Desempenho produtivo de sorgo sacarino cultivado em barragem subterrânea.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, A. R. de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: MELO, R. F. de, SANTOS, J. M. R. dos, TARDIN, F. D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1062671
Resumo: A região semiárida brasileira caracteriza-se por apresentar déficit hídrico acentuado, sendo este um fator limitante para a prática agrícola, caso não se adote tecnologias de convivência com a seca. Uma das tecnologias de captação e armazenamento da água da chuva é a barragem subterrânea, que mantém a umidade do solo por um período mais longo do que nas condições naturais. Nestes ambientes, é possível cultivar espécies que apresentem tolerância ao estresse hídrico com maior possibilidade de sucesso. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho produtivo de sorgo sacarino cultivado em barragem subterrânea na região semiárida. A pesquisa foi desenvolvida no Campo Experimental da Caatinga, pertencente à Embrapa Semiárido, Petrolina, PE. Plantas de sorgo sacarino, cultivar SF 15, foram plantadas em barragem subterrânea e em área referência em sistema tradicional de cultivo. Aos 110 dias após o plantio, em cada uma das condições de cultivo, foram avaliadas 60 plantas quanto às características biométricas (altura, diâmetro do colmo e número de folhas) e produtivas (biomassa fresca e seca da parte aérea, estimativa da produtividade e °brix) do sorgo sacarino. Os dados foram submetidos ao teste. Concluiu-se que o sorgo sacarino quando cultivado em barragem subterrânea apresenta maior desenvolvimento e maior produtividade se comparado ao cultivo fora da barragem.
id EMBR_3bb0fa6d9dcef65c8e46ae4399e109d3
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1062671
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desempenho produtivo de sorgo sacarino cultivado em barragem subterrânea.Convivência com a secaSemiáridoArmazenamento da águaÁgua de chuvaFamily farmingSorghumSorgoBarragem subterrâneaAgricultura familiarBiomassaSorghum BicolorA região semiárida brasileira caracteriza-se por apresentar déficit hídrico acentuado, sendo este um fator limitante para a prática agrícola, caso não se adote tecnologias de convivência com a seca. Uma das tecnologias de captação e armazenamento da água da chuva é a barragem subterrânea, que mantém a umidade do solo por um período mais longo do que nas condições naturais. Nestes ambientes, é possível cultivar espécies que apresentem tolerância ao estresse hídrico com maior possibilidade de sucesso. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho produtivo de sorgo sacarino cultivado em barragem subterrânea na região semiárida. A pesquisa foi desenvolvida no Campo Experimental da Caatinga, pertencente à Embrapa Semiárido, Petrolina, PE. Plantas de sorgo sacarino, cultivar SF 15, foram plantadas em barragem subterrânea e em área referência em sistema tradicional de cultivo. Aos 110 dias após o plantio, em cada uma das condições de cultivo, foram avaliadas 60 plantas quanto às características biométricas (altura, diâmetro do colmo e número de folhas) e produtivas (biomassa fresca e seca da parte aérea, estimativa da produtividade e °brix) do sorgo sacarino. Os dados foram submetidos ao teste. Concluiu-se que o sorgo sacarino quando cultivado em barragem subterrânea apresenta maior desenvolvimento e maior produtividade se comparado ao cultivo fora da barragem.ANDERSON RAMOS DE OLIVEIRA, CPATSA; ROSELI FREIRE DE MELO, CPATSA; JOÃO MARCOS RODRIGUES DOS SANTOS; FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS.OLIVEIRA, A. R. deMELO, R. F. deSANTOS, J. M. R. dosTARDIN, F. D.2017-02-03T11:11:11Z2017-02-03T11:11:11Z2017-02-0320162017-02-06T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Científica Intelletto, Venda Nova do Imigrante, ES, v. 2, n. 1, p. 103-111, 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1062671porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:08:01Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1062671Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:08:01falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:08:01Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho produtivo de sorgo sacarino cultivado em barragem subterrânea.
title Desempenho produtivo de sorgo sacarino cultivado em barragem subterrânea.
spellingShingle Desempenho produtivo de sorgo sacarino cultivado em barragem subterrânea.
OLIVEIRA, A. R. de
Convivência com a seca
Semiárido
Armazenamento da água
Água de chuva
Family farming
Sorghum
Sorgo
Barragem subterrânea
Agricultura familiar
Biomassa
Sorghum Bicolor
title_short Desempenho produtivo de sorgo sacarino cultivado em barragem subterrânea.
title_full Desempenho produtivo de sorgo sacarino cultivado em barragem subterrânea.
title_fullStr Desempenho produtