinação de sementes de espécies de plantas daninhas e uso da condutividade elétrica.Plantas daninhasExperimentos foram conduzidos em laboratório com o objetivo de determinar relações entre germinação de sementes de plantas daninhas e condutividade elétrica (CE). Foram usadas sementes de amendoim-bravo (Euphorbia heterophylla), carrapicho-de-carneiro (Acanthospermum hispidum), corda-de-viola (Ipomoea grandifolia), guanxuma (Sida rhombifolia), picão-preto (Bidens pilosa) e trapoeraba (Commelina benghalensis) recentemente colhidas. As sementes foram embebidas em água por períodos de 6 até 48 horas, na temperatura de 20 ºC, determinando-se a CE das sementes e os níveis de absorção de água. Depois disso, as sementes foram colocadas para germinar. Os maiores níveis de germinação, para sementes embebidas em água por 24 horas, foram obtidos para picão-preto (88%), amendoim-bravo (31%) e guanxuma (30%); e os menores, para corda-de-viola (5%), carrapicho-de-carneiro (4%) e trapoeraba (3%). As sementes das plantas daninhas avaliadas tendem a germinar totalmente com períodos de embebição a partir de seis horas, ao passo que a sua absorção tende a aumentar e a CE das sementes, a não acompanhar os níveis de absorção ao final de maiores períodos. O uso da condutividade elétrica merece maiores estudos, uma vez que pode contribuir para uma eficiente e mais rápida avaliação da dinâmica de bancos de sementes de plantas daninhas em lavouras.2011-12-10T00:00:42Z2011-12-10T00:00:42Z2003-12-0120032011-12-10T00:00:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePlanta Daninha, Viçosa, v. 21, n. 2, p. 181-189, maio/ago. 2003.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/465887porVOLL, E.BRIGHENTI, A. M.GAZZIERO, D. L. P.ADEGAS, F. S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:16:59Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/465887Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:16:59falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:16:59Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre germinação de sementes de espécies de plantas daninhas e uso da condutividade elétrica.
title Relações entre germinação de sementes de espécies de plantas daninhas e uso da condutividade elétrica.
spellingShingle Relações entre germinação de sementes de espécies de plantas daninhas e uso da condutividade elétrica.
VOLL, E.
Plantas daninhas
title_short Relações entre germinação de sementes de espécies de plantas daninhas e uso da condutividade elétrica.
title_full Relações entre germinação de sementes de espécies de plantas daninhas e uso da condutividade elétrica.
title_fullStr Relações entre germinação de sementes de espécies de plantas daninhas e uso da condutividade elétrica.
title_full_unstemmed Relações entre germinação de sementes de espécies de plantas daninhas e uso da condutividade elétrica.
title_sort Relações entre germinação de sementes de espécies de plantas daninhas e uso da condutividade elétrica.
author VOLL, E.
author_facet VOLL, E.
BRIGHENTI, A. M.
GAZZIERO, D. L. P.
ADEGAS, F. S.
author_role author
author2 BRIGHENTI, A. M.
GAZZIERO, D. L. P.
ADEGAS, F. S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VOLL, E.
BRIGHENTI, A. M.
GAZZIERO, D. L. P.
ADEGAS, F. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Plantas daninhas
topic Plantas daninhas
description Experimentos foram conduzidos em laboratório com o objetivo de determinar relações entre germinação de sementes de plantas daninhas e condutividade elétrica (CE). Foram usadas sementes de amendoim-bravo (Euphorbia heterophylla), carrapicho-de-carneiro (Acanthospermum hispidum), corda-de-viola (Ipomoea grandifolia), guanxuma (Sida rhombifolia), picão-preto (Bidens pilosa) e trapoeraba (Commelina benghalensis) recentemente colhidas. As sementes foram embebidas em água por períodos de 6 até 48 horas, na temperatura de 20 ºC, determinando-se a CE das sementes e os níveis de absorção de água. Depois disso, as sementes foram colocadas para germinar. Os maiores níveis de germinação, para sementes embebidas em água por 24 horas, foram obtidos para picão-preto (88%), amendoim-bravo (31%) e guanxuma (30%); e os menores, para corda-de-viola (5%), carrapicho-de-carneiro (4%) e trapoeraba (3%). As sementes das plantas daninhas avaliadas tendem a germinar totalmente com períodos de embebição a partir de seis horas, ao passo que a sua absorção tende a aumentar e a CE das sementes, a não acompanhar os níveis de absorção ao final de maiores períodos. O uso da condutividade elétrica merece maiores estudos, uma vez que pode contribuir para uma eficiente e mais rápida avaliação da dinâmica de bancos de sementes de plantas daninhas em lavouras.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
2003
2011-12-10T00:00:42Z
2011-12-10T00:00:42Z
2011-12-10T00:00:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Planta Daninha, Viçosa, v. 21, n. 2, p. 181-189, maio/ago. 2003.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/465887
identifier_str_mv Planta Daninha, Viçosa, v. 21, n. 2, p. 181-189, maio/ago. 2003.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/465887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503356125806592