Diagnóstico hídrico em destilarias de álcool em São Paulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, F. C. da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: CESAR, M. A. A., MORAES, J. de, VILELA, M., MENDES, C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897669
Resumo: Com a escassez dos recursos hídricos em várias bacias hidrográficas (PCJ ? Piracicaba, Capivari e Jundiaí) na Região Sudeste do Brasil, promulgou-se a Lei 9.433/97 que tem forçado o setor produtivo a minimizar seus consumos de água. Por isso, é essencial para estabelecer padrões de referência para captação de água racional das atividades agro-industrial, ou seja, obter? se valores de referência aceitáveis para a captação água e utilização em função da capacidade de produção de açúcar e álcool. A agroindústria da cana de açúcar é um grande usuário de água em diferentes etapas do processo, como: lavagem da cana, condensadores, lavadores de gases; embebição; caldeiras; lavagens, resfriamento, entre outros. Este trabalho apresenta um estudo de caso de uma unidade na Região de Piracicaba - SP, onde foi realizado balanço hídrico e avaliação as demanda de água por processo, visando opções de reúso interno e minimização da quantidade de água captada. A metodologia utilizada para balanço hídrico foi satisfatória, uma vez que apresentou resultados que são considerados compatíveis com as observações da literatura e da prática das unidades sucroenergéticas. Constatou-se que a usina estudada utiliza quatro mananciais de abastecimento, que os circuito de água de lavagem de cana e de alimentação dos condensadores são semi-fechados e que a demanda hídrica é de 1,0 m³/TC. Foi possível estimar com êxito e revelar claramente os valores reais de consumo de água no processo produtivo em uma unidade com capacidade de moagem de 310 TCH.
id EMBR_2afe858aa114e39353b0888e8f8a532c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/897669
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Diagnóstico hídrico em destilarias de álcool em São Paulo.Sustentabilidade ambientalCana-de-açúcarAgroindústriaDestilarias de álcoolBalanço HídricoWater balanceSugarcaneAgribusinessCom a escassez dos recursos hídricos em várias bacias hidrográficas (PCJ ? Piracicaba, Capivari e Jundiaí) na Região Sudeste do Brasil, promulgou-se a Lei 9.433/97 que tem forçado o setor produtivo a minimizar seus consumos de água. Por isso, é essencial para estabelecer padrões de referência para captação de água racional das atividades agro-industrial, ou seja, obter? se valores de referência aceitáveis para a captação água e utilização em função da capacidade de produção de açúcar e álcool. A agroindústria da cana de açúcar é um grande usuário de água em diferentes etapas do processo, como: lavagem da cana, condensadores, lavadores de gases; embebição; caldeiras; lavagens, resfriamento, entre outros. Este trabalho apresenta um estudo de caso de uma unidade na Região de Piracicaba - SP, onde foi realizado balanço hídrico e avaliação as demanda de água por processo, visando opções de reúso interno e minimização da quantidade de água captada. A metodologia utilizada para balanço hídrico foi satisfatória, uma vez que apresentou resultados que são considerados compatíveis com as observações da literatura e da prática das unidades sucroenergéticas. Constatou-se que a usina estudada utiliza quatro mananciais de abastecimento, que os circuito de água de lavagem de cana e de alimentação dos condensadores são semi-fechados e que a demanda hídrica é de 1,0 m³/TC. Foi possível estimar com êxito e revelar claramente os valores reais de consumo de água no processo produtivo em uma unidade com capacidade de moagem de 310 TCH.FABIO CESAR DA SILVA, CNPTIA; LAN/ESALQ/USP, FATEP/IAT; FT/Unicamp; FATEP, Dedini S/A Industrias de Base; FT/Unicamp.SILVA, F. C. daCESAR, M. A. A.MORAES, J. deVILELA, M.MENDES, C.2011-08-10T11:11:11Z2011-08-10T11:11:11Z2011-08-10T11:11:11Z2011-08-10T11:11:11Z2011-08-1020112011-09-02T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBioenergia em Revista: Diálogos, Piracicaba, v. 1, n. 1, p. 93-117, jan./jun. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897669porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:26:48Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/897669Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:26:48falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:26:48Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico hídrico em destilarias de álcool em São Paulo.
title Diagnóstico hídrico em destilarias de álcool em São Paulo.
spellingShingle Diagnóstico hídrico em destilarias de álcool em São Paulo.
