Substratos orgânicos no desenvolvimento de mudas de bacabi (Oenocarpus mapora Karsten.).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, L. R. de J.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: OLIVEIRA, M. do S. P. de, BRANDÃO, C. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1135715
Resumo: A produção de mudas de qualidade está relacionada ao nível de eficiência dos substratos, sendo essenciais em plantios de fruteiras perenes, como é o caso da palmeira bacabi (O. mapora). Entretanto, há carências de estudos que visem determinar o substrato ideal e sua eficiência na produção de mudas de bacabi. O objetivo deste trabalho foi avaliar substratos orgânicos no desenvolvimento de mudas dessa espécie. Foram utilizadas plântulas obtidas de sementes coletadas no banco de germoplasma de bacabas (Oenocarpus) da Embrapa Amazônia Oriental. As plântulas foram repicadas para sacos de polietileno preto, contendo três substratos: 100% de terriço, 75% de terriço+25% de esterco bovino e 60% de terriço+ 40% de cama de aviário. O delineamento utilizado foi o inteiramente ao acaso com três tratamentos e 20 repetições com parcela de uma muda. No período de doze meses foram avaliados, mensalmente: o número total de folhas (NTF), de folhas emitidas (NFE), o diâmetro do coleto (DC), taxa de sobrevivência (%), matéria fresca da parte aérea (MFPA) e do sistema radicular (MFR) e seca da parte aérea (MSPA) e do sistema radicular (MSR). Os caracteres foram submetidos à análise de variância e ao teste Tukey (p≤ 0,05). Os substratos diferiram para pelo menos um dos caracteres em seis avaliações. As maiores médias foram registradas nos substratos terriço e terriço+esterco bovino, principalmente nos caracteres NTF e DC. Para MFPA, MFR, MSPA e MSR o melhor substrato foi terriço+esterco. Portanto, o substrato terriço+esterco bovino promove o melhor desenvolvimento de mudas de bacabi.
id EMBR_399e231afea2b127964115b55a204e16
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1135715
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Substratos orgânicos no desenvolvimento de mudas de bacabi (Oenocarpus mapora Karsten.).BacabiCama de aviárioCompostos orgânicosEsterco bovinoMudas de qualidadePalmeiraBacabaA produção de mudas de qualidade está relacionada ao nível de eficiência dos substratos, sendo essenciais em plantios de fruteiras perenes, como é o caso da palmeira bacabi (O. mapora). Entretanto, há carências de estudos que visem determinar o substrato ideal e sua eficiência na produção de mudas de bacabi. O objetivo deste trabalho foi avaliar substratos orgânicos no desenvolvimento de mudas dessa espécie. Foram utilizadas plântulas obtidas de sementes coletadas no banco de germoplasma de bacabas (Oenocarpus) da Embrapa Amazônia Oriental. As plântulas foram repicadas para sacos de polietileno preto, contendo três substratos: 100% de terriço, 75% de terriço+25% de esterco bovino e 60% de terriço+ 40% de cama de aviário. O delineamento utilizado foi o inteiramente ao acaso com três tratamentos e 20 repetições com parcela de uma muda. No período de doze meses foram avaliados, mensalmente: o número total de folhas (NTF), de folhas emitidas (NFE), o diâmetro do coleto (DC), taxa de sobrevivência (%), matéria fresca da parte aérea (MFPA) e do sistema radicular (MFR) e seca da parte aérea (MSPA) e do sistema radicular (MSR). Os caracteres foram submetidos à análise de variância e ao teste Tukey (p≤ 0,05). Os substratos diferiram para pelo menos um dos caracteres em seis avaliações. As maiores médias foram registradas nos substratos terriço e terriço+esterco bovino, principalmente nos caracteres NTF e DC. Para MFPA, MFR, MSPA e MSR o melhor substrato foi terriço+esterco. Portanto, o substrato terriço+esterco bovino promove o melhor desenvolvimento de mudas de bacabi.LUCÉLIA ROSA DE JESUS COSTA, UFRA; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; CAMILA PINTO BRANDÃO, UFRA.COSTA, L. R. de J.OLIVEIRA, M. do S. P. deBRANDÃO, C. P.2021-10-29T15:00:24Z2021-10-29T15:00:24Z2021-10-292021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleResearch, Society and Development, v. 10, n. 8, e12210817086, 2021.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/113571510.33448/rsd-v10i8.17086porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-10-29T15:00:33Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1135715Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-10-29T15:00:33falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-10-29T15:00:33Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Substratos orgânicos no desenvolvimento de mudas de bacabi (Oenocarpus mapora Karsten.).
