Utilização de resíduos urbanos e agroflorestais para produção de mudas de Eucalyptus benthamii e Mimosa scabrella.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KRATZ, D.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: WENDLING, I., NOGUEIRA, A. C., SOUZA, P. V. D. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003332
Resumo: Objetivou-se analisar o crescimento de mudas de Eucalyptus benthamii e Mimosa scabrella produzidas em substratos à base de biossólido (BIO), casca de arroz carbonizada (CAC) e substrato comercial à base de casca de pinus semidecomposta (SC), e correlacionar as propriedades dos substratos com o crescimento das mudas. Para tanto, foram formulados seis substratos: SC; BIO/ CAC (1/1, v:v); BIO/CAC (4/6, v:v); BIO/CAC (3/7, v:v); BIO/CAC (2/8, v:v), e BIO/CAC (1/9, v:v). Foram avaliados os seguintes aspectos: a altura da parte aérea; o diâmetro de colo; a biomassa seca da parte aérea e radicial; a facilidade de retirada do tubete, e a agregação das raízes ao substrato. Os resultados mostraram que todos os substratos foram viáveis para Eucalyptus benthamii, enquanto que, para Mimosa scabrella, aqueles à base de biossólido não foram viáveis, devido ao teor de matéria orgânica, ao pH, à condutividade elétrica e à salinidade.
id EMBR_36d1d08c014298b85225617a75130260
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1003332
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Utilização de resíduos urbanos e agroflorestais para produção de mudas de Eucalyptus benthamii e Mimosa scabrella.BiossólidoProdução de mudaBracatingaEucaliptoMimosa ScabrellaResíduoEucalyptus benthamiiObjetivou-se analisar o crescimento de mudas de Eucalyptus benthamii e Mimosa scabrella produzidas em substratos à base de biossólido (BIO), casca de arroz carbonizada (CAC) e substrato comercial à base de casca de pinus semidecomposta (SC), e correlacionar as propriedades dos substratos com o crescimento das mudas. Para tanto, foram formulados seis substratos: SC; BIO/ CAC (1/1, v:v); BIO/CAC (4/6, v:v); BIO/CAC (3/7, v:v); BIO/CAC (2/8, v:v), e BIO/CAC (1/9, v:v). Foram avaliados os seguintes aspectos: a altura da parte aérea; o diâmetro de colo; a biomassa seca da parte aérea e radicial; a facilidade de retirada do tubete, e a agregação das raízes ao substrato. Os resultados mostraram que todos os substratos foram viáveis para Eucalyptus benthamii, enquanto que, para Mimosa scabrella, aqueles à base de biossólido não foram viáveis, devido ao teor de matéria orgânica, ao pH, à condutividade elétrica e à salinidade.Dagma Kratz, UFPR; IVAR WENDLING, CNPF; Antonio Carlos Nogueira, UFPR; Paulo Vitor Dutra de Souza, UFRGS.KRATZ, D.WENDLING, I.NOGUEIRA, A. C.SOUZA, P. V. D. de2014-12-19T11:11:11Z2014-12-19T11:11:11Z2014-12-1920132014-12-19T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFloresta e Ambiente, v. 20, n. 4, p. 530-537, out./dez. 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003332porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:01:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1003332Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:01:50falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:01:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de resíduos urbanos e agroflorestais para produção de mudas de Eucalyptus benthamii e Mimosa scabrella.
title Utilização de resíduos urbanos e agroflorestais para produção de mudas de Eucalyptus benthamii e Mimosa scabrella.
spellingShingle Utilização de resíduos urbanos e agroflorestais para produção de mudas de Eucalyptus benthamii e Mimosa scabrella.
KRATZ, D.
Biossólido
Produção de muda
Bracatinga
Eucalipto
Mimosa Scabrella
Resíduo
Eucalyptus benthamii
title_short Utilização de resíduos urbanos e agroflorestais para produção de mudas de Eucalyptus benthamii e Mimosa scabrella.
title_full Utilização de resíduos urbanos e agroflorestais para produção de mudas de Eucalyptus benthamii e Mimosa scabrella.
title_fullStr Utilização de resíduos urbanos e agroflorestais para produção de mudas de Eucalyptus benthamii e Mimosa scabrella.
title_full_unstemmed Utilização de resíduos urbanos e agroflorestais para produção de mudas de Eucalyptus benthamii e Mimosa scabrella.
title_sort Utilização de resíduos urbanos e agroflorestais para produção de mudas de Eucalyptus benthamii e Mimosa scabrella.
author KRATZ, D.
author_facet KRATZ, D.
WENDLING, I.
NOGUEIRA, A. C.
SOUZA, P. V. D. de
author_role author
author2 WENDLING, I.
NOGUEIRA, A. C.
SOUZA, P. V. D. de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dagma Kratz, UFPR; IVAR WENDLING, CNPF; Antonio Carlos Nogueira, UFPR; Paulo Vitor Dutra de Souza, UFRGS.
dc.contributor.author.fl_str_mv KRATZ, D.
WENDLING, I.
NOGUEIRA, A. C.
SOUZA, P. V. D. de
dc.subject.por.fl_str_mv Biossólido
Produção de muda
Bracatinga
Eucalipto
Mimosa Scabrella
Resíduo
Eucalyptus benthamii
topic Biossólido
Produção de muda
Bracatinga
Eucalipto
Mimosa Scabrella
Resíduo
Eucalyptus benthamii
description Objetivou-se analisar o crescimento de mudas de Eucalyptus benthamii e Mimosa scabrella produzidas em substratos à base de biossólido (BIO), casca de arroz carbonizada (CAC) e substrato comercial à base de casca de pinus semidecomposta (SC), e correlacionar as propriedades dos substratos com o crescimento das mudas. Para tanto, foram formulados seis substratos: SC; BIO/ CAC (1/1, v:v); BIO/CAC (4/6, v:v); BIO/CAC (3/7, v:v); BIO/CAC (2/8, v:v), e BIO/CAC (1/9, v:v). Foram avaliados os seguintes aspectos: a altura da parte aérea; o diâmetro de colo; a biomassa seca da parte aérea e radicial; a facilidade de retirada do tubete, e a agregação das raízes ao substrato. Os resultados mostraram que todos os substratos foram viáveis para Eucalyptus benthamii, enquanto que, para Mimosa scabrella, aqueles à base de biossólido não foram viáveis, devido ao teor de matéria orgânica, ao pH, à condutividade elétrica e à salinidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-12-19T11:11:11Z
2014-12-19T11:11:11Z
2014-12-19
2014-12-19T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Floresta e Ambiente, v. 20, n. 4, p. 530-537, out./dez. 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003332
identifier_str_mv Floresta e Ambiente, v. 20, n. 4, p. 530-537, out./dez. 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503399028293632