Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/886862 |
Resumo: | RESUMO - As ferramentas tecnológicas da Web 2.0 favorecem a aprendizagem, gerando a possibilidade de melhoria do desempenho dos alunos. Entretanto, para que este objetivo seja alcançado, deve haver uma convergência entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Alinhar o modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico e formar os professores para usarem as ferramentas tecnológicas, em especial as de autoria, são alguns dos fatores que favorecem o uso das TIC no espaço educativo. Com base em uma revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresenta-se uma proposta de modelo conceitual de organização de conteúdos, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa. |
id |
EMBR_332630e2afa2265f21a48bf91c09a5bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/886862 |
network_acronym_str |
EMBR |
network_name_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository_id_str |
2154 |
spelling |
Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos.Produção de conteúdos interativosAprendizagem colaborativaWeb 2.0ModelosTecnologias de informação e comunicaçãoInteractive content productionCollaborative learningInformation and communication technologiesEducationRESUMO - As ferramentas tecnológicas da Web 2.0 favorecem a aprendizagem, gerando a possibilidade de melhoria do desempenho dos alunos. Entretanto, para que este objetivo seja alcançado, deve haver uma convergência entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Alinhar o modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico e formar os professores para usarem as ferramentas tecnológicas, em especial as de autoria, são alguns dos fatores que favorecem o uso das TIC no espaço educativo. Com base em uma revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresenta-se uma proposta de modelo conceitual de organização de conteúdos, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa.Número especial.TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; SÉRGIO FERREIRA DO AMARAL, UNICAMP.TORRES, T. Z.AMARAL, S. F. do2011-04-26T11:11:11Z2011-04-26T11:11:11Z2011-04-2620112011-07-08T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEDT: Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, p.49-72, mar. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/886862porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:54:12Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/886862Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:54:12falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:54:12Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. |
title |
Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. |
spellingShingle |
Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. TORRES, T. Z. Produção de conteúdos interativos Aprendizagem colaborativa Web 2.0 Modelos Tecnologias de informação e comunicação Interactive content production Collaborative learning Information and communication technologies Education |
title_short |
Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. |
title_full |
Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. |
title_fullStr |
Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. |
title_sort |
Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. |
author |
TORRES, T. Z. |
author_facet |
TORRES, T. Z. AMARAL, S. F. do |
author_role |
author |
author2 |
AMARAL, S. F. do |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; SÉRGIO FERREIRA DO AMARAL, UNICAMP. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TORRES, T. Z. AMARAL, S. F. do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção de conteúdos interativos Aprendizagem colaborativa Web 2.0 Modelos Tecnologias de informação e comunicação Interactive content production Collaborative learning Information and communication technologies Education |
topic |
Produção de conteúdos interativos Aprendizagem colaborativa Web 2.0 Modelos Tecnologias de informação e comunicação Interactive content production Collaborative learning Information and communication technologies Education |
description |
RESUMO - As ferramentas tecnológicas da Web 2.0 favorecem a aprendizagem, gerando a possibilidade de melhoria do desempenho dos alunos. Entretanto, para que este objetivo seja alcançado, deve haver uma convergência entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Alinhar o modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico e formar os professores para usarem as ferramentas tecnológicas, em especial as de autoria, são alguns dos fatores que favorecem o uso das TIC no espaço educativo. Com base em uma revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresenta-se uma proposta de modelo conceitual de organização de conteúdos, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-26T11:11:11Z 2011-04-26T11:11:11Z 2011-04-26 2011 2011-07-08T11:11:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
EDT: Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, p.49-72, mar. 2011. http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/886862 |
identifier_str_mv |
EDT: Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, p.49-72, mar. 2011. |
url |
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/886862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instacron:EMBRAPA |
instname_str |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
instacron_str |
EMBRAPA |
institution |
EMBRAPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
collection |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
repository.mail.fl_str_mv |
cg-riaa@embrapa.br |
_version_ |
1794503343736881152 |