Application of hypergravity in Eucalyptus and Corymbia seeds.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUNES, A. C. P.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SANTOS, G. A. dos, SANTOS, M. A. dos, RUSSOMANO, T., SANTOS, O. P. dos, VALENTE, B. M. dos R. T., RESENDE, M. D. V. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1099941
Resumo: O presente trabalho objetivou avaliar o crescimento de espécies de Eucalyptus e Corymbia em diferentes intensidades de hipergravidade simulada em relação ao controle. Uma centrífuga foi usada para simular a hipergravidade. Este equipamento foi desenvolvido e construído no Centro de Microgravidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. Sementes de cinco espécies de Eucalyptus e uma de Corymbia (E. grandis, E. globulus, E. benthamii, E. saligna, E. dunnii, e C. maculata) foram colocadas em papeis de germinação e em recipientes plásticos, em que foram rotacionadas a velocidades simuladas de 5 Gz e 7 Gz, por diferentes períodos de tempo. A tecnologia da hipergravidade proporcionou aumento significativo na taxa de crescimento das plântulas (diâmetro, altura e sobrevivência aos 120 dias) no viveiro. Para Eucalyptus globulus, os efeitos da hipergravidade foram significativos na intensidade de 7 Gz em qualquer período de tempo (do primeiro até o nono dia). Os efeitos da hipergravidade foram significativos para as espécies E. benthamii e E. grandis na intensidade 7 Gz e 8 horas de exposição. Dessa maneira, a hipergravidade simulada apresenta potencial de uso em testes com plântulas de eucaliptos em estágios iniciais de desenvolvimento.
id EMBR_2881d0347ad8118c12fc4b89cd1af4a5
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1099941
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Application of hypergravity in Eucalyptus and Corymbia seeds.Incremento de crescimentoGravidade simuladaForest breedingRowth incrementSimulated-gravityEucaliptoMelhoramento Genético VegetalCorymbiaEucalyptusPlant breedingO presente trabalho objetivou avaliar o crescimento de espécies de Eucalyptus e Corymbia em diferentes intensidades de hipergravidade simulada em relação ao controle. Uma centrífuga foi usada para simular a hipergravidade. Este equipamento foi desenvolvido e construído no Centro de Microgravidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. Sementes de cinco espécies de Eucalyptus e uma de Corymbia (E. grandis, E. globulus, E. benthamii, E. saligna, E. dunnii, e C. maculata) foram colocadas em papeis de germinação e em recipientes plásticos, em que foram rotacionadas a velocidades simuladas de 5 Gz e 7 Gz, por diferentes períodos de tempo. A tecnologia da hipergravidade proporcionou aumento significativo na taxa de crescimento das plântulas (diâmetro, altura e sobrevivência aos 120 dias) no viveiro. Para Eucalyptus globulus, os efeitos da hipergravidade foram significativos na intensidade de 7 Gz em qualquer período de tempo (do primeiro até o nono dia). Os efeitos da hipergravidade foram significativos para as espécies E. benthamii e E. grandis na intensidade 7 Gz e 8 horas de exposição. Dessa maneira, a hipergravidade simulada apresenta potencial de uso em testes com plântulas de eucaliptos em estágios iniciais de desenvolvimento.Andrei Caíque Pires Nunes, UFV; Glêison Augusto dos Santos, UFV; Marlise Araújo dos Santos, PUC-RS; Thais Russomano, PUC-RS; Osmarino Pires dos Santos, CMPC Celulose Riograndense; Brígida Maria dos Reis Teixeira Valente, CMPC Celulose Riograndense; MARCOS DEON VILELA DE RESENDE, CNPF.NUNES, A. C. P.SANTOS, G. A. dosSANTOS, M. A. dosRUSSOMANO, T.SANTOS, O. P. dosVALENTE, B. M. dos R. T.RESENDE, M. D. V. de2018-11-25T23:35:51Z2018-11-25T23:35:51Z2018-11-2320182018-11-25T23:35:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCiência Rural, Santa Maria, v. 48, n. 2, e20170233, fev. 2018. 7 p.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/109994110.1590/0103-8478cr20170233enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-11-25T23:35:56Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1099941Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-11-25T23:35:56falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-11-25T23:35:56Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Application of hypergravity in Eucalyptus and Corymbia seeds.
title Application of hypergravity in Eucalyptus and Corymbia seeds.
spellingShingle Application of hypergravity in Eucalyptus and Corymbia seeds.
