Linguagem, consumo e felicidade: discurso jornalístico e ambivalência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, M. P. da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: MAIO, A. M. D. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1091248
Resumo: A discussão em torno do consumo, do consumismo e do discurso da felicidade enleia-se à sociedade contemporânea. Fundamentados na Análise Crítica de Discurso, analisamos dois textos jornalísticos publicados no Brasil, em 2013, que tratam da relação entre consumo, vida e felicidade. Diante dessas problemáticas, colocamos na ribalta a ambivalência apensa ao discurso jornalístico sobre a felicidade no contexto de uma cultura de consumo, considerando que os sentidos que produz interferem no tecido social, pois as crenças sobre o mundo se adquirem por meio do discurso, o qual constitui e constrói o mundo em significados. The discussion about consumption, consumerism, and the discourse of happiness is associated with contemporary society. Based on Critical Discourse Analysis, we analyzed two journalistic texts published in Brazil in 2013, which address the relationship between consumption, life, and happiness. Faced with these problematic issues, we put on the spotlight the ambivalence appended to the journalistic discourse on happiness in the context of a culture of consumption, considering the meanings it produces interfere in the social fabric since world convictions are acquired through the discourse, which constitutes and molds the world in meanings.
id EMBR_1ba7e82b4200a3b7ae3fdf7065e0bfaa
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1091248
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Linguagem, consumo e felicidade: discurso jornalístico e ambivalência.Análise Crítica de DiscursoJournalismCritical Discourse AnalysisA discussão em torno do consumo, do consumismo e do discurso da felicidade enleia-se à sociedade contemporânea. Fundamentados na Análise Crítica de Discurso, analisamos dois textos jornalísticos publicados no Brasil, em 2013, que tratam da relação entre consumo, vida e felicidade. Diante dessas problemáticas, colocamos na ribalta a ambivalência apensa ao discurso jornalístico sobre a felicidade no contexto de uma cultura de consumo, considerando que os sentidos que produz interferem no tecido social, pois as crenças sobre o mundo se adquirem por meio do discurso, o qual constitui e constrói o mundo em significados. The discussion about consumption, consumerism, and the discourse of happiness is associated with contemporary society. Based on Critical Discourse Analysis, we analyzed two journalistic texts published in Brazil in 2013, which address the relationship between consumption, life, and happiness. Faced with these problematic issues, we put on the spotlight the ambivalence appended to the journalistic discourse on happiness in the context of a culture of consumption, considering the meanings it produces interfere in the social fabric since world convictions are acquired through the discourse, which constitutes and molds the world in meanings.MARCELO PEREIR DA SILVA, UNESP; ANA MARIA DANTAS DE MAIO, CPPSE.SILVA, M. P. daMAIO, A. M. D. de2018-09-06T00:32:16Z2018-09-06T00:32:16Z2018-05-0820182018-09-06T00:32:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleComunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 182-203, jan./abr., 2018.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1091248porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-09-06T00:32:23Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1091248Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-09-06T00:32:23falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-09-06T00:32:23Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem, consumo e felicidade: discurso jornalístico e ambivalência.
title Linguagem, consumo e felicidade: discurso jornalístico e ambivalência.
spellingShingle Linguagem, consumo e felicidade: discurso jornalístico e ambivalência.
SILVA, M. P. da
Análise Crítica de Discurso
Journalism
Critical Discourse Analysis
title_short Linguagem, consumo e felicidade: discurso jornalístico e ambivalência.
title_full Linguagem, consumo e felicidade: discurso jornalístico e ambivalência.
title_fullStr Linguagem, consumo e felicidade: discurso jornalístico e ambivalência.
title_full_unstemmed Linguagem, consumo e felicidade: discurso jornalístico e ambivalência.
title_sort Linguagem, consumo e felicidade: discurso jornalístico e ambivalência.
author SILVA, M. P. da
author_facet SILVA, M. P. da
MAIO, A. M. D. de
author_role author
author2 MAIO, A. M. D. de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCELO PEREIR DA SILVA, UNESP; ANA MARIA DANTAS DE MAIO, CPPSE.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, M. P. da
MAIO, A. M. D. de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Crítica de Discurso
Journalism
Critical Discourse Analysis
topic Análise Crítica de Discurso
Journalism
Critical Discourse Analysis
description A discussão em torno do consumo, do consumismo e do discurso da felicidade enleia-se à sociedade contemporânea. Fundamentados na Análise Crítica de Discurso, analisamos dois textos jornalísticos publicados no Brasil, em 2013, que tratam da relação entre consumo, vida e felicidade. Diante dessas problemáticas, colocamos na ribalta a ambivalência apensa ao discurso jornalístico sobre a felicidade no contexto de uma cultura de consumo, considerando que os sentidos que produz interferem no tecido social, pois as crenças sobre o mundo se adquirem por meio do discurso, o qual constitui e constrói o mundo em significados. The discussion about consumption, consumerism, and the discourse of happiness is associated with contemporary society. Based on Critical Discourse Analysis, we analyzed two journalistic texts published in Brazil in 2013, which address the relationship between consumption, life, and happiness. Faced with these problematic issues, we put on the spotlight the ambivalence appended to the journalistic discourse on happiness in the context of a culture of consumption, considering the meanings it produces interfere in the social fabric since world convictions are acquired through the discourse, which constitutes and molds the world in meanings.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-06T00:32:16Z
2018-09-06T00:32:16Z
2018-05-08
2018
2018-09-06T00:32:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 182-203, jan./abr., 2018.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1091248
identifier_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 182-203, jan./abr., 2018.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1091248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503461694341120