SILVA, F. C. da
Sustentabilidade ambiental
Cana-de-açúcar
Agroindústria
Destilarias de álcool
Balanço Hídrico
Water balance
Sugarcane
Agribusiness
title_short Diagnóstico hídrico em destilarias de álcool em São Paulo.
title_full Diagnóstico hídrico em destilarias de álcool em São Paulo.
title_fullStr Diagnóstico hídrico em destilarias de álcool em São Paulo.
title_full_unstemmed Diagnóstico hídrico em destilarias de álcool em São Paulo.
title_sort Diagnóstico hídrico em destilarias de álcool em São Paulo.
author SILVA, F. C. da
author_facet SILVA, F. C. da
CESAR, M. A. A.
MORAES, J. de
VILELA, M.
MENDES, C.
author_role author
author2 CESAR, M. A. A.
MORAES, J. de
VILELA, M.
MENDES, C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FABIO CESAR DA SILVA, CNPTIA; LAN/ESALQ/USP, FATEP/IAT; FT/Unicamp; FATEP, Dedini S/A Industrias de Base; FT/Unicamp.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, F. C. da
CESAR, M. A. A.
MORAES, J. de
VILELA, M.
MENDES, C.
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade ambiental
Cana-de-açúcar
Agroindústria
Destilarias de álcool
Balanço Hídrico
Water balance
Sugarcane
Agribusiness
topic Sustentabilidade ambiental
Cana-de-açúcar
Agroindústria
Destilarias de álcool
Balanço Hídrico
Water balance
Sugarcane
Agribusiness
description Com a escassez dos recursos hídricos em várias bacias hidrográficas (PCJ ? Piracicaba, Capivari e Jundiaí) na Região Sudeste do Brasil, promulgou-se a Lei 9.433/97 que tem forçado o setor produtivo a minimizar seus consumos de água. Por isso, é essencial para estabelecer padrões de referência para captação de água racional das atividades agro-industrial, ou seja, obter? se valores de referência aceitáveis para a captação água e utilização em função da capacidade de produção de açúcar e álcool. A agroindústria da cana de açúcar é um grande usuário de água em diferentes etapas do processo, como: lavagem da cana, condensadores, lavadores de gases; embebição; caldeiras; lavagens, resfriamento, entre outros. Este trabalho apresenta um estudo de caso de uma unidade na Região de Piracicaba - SP, onde foi realizado balanço hídrico e avaliação as demanda de água por processo, visando opções de reúso interno e minimização da quantidade de água captada. A metodologia utilizada para balanço hídrico foi satisfatória, uma vez que apresentou resultados que são considerados compatíveis com as observações da literatura e da prática das unidades sucroenergéticas. Constatou-se que a usina estudada utiliza quatro mananciais de abastecimento, que os circuito de água de lavagem de cana e de alimentação dos condensadores são semi-fechados e que a demanda hídrica é de 1,0 m³/TC. Foi possível estimar com êxito e revelar claramente os valores reais de consumo de água no processo produtivo em uma unidade com capacidade de moagem de 310 TCH.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-10T11:11:11Z
2011-08-10T11:11:11Z
2011-08-10T11:11:11Z
2011-08-10T11:11:11Z
2011-08-10
2011
2011-09-02T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Bioenergia em Revista: Diálogos, Piracicaba, v. 1, n. 1, p. 93-117, jan./jun. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897669
identifier_str_mv Bioenergia em Revista: Diálogos, Piracicaba, v. 1, n. 1, p. 93-117, jan./jun. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503347363905536