Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TORRES, T. Z.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: AMARAL, S. F. do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/886862
Resumo: RESUMO - As ferramentas tecnológicas da Web 2.0 favorecem a aprendizagem, gerando a possibilidade de melhoria do desempenho dos alunos. Entretanto, para que este objetivo seja alcançado, deve haver uma convergência entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Alinhar o modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico e formar os professores para usarem as ferramentas tecnológicas, em especial as de autoria, são alguns dos fatores que favorecem o uso das TIC no espaço educativo. Com base em uma revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresenta-se uma proposta de modelo conceitual de organização de conteúdos, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa.
id EMBR_332630e2afa2265f21a48bf91c09a5bf
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/886862
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos.Produção de conteúdos interativosAprendizagem colaborativaWeb 2.0ModelosTecnologias de informação e comunicaçãoInteractive content productionCollaborative learningInformation and communication technologiesEducationRESUMO - As ferramentas tecnológicas da Web 2.0 favorecem a aprendizagem, gerando a possibilidade de melhoria do desempenho dos alunos. Entretanto, para que este objetivo seja alcançado, deve haver uma convergência entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Alinhar o modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico e formar os professores para usarem as ferramentas tecnológicas, em especial as de autoria, são alguns dos fatores que favorecem o uso das TIC no espaço educativo. Com base em uma revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresenta-se uma proposta de modelo conceitual de organização de conteúdos, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa.Número especial.TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; SÉRGIO FERREIRA DO AMARAL, UNICAMP.TORRES, T. Z.AMARAL, S. F. do2011-04-26T11:11:11Z2011-04-26T11:11:11Z2011-04-2620112011-07-08T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEDT: Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, p.49-72, mar. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/886862porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:54:12Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/886862Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:54:12falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:54:12Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos.
title Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos.
spellingShingle Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos.
TORRES, T. Z.
Produção de conteúdos interativos
Aprendizagem colaborativa
Web 2.0
Modelos
Tecnologias de informação e comunicação
Interactive content production
Collaborative learning
Information and communication technologies
Education
title_short Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos.
title_full Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos.
title_fullStr Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos.
title_full_unstemmed Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos.
title_sort Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos.
author TORRES, T. Z.
author_facet TORRES, T. Z.
AMARAL, S. F. do
author_role author
author2 AMARAL, S. F. do
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; SÉRGIO FERREIRA DO AMARAL, UNICAMP.
dc.contributor.author.fl_str_mv TORRES, T. Z.
AMARAL, S. F. do
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de conteúdos interativos
Aprendizagem colaborativa
Web 2.0
Modelos
Tecnologias de informação e comunicação
Interactive content production
Collaborative learning
Information and communication technologies
Education
topic Produção de conteúdos interativos
Aprendizagem colaborativa
Web 2.0
Modelos
Tecnologias de informação e comunicação
Interactive content production
Collaborative learning
Information and communication technologies
Education
description RESUMO - As ferramentas tecnológicas da Web 2.0 favorecem a aprendizagem, gerando a possibilidade de melhoria do desempenho dos alunos. Entretanto, para que este objetivo seja alcançado, deve haver uma convergência entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Alinhar o modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico e formar os professores para usarem as ferramentas tecnológicas, em especial as de autoria, são alguns dos fatores que favorecem o uso das TIC no espaço educativo. Com base em uma revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresenta-se uma proposta de modelo conceitual de organização de conteúdos, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-26T11:11:11Z
2011-04-26T11:11:11Z
2011-04-26
2011
2011-07-08T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv EDT: Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, p.49-72, mar. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/886862
identifier_str_mv EDT: Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, p.49-72, mar. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/886862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503343736881152