Nodulação e produção de grãos em feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) inoculado com isolados de rizóbio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, E. P. de B.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: MARTINS, L. M. V., XAVIER, G. R., RUMJANEK, N. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/900973
Resumo: Com o objetivo de avaliar a nodulação e a produção de grãos em feijão-caupi inoculado com isolados de rizóbio obtidos a partir de solos da região Nordeste Brasileira, foi conduzido um experimento em vasos Leonard, sob condição de casa-de-vegetação. Foi adotado o delineamento experimental de blocos ao acaso com cinco repetições e cinco épocas de coleta, realizadas aos 15, 30 45, 60 e 75 dias após a emergência (DAE). Nove isolados de rizóbio e a estirpe BR 2001 foram inoculados em feijão-caupi. Além destes, foi usado um tratamento nitrogenado (T-N, aplicando-se 150 mg de N planta-1) e uma testemunha absoluta (T0). Foram avaliados o número de nódulos por planta (NN), massa seca de nódulos (MSN), massa seca da planta (MSP), N acumulado pelas plantas (Nac), massa seca de grãos (MSG) e massa seca da palha das vagens (MSV). Os resultados revelaram que o NN, MSN, MSP e teor de Nac, aumentaram até os 45 DAE. Embora pequenas variações nestes parâmetros tenham sido observadas a partir dos 60 DAE, só foi encontrada diferença significativa para o teor de Nac aos 75 DAE. Os parâmetros avaliados (NN, MSN, MAP e Nac) apresentaram alta correlação com a MSG. Apesar de não ter sido observada diferença estatística em relação à estirpe BR 2001, cinco dos nove isolados de rizóbio proporcionaram produção de MSG entre 1,6 a 2,4 vezes mais do que a estirpe recomendada, indicando grande potencial de uso destes isolados como inoculante, contudo, são necessários experimentos de campo para confirmação destes resultados.
id EMBR_1fe4a0a18c149a8955c0ad6161610588
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/900973
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Nodulação e produção de grãos em feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) inoculado com isolados de rizóbio.Eficiência simbióticaRizóbioFeijão de CordaCom o objetivo de avaliar a nodulação e a produção de grãos em feijão-caupi inoculado com isolados de rizóbio obtidos a partir de solos da região Nordeste Brasileira, foi conduzido um experimento em vasos Leonard, sob condição de casa-de-vegetação. Foi adotado o delineamento experimental de blocos ao acaso com cinco repetições e cinco épocas de coleta, realizadas aos 15, 30 45, 60 e 75 dias após a emergência (DAE). Nove isolados de rizóbio e a estirpe BR 2001 foram inoculados em feijão-caupi. Além destes, foi usado um tratamento nitrogenado (T-N, aplicando-se 150 mg de N planta-1) e uma testemunha absoluta (T0). Foram avaliados o número de nódulos por planta (NN), massa seca de nódulos (MSN), massa seca da planta (MSP), N acumulado pelas plantas (Nac), massa seca de grãos (MSG) e massa seca da palha das vagens (MSV). Os resultados revelaram que o NN, MSN, MSP e teor de Nac, aumentaram até os 45 DAE. Embora pequenas variações nestes parâmetros tenham sido observadas a partir dos 60 DAE, só foi encontrada diferença significativa para o teor de Nac aos 75 DAE. Os parâmetros avaliados (NN, MSN, MAP e Nac) apresentaram alta correlação com a MSG. Apesar de não ter sido observada diferença estatística em relação à estirpe BR 2001, cinco dos nove isolados de rizóbio proporcionaram produção de MSG entre 1,6 a 2,4 vezes mais do que a estirpe recomendada, indicando grande potencial de uso destes isolados como inoculante, contudo, são necessários experimentos de campo para confirmação destes resultados.ENDERSON PETRONIO DE BRITO FERREIRA, CNPAF; LINDETE MÍRIA VIEIRA MARTINS, UNEB; GUSTAVO RIBEIRO XAVIER, CNPAB; NORMA GOUVEA RUMJANEK, CNPAB.FERREIRA, E. P. de B.MARTINS, L. M. V.XAVIER, G. R.RUMJANEK, N. G.2015-03-04T00:37:23Z2015-03-04T00:37:23Z2011-09-2020112015-03-04T00:37:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Caatinga, Mossoró, v. 24, n. 4, p. 27-35, out./dez. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/900973porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:04:31Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/900973Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:04:31falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:04:31Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Nodulação e produção de grãos em feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) inoculado com isolados de rizóbio.
