Prognose de crescimento volumétrico individual de árvores de Eucalyptus, em povoamentos na Região Centro Sul.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERRARI, M. P.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: FERREIRA, C. A., SILVA, H. D. da, TREVISAN, R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/312421
Resumo: A prognose do crescimento volumétrico individual foi realizada com dados de um ensaio de adubação de Eucalyptus dunnii e de competição de espécies incluindo E. bicostata, E. “cambiju” (híbrido natural), E. deanei e E. viminalis, implantados em Vila Velha, Ponta Grossa, Paraná. Utilizou-se para este estudo o método das regressões sucessivas modificado para a forma exponencial, incluindo como constante o volume aos três anos de idade. Os coeficientes de correlação obtidos, os erros padrão das estimativas e a distribuição de resíduos, para os modelos propostos no presente estudo, demonstraram a possibilidade do uso do método das regressões sucessivas, modificado para a forma exponencial, com a inclusão do volume na idade base de três anos, e a expectativa de sobrevivência ao longo da rotação, para a prognose de volumes individuais de árvores de espécies de Eucalyptus. A precisão da prognose é alta para espécies bem adaptadas, que apresentem sobrevivência elevada, até o final da rotação por exemplo E.deanei e E. dunnii. O E. “cambiju” apresentou acentuado decréscimo de sobrevivência ao longo da rotação. Neste caso, para maior precisão, foi necessário a inclusão no modelo do valor da recíproca da sobrevivência. Populações com baixo potencial de crescimento, apresentam volumes individuais e populacionais baixos, mesmo com alta sobrevivência. O E. viminalis e o E. cambiju, ambos com baixa sobrevivência ao final da rotação, apresentaram volumes individuais mais elevados que as outras espécies, em idades mais elevadas, exceto E. dunnii.
id EMBR_30fd6e2a22b22f3775fd39f895383aad
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/312421
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Prognose de crescimento volumétrico individual de árvores de Eucalyptus, em povoamentos na Região Centro Sul.PrognoseVolume individualEucaliptoSobrevivênciaA prognose do crescimento volumétrico individual foi realizada com dados de um ensaio de adubação de Eucalyptus dunnii e de competição de espécies incluindo E. bicostata, E. “cambiju” (híbrido natural), E. deanei e E. viminalis, implantados em Vila Velha, Ponta Grossa, Paraná. Utilizou-se para este estudo o método das regressões sucessivas modificado para a forma exponencial, incluindo como constante o volume aos três anos de idade. Os coeficientes de correlação obtidos, os erros padrão das estimativas e a distribuição de resíduos, para os modelos propostos no presente estudo, demonstraram a possibilidade do uso do método das regressões sucessivas, modificado para a forma exponencial, com a inclusão do volume na idade base de três anos, e a expectativa de sobrevivência ao longo da rotação, para a prognose de volumes individuais de árvores de espécies de Eucalyptus. A precisão da prognose é alta para espécies bem adaptadas, que apresentem sobrevivência elevada, até o final da rotação por exemplo E.deanei e E. dunnii. O E. “cambiju” apresentou acentuado decréscimo de sobrevivência ao longo da rotação. Neste caso, para maior precisão, foi necessário a inclusão no modelo do valor da recíproca da sobrevivência. Populações com baixo potencial de crescimento, apresentam volumes individuais e populacionais baixos, mesmo com alta sobrevivência. O E. viminalis e o E. cambiju, ambos com baixa sobrevivência ao final da rotação, apresentaram volumes individuais mais elevados que as outras espécies, em idades mais elevadas, exceto E. dunnii.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2007-01-0820052015-02-09T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 51, p. 5-16, jul./dez. 2005.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/312421porFERRARI, M. P.FERREIRA, C. A.SILVA, H. D. daTREVISAN, R.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:13:24Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/312421Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:13:24falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:13:24Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Prognose de crescimento volumétrico individual de árvores de Eucalyptus, em povoamentos na Região Centro Sul.
title Prognose de crescimento volumétrico individual de árvores de Eucalyptus, em povoamentos na Região Centro Sul.
spellingShingle Prognose de crescimento volumétrico individual de árvores de Eucalyptus, em povoamentos na Região Centro Sul.
FERRARI, M. P.
Prognose
Volume individual
Eucalipto
Sobrevivência
title_short Prognose de crescimento volumétrico individual de árvores de Eucalyptus, em povoamentos na Região Centro Sul.
title_full Prognose de crescimento volumétrico individual de árvores de Eucalyptus, em povoamentos na Região Centro Sul.
title_fullStr Prognose de crescimento volumétrico individual de árvores de Eucalyptus, em povoamentos na Região Centro Sul.
title_full_unstemmed Prognose de crescimento volumétrico individual de árvores de Eucalyptus, em povoamentos na Região Centro Sul.
title_sort Prognose de crescimento volumétrico individual de árvores de Eucalyptus, em povoamentos na Região Centro Sul.
author FERRARI, M. P.
author_facet FERRARI, M. P.
FERREIRA, C. A.
SILVA, H. D. da
TREVISAN, R.
author_role author
author2 FERREIRA, C. A.
SILVA, H. D. da
TREVISAN, R.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERRARI, M. P.
FERREIRA, C. A.
SILVA, H. D. da
TREVISAN, R.
dc.subject.por.fl_str_mv Prognose
Volume individual
Eucalipto
Sobrevivência
topic Prognose
Volume individual
Eucalipto
Sobrevivência
description A prognose do crescimento volumétrico individual foi realizada com dados de um ensaio de adubação de Eucalyptus dunnii e de competição de espécies incluindo E. bicostata, E. “cambiju” (híbrido natural), E. deanei e E. viminalis, implantados em Vila Velha, Ponta Grossa, Paraná. Utilizou-se para este estudo o método das regressões sucessivas modificado para a forma exponencial, incluindo como constante o volume aos três anos de idade. Os coeficientes de correlação obtidos, os erros padrão das estimativas e a distribuição de resíduos, para os modelos propostos no presente estudo, demonstraram a possibilidade do uso do método das regressões sucessivas, modificado para a forma exponencial, com a inclusão do volume na idade base de três anos, e a expectativa de sobrevivência ao longo da rotação, para a prognose de volumes individuais de árvores de espécies de Eucalyptus. A precisão da prognose é alta para espécies bem adaptadas, que apresentem sobrevivência elevada, até o final da rotação por exemplo E.deanei e E. dunnii. O E. “cambiju” apresentou acentuado decréscimo de sobrevivência ao longo da rotação. Neste caso, para maior precisão, foi necessário a inclusão no modelo do valor da recíproca da sobrevivência. Populações com baixo potencial de crescimento, apresentam volumes individuais e populacionais baixos, mesmo com alta sobrevivência. O E. viminalis e o E. cambiju, ambos com baixa sobrevivência ao final da rotação, apresentaram volumes individuais mais elevados que as outras espécies, em idades mais elevadas, exceto E. dunnii.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2007-01-08
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-09T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 51, p. 5-16, jul./dez. 2005.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/312421
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 51, p. 5-16, jul./dez. 2005.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/312421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503324208201728