Os biomas e o clima das capitais do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRITZSONS, E.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MANTOVANI, L. E., WREGE, M. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074431
Resumo: O clima tem forte influência sobre os tipos de vegetação e o Brasil apresenta diferentes tipos de clima e de biomas. O objetivo deste trabalho é comparar, com auxílio da análise estatística multivariada, os diferentes tipos de clima existentes nas capitais brasileiras, relacionando-os aos vários biomas. Foram obtidos os seguintes dados climáticos das capitais: temperatura média anual, média das máximas, média das mínimas, insolação média anual, evaporação média anual, umidade relativa anual, média do total pluviométrico anual e da disponibilidade hídrica. Os dados foram utilizados para formar grupos (análise de cluster) e, depois dos grupos formados, foi feita a análise de variância e identificadas as médias. Dois grandes grupos (A e B) e cinco subgrupos se formaram. No subgrupo A1, estão as capitais do sul do País e uma do sudeste, sendo que a Mata Atlântica predomina; no A12, capitais do sudeste e centro oeste e o Cerrado predomina. No subgrupo B11, na faixa litorânea do sudeste até o nordeste, predomina a Mata Atlântica e o subgrupo B12 pertence ao Bioma Amazônia. O bioma mais representado nas capitais brasileiras é a Mata Atlântica, com 10 capitais, seguido do Cerrado com 7 e a Amazônia, com 6. A Caatinga e o Pampa estão representados por uma capital cada e ainda há duas capitais em transição de bioma: Belo Horizonte e Natal. A maior presença de capitais no bioma Mata Atlântica deve-se ao processo de colonização, do litoral para o interior do país, o que justifica também a sua forte degradação.
id EMBR_22e997bb6dfb028faa46415359f3171b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1074431
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Os biomas e o clima das capitais do Brasil.Mata AtlânticaBiomaAtlantic ForestPrecipitationAnálise multivariadaClimaTemperaturaPrecipitação pluvialTemperatureMeteorological parametersMultivariate analysisO clima tem forte influência sobre os tipos de vegetação e o Brasil apresenta diferentes tipos de clima e de biomas. O objetivo deste trabalho é comparar, com auxílio da análise estatística multivariada, os diferentes tipos de clima existentes nas capitais brasileiras, relacionando-os aos vários biomas. Foram obtidos os seguintes dados climáticos das capitais: temperatura média anual, média das máximas, média das mínimas, insolação média anual, evaporação média anual, umidade relativa anual, média do total pluviométrico anual e da disponibilidade hídrica. Os dados foram utilizados para formar grupos (análise de cluster) e, depois dos grupos formados, foi feita a análise de variância e identificadas as médias. Dois grandes grupos (A e B) e cinco subgrupos se formaram. No subgrupo A1, estão as capitais do sul do País e uma do sudeste, sendo que a Mata Atlântica predomina; no A12, capitais do sudeste e centro oeste e o Cerrado predomina. No subgrupo B11, na faixa litorânea do sudeste até o nordeste, predomina a Mata Atlântica e o subgrupo B12 pertence ao Bioma Amazônia. O bioma mais representado nas capitais brasileiras é a Mata Atlântica, com 10 capitais, seguido do Cerrado com 7 e a Amazônia, com 6. A Caatinga e o Pampa estão representados por uma capital cada e ainda há duas capitais em transição de bioma: Belo Horizonte e Natal. A maior presença de capitais no bioma Mata Atlântica deve-se ao processo de colonização, do litoral para o interior do país, o que justifica também a sua forte degradação.ELENICE FRITZSONS, CNPF; Luiz Eduardo Mantovani, Prof. do Depto de Geologia, UFPR; MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF.FRITZSONS, E.MANTOVANI, L. E.WREGE, M. S.2017-09-02T06:11:23Z2017-09-02T06:11:23Z2017-08-2420172017-09-18T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Geografia Física, v. 10, n. 4, p. 1152-1160, 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074431porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-09-12T07:33:29Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1074431Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-09-12T07:33:29falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-09-12T07:33:29Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Os biomas e o clima das capitais do Brasil.
title Os biomas e o clima das capitais do Brasil.
spellingShingle Os biomas e o clima das capitais do Brasil.
FRITZSONS, E.
Mata Atlântica
Bioma
Atlantic Forest
Precipitation
Análise multivariada
Clima
Temperatura
Precipitação pluvial
Temperature
Meteorological parameters
Multivariate analysis
title_short Os biomas e o clima das capitais do Brasil.
title_full Os biomas e o clima das capitais do Brasil.
title_fullStr Os biomas e o clima das capitais do Brasil.
title_full_unstemmed Os biomas e o clima das capitais do Brasil.
title_sort Os biomas e o clima das capitais do Brasil.
author FRITZSONS, E.
author_facet FRITZSONS, E.
MANTOVANI, L. E.
WREGE, M. S.
author_role author
author2 MANTOVANI, L. E.
WREGE, M. S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ELENICE FRITZSONS, CNPF; Luiz Eduardo Mantovani, Prof. do Depto de Geologia, UFPR; MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv FRITZSONS, E.
MANTOVANI, L. E.
WREGE, M. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Mata Atlântica
Bioma
Atlantic Forest
Precipitation
Análise multivariada
Clima
Temperatura
Precipitação pluvial
Temperature
Meteorological parameters
Multivariate analysis
topic Mata Atlântica
Bioma
Atlantic Forest
Precipitation
Análise multivariada
Clima
Temperatura
Precipitação pluvial
Temperature
Meteorological parameters
Multivariate analysis
description O clima tem forte influência sobre os tipos de vegetação e o Brasil apresenta diferentes tipos de clima e de biomas. O objetivo deste trabalho é comparar, com auxílio da análise estatística multivariada, os diferentes tipos de clima existentes nas capitais brasileiras, relacionando-os aos vários biomas. Foram obtidos os seguintes dados climáticos das capitais: temperatura média anual, média das máximas, média das mínimas, insolação média anual, evaporação média anual, umidade relativa anual, média do total pluviométrico anual e da disponibilidade hídrica. Os dados foram utilizados para formar grupos (análise de cluster) e, depois dos grupos formados, foi feita a análise de variância e identificadas as médias. Dois grandes grupos (A e B) e cinco subgrupos se formaram. No subgrupo A1, estão as capitais do sul do País e uma do sudeste, sendo que a Mata Atlântica predomina; no A12, capitais do sudeste e centro oeste e o Cerrado predomina. No subgrupo B11, na faixa litorânea do sudeste até o nordeste, predomina a Mata Atlântica e o subgrupo B12 pertence ao Bioma Amazônia. O bioma mais representado nas capitais brasileiras é a Mata Atlântica, com 10 capitais, seguido do Cerrado com 7 e a Amazônia, com 6. A Caatinga e o Pampa estão representados por uma capital cada e ainda há duas capitais em transição de bioma: Belo Horizonte e Natal. A maior presença de capitais no bioma Mata Atlântica deve-se ao processo de colonização, do litoral para o interior do país, o que justifica também a sua forte degradação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02T06:11:23Z
2017-09-02T06:11:23Z
2017-08-24
2017
2017-09-18T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Geografia Física, v. 10, n. 4, p. 1152-1160, 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074431
identifier_str_mv Revista Brasileira de Geografia Física, v. 10, n. 4, p. 1152-1160, 2017.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503441593139200