NUNES, A. C. P.
Incremento de crescimento
Gravidade simulada
Forest breeding
Rowth increment
Simulated-gravity
Eucalipto
Melhoramento Genético Vegetal
Corymbia
Eucalyptus
Plant breeding
title_short Application of hypergravity in Eucalyptus and Corymbia seeds.
title_full Application of hypergravity in Eucalyptus and Corymbia seeds.
title_fullStr Application of hypergravity in Eucalyptus and Corymbia seeds.
title_full_unstemmed Application of hypergravity in Eucalyptus and Corymbia seeds.
title_sort Application of hypergravity in Eucalyptus and Corymbia seeds.
author NUNES, A. C. P.
author_facet NUNES, A. C. P.
SANTOS, G. A. dos
SANTOS, M. A. dos
RUSSOMANO, T.
SANTOS, O. P. dos
VALENTE, B. M. dos R. T.
RESENDE, M. D. V. de
author_role author
author2 SANTOS, G. A. dos
SANTOS, M. A. dos
RUSSOMANO, T.
SANTOS, O. P. dos
VALENTE, B. M. dos R. T.
RESENDE, M. D. V. de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrei Caíque Pires Nunes, UFV; Glêison Augusto dos Santos, UFV; Marlise Araújo dos Santos, PUC-RS; Thais Russomano, PUC-RS; Osmarino Pires dos Santos, CMPC Celulose Riograndense; Brígida Maria dos Reis Teixeira Valente, CMPC Celulose Riograndense; MARCOS DEON VILELA DE RESENDE, CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv NUNES, A. C. P.
SANTOS, G. A. dos
SANTOS, M. A. dos
RUSSOMANO, T.
SANTOS, O. P. dos
VALENTE, B. M. dos R. T.
RESENDE, M. D. V. de
dc.subject.por.fl_str_mv Incremento de crescimento
Gravidade simulada
Forest breeding
Rowth increment
Simulated-gravity
Eucalipto
Melhoramento Genético Vegetal
Corymbia
Eucalyptus
Plant breeding
topic Incremento de crescimento
Gravidade simulada
Forest breeding
Rowth increment
Simulated-gravity
Eucalipto
Melhoramento Genético Vegetal
Corymbia
Eucalyptus
Plant breeding
description O presente trabalho objetivou avaliar o crescimento de espécies de Eucalyptus e Corymbia em diferentes intensidades de hipergravidade simulada em relação ao controle. Uma centrífuga foi usada para simular a hipergravidade. Este equipamento foi desenvolvido e construído no Centro de Microgravidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. Sementes de cinco espécies de Eucalyptus e uma de Corymbia (E. grandis, E. globulus, E. benthamii, E. saligna, E. dunnii, e C. maculata) foram colocadas em papeis de germinação e em recipientes plásticos, em que foram rotacionadas a velocidades simuladas de 5 Gz e 7 Gz, por diferentes períodos de tempo. A tecnologia da hipergravidade proporcionou aumento significativo na taxa de crescimento das plântulas (diâmetro, altura e sobrevivência aos 120 dias) no viveiro. Para Eucalyptus globulus, os efeitos da hipergravidade foram significativos na intensidade de 7 Gz em qualquer período de tempo (do primeiro até o nono dia). Os efeitos da hipergravidade foram significativos para as espécies E. benthamii e E. grandis na intensidade 7 Gz e 8 horas de exposição. Dessa maneira, a hipergravidade simulada apresenta potencial de uso em testes com plântulas de eucaliptos em estágios iniciais de desenvolvimento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-25T23:35:51Z
2018-11-25T23:35:51Z
2018-11-23
2018
2018-11-25T23:35:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciência Rural, Santa Maria, v. 48, n. 2, e20170233, fev. 2018. 7 p.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1099941
10.1590/0103-8478cr20170233
identifier_str_mv Ciência Rural, Santa Maria, v. 48, n. 2, e20170233, fev. 2018. 7 p.
10.1590/0103-8478cr20170233
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1099941
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503465668444160