title Nodulação e produção de grãos em feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) inoculado com isolados de rizóbio.
spellingShingle Nodulação e produção de grãos em feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) inoculado com isolados de rizóbio.
FERREIRA, E. P. de B.
Eficiência simbiótica
Rizóbio
Feijão de Corda
title_short Nodulação e produção de grãos em feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) inoculado com isolados de rizóbio.
title_full Nodulação e produção de grãos em feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) inoculado com isolados de rizóbio.
title_fullStr Nodulação e produção de grãos em feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) inoculado com isolados de rizóbio.
title_full_unstemmed Nodulação e produção de grãos em feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) inoculado com isolados de rizóbio.
title_sort Nodulação e produção de grãos em feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) inoculado com isolados de rizóbio.
author FERREIRA, E. P. de B.
author_facet FERREIRA, E. P. de B.
MARTINS, L. M. V.
XAVIER, G. R.
RUMJANEK, N. G.
author_role author
author2 MARTINS, L. M. V.
XAVIER, G. R.
RUMJANEK, N. G.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ENDERSON PETRONIO DE BRITO FERREIRA, CNPAF; LINDETE MÍRIA VIEIRA MARTINS, UNEB; GUSTAVO RIBEIRO XAVIER, CNPAB; NORMA GOUVEA RUMJANEK, CNPAB.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, E. P. de B.
MARTINS, L. M. V.
XAVIER, G. R.
RUMJANEK, N. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Eficiência simbiótica
Rizóbio
Feijão de Corda
topic Eficiência simbiótica
Rizóbio
Feijão de Corda
description Com o objetivo de avaliar a nodulação e a produção de grãos em feijão-caupi inoculado com isolados de rizóbio obtidos a partir de solos da região Nordeste Brasileira, foi conduzido um experimento em vasos Leonard, sob condição de casa-de-vegetação. Foi adotado o delineamento experimental de blocos ao acaso com cinco repetições e cinco épocas de coleta, realizadas aos 15, 30 45, 60 e 75 dias após a emergência (DAE). Nove isolados de rizóbio e a estirpe BR 2001 foram inoculados em feijão-caupi. Além destes, foi usado um tratamento nitrogenado (T-N, aplicando-se 150 mg de N planta-1) e uma testemunha absoluta (T0). Foram avaliados o número de nódulos por planta (NN), massa seca de nódulos (MSN), massa seca da planta (MSP), N acumulado pelas plantas (Nac), massa seca de grãos (MSG) e massa seca da palha das vagens (MSV). Os resultados revelaram que o NN, MSN, MSP e teor de Nac, aumentaram até os 45 DAE. Embora pequenas variações nestes parâmetros tenham sido observadas a partir dos 60 DAE, só foi encontrada diferença significativa para o teor de Nac aos 75 DAE. Os parâmetros avaliados (NN, MSN, MAP e Nac) apresentaram alta correlação com a MSG. Apesar de não ter sido observada diferença estatística em relação à estirpe BR 2001, cinco dos nove isolados de rizóbio proporcionaram produção de MSG entre 1,6 a 2,4 vezes mais do que a estirpe recomendada, indicando grande potencial de uso destes isolados como inoculante, contudo, são necessários experimentos de campo para confirmação destes resultados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-20
2011
2015-03-04T00:37:23Z
2015-03-04T00:37:23Z
2015-03-04T00:37:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Caatinga, Mossoró, v. 24, n. 4, p. 27-35, out./dez. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/900973
identifier_str_mv Revista Caatinga, Mossoró, v. 24, n. 4, p. 27-35, out./dez. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/900973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503403089428480