Análise de freqüência da evapotranspiração potencial para o município de Nova Odessa, SP.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, A. S.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: FRIZZONE, J. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15360
Resumo: Neste trabalho, foi analisada a distribuição de freqüências da evapotranspiração potencial (ETo), estimada pelo método de Priestley-Taylor, para a região de Nova Odessa, SP. Foram ajustados os valores máximos anuais da ETo acumulada para períodos de 2 a 30 dias, aos modelos de distribuição de freqüências normal, lognormal, gama, beta e gumbel. Pelo teste de Kolmogorov- Smirnov, verificou-se que a distribuição lognormal apresentou a menor diferença no ajuste, seguida das distribuições de gumbel, normal e beta. O modelo de distribuição gama não apresentou ajuste aos dados deste estudo. Os valores médios de ETo foram semelhantes aos obtidos no nível de 50% de probabilidade (período de retorno de dois anos) e ligeiramente inferiores aos valores de ETo no nível de 75% de probabilidade (período de retorno de quatro anos). Considerando-se a recomendação de adotar a evapotranspiração no nível de 75% de probabilidade, verifica-se que existe um relativo subdimensionamento dos sistemas de irrigação na região, ao empregar-se o valor médio de ETo em projetos.
id EMBR_1eb37d3a138c3fc9893bebb3f9000da2
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/15360
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Análise de freqüência da evapotranspiração potencial para o município de Nova Odessa, SP.Dimensionamento de projetosProbabilidadeIrrigaçãoNeste trabalho, foi analisada a distribuição de freqüências da evapotranspiração potencial (ETo), estimada pelo método de Priestley-Taylor, para a região de Nova Odessa, SP. Foram ajustados os valores máximos anuais da ETo acumulada para períodos de 2 a 30 dias, aos modelos de distribuição de freqüências normal, lognormal, gama, beta e gumbel. Pelo teste de Kolmogorov- Smirnov, verificou-se que a distribuição lognormal apresentou a menor diferença no ajuste, seguida das distribuições de gumbel, normal e beta. O modelo de distribuição gama não apresentou ajuste aos dados deste estudo. Os valores médios de ETo foram semelhantes aos obtidos no nível de 50% de probabilidade (período de retorno de dois anos) e ligeiramente inferiores aos valores de ETo no nível de 75% de probabilidade (período de retorno de quatro anos). Considerando-se a recomendação de adotar a evapotranspiração no nível de 75% de probabilidade, verifica-se que existe um relativo subdimensionamento dos sistemas de irrigação na região, ao empregar-se o valor médio de ETo em projetos.ANDERSON SOARES PEREIRA, CNPMA; J. A. FRIZONNE, Departamento de Engenharia Rural, ESALO! USP, Piracicaba, SP.PEREIRA, A. S.FRIZZONE, J. A.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2007-06-1920052015-06-09T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEngenharia Rural, Piracicaba, v.16, n. 1, p. 9-15, jun. 2005.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:19:54Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/15360Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:19:54falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:19:54Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de freqüência da evapotranspiração potencial para o município de Nova Odessa, SP.
title Análise de freqüência da evapotranspiração potencial para o município de Nova Odessa, SP.
spellingShingle Análise de freqüência da evapotranspiração potencial para o município de Nova Odessa, SP.
PEREIRA, A. S.
Dimensionamento de projetos
Probabilidade
Irrigação
title_short Análise de freqüência da evapotranspiração potencial para o município de Nova Odessa, SP.
title_full Análise de freqüência da evapotranspiração potencial para o município de Nova Odessa, SP.
title_fullStr Análise de freqüência da evapotranspiração potencial para o município de Nova Odessa, SP.
title_full_unstemmed Análise de freqüência da evapotranspiração potencial para o município de Nova Odessa, SP.
title_sort Análise de freqüência da evapotranspiração potencial para o município de Nova Odessa, SP.
author PEREIRA, A. S.
author_facet PEREIRA, A. S.
FRIZZONE, J. A.
author_role author
author2 FRIZZONE, J. A.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANDERSON SOARES PEREIRA, CNPMA; J. A. FRIZONNE, Departamento de Engenharia Rural, ESALO! USP, Piracicaba, SP.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, A. S.
FRIZZONE, J. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Dimensionamento de projetos
Probabilidade
Irrigação
topic Dimensionamento de projetos
Probabilidade
Irrigação
description Neste trabalho, foi analisada a distribuição de freqüências da evapotranspiração potencial (ETo), estimada pelo método de Priestley-Taylor, para a região de Nova Odessa, SP. Foram ajustados os valores máximos anuais da ETo acumulada para períodos de 2 a 30 dias, aos modelos de distribuição de freqüências normal, lognormal, gama, beta e gumbel. Pelo teste de Kolmogorov- Smirnov, verificou-se que a distribuição lognormal apresentou a menor diferença no ajuste, seguida das distribuições de gumbel, normal e beta. O modelo de distribuição gama não apresentou ajuste aos dados deste estudo. Os valores médios de ETo foram semelhantes aos obtidos no nível de 50% de probabilidade (período de retorno de dois anos) e ligeiramente inferiores aos valores de ETo no nível de 75% de probabilidade (período de retorno de quatro anos). Considerando-se a recomendação de adotar a evapotranspiração no nível de 75% de probabilidade, verifica-se que existe um relativo subdimensionamento dos sistemas de irrigação na região, ao empregar-se o valor médio de ETo em projetos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2007-06-19
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-06-09T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Engenharia Rural, Piracicaba, v.16, n. 1, p. 9-15, jun. 2005.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15360
identifier_str_mv Engenharia Rural, Piracicaba, v.16, n. 1, p. 9-15, jun. 2005.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503407258566656