title Substratos orgânicos no desenvolvimento de mudas de bacabi (Oenocarpus mapora Karsten.).
spellingShingle Substratos orgânicos no desenvolvimento de mudas de bacabi (Oenocarpus mapora Karsten.).
COSTA, L. R. de J.
Bacabi
Cama de aviário
Compostos orgânicos
Esterco bovino
Mudas de qualidade
Palmeira
Bacaba
title_short Substratos orgânicos no desenvolvimento de mudas de bacabi (Oenocarpus mapora Karsten.).
title_full Substratos orgânicos no desenvolvimento de mudas de bacabi (Oenocarpus mapora Karsten.).
title_fullStr Substratos orgânicos no desenvolvimento de mudas de bacabi (Oenocarpus mapora Karsten.).
title_full_unstemmed Substratos orgânicos no desenvolvimento de mudas de bacabi (Oenocarpus mapora Karsten.).
title_sort Substratos orgânicos no desenvolvimento de mudas de bacabi (Oenocarpus mapora Karsten.).
author COSTA, L. R. de J.
author_facet COSTA, L. R. de J.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
BRANDÃO, C. P.
author_role author
author2 OLIVEIRA, M. do S. P. de
BRANDÃO, C. P.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUCÉLIA ROSA DE JESUS COSTA, UFRA; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; CAMILA PINTO BRANDÃO, UFRA.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, L. R. de J.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
BRANDÃO, C. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Bacabi
Cama de aviário
Compostos orgânicos
Esterco bovino
Mudas de qualidade
Palmeira
Bacaba
topic Bacabi
Cama de aviário
Compostos orgânicos
Esterco bovino
Mudas de qualidade
Palmeira
Bacaba
description A produção de mudas de qualidade está relacionada ao nível de eficiência dos substratos, sendo essenciais em plantios de fruteiras perenes, como é o caso da palmeira bacabi (O. mapora). Entretanto, há carências de estudos que visem determinar o substrato ideal e sua eficiência na produção de mudas de bacabi. O objetivo deste trabalho foi avaliar substratos orgânicos no desenvolvimento de mudas dessa espécie. Foram utilizadas plântulas obtidas de sementes coletadas no banco de germoplasma de bacabas (Oenocarpus) da Embrapa Amazônia Oriental. As plântulas foram repicadas para sacos de polietileno preto, contendo três substratos: 100% de terriço, 75% de terriço+25% de esterco bovino e 60% de terriço+ 40% de cama de aviário. O delineamento utilizado foi o inteiramente ao acaso com três tratamentos e 20 repetições com parcela de uma muda. No período de doze meses foram avaliados, mensalmente: o número total de folhas (NTF), de folhas emitidas (NFE), o diâmetro do coleto (DC), taxa de sobrevivência (%), matéria fresca da parte aérea (MFPA) e do sistema radicular (MFR) e seca da parte aérea (MSPA) e do sistema radicular (MSR). Os caracteres foram submetidos à análise de variância e ao teste Tukey (p≤ 0,05). Os substratos diferiram para pelo menos um dos caracteres em seis avaliações. As maiores médias foram registradas nos substratos terriço e terriço+esterco bovino, principalmente nos caracteres NTF e DC. Para MFPA, MFR, MSPA e MSR o melhor substrato foi terriço+esterco. Portanto, o substrato terriço+esterco bovino promove o melhor desenvolvimento de mudas de bacabi.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-29T15:00:24Z
2021-10-29T15:00:24Z
2021-10-29
2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Research, Society and Development, v. 10, n. 8, e12210817086, 2021.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1135715
10.33448/rsd-v10i8.17086
identifier_str_mv Research, Society and Development, v. 10, n. 8, e12210817086, 2021.
10.33448/rsd-v10i8.17086
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1135715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503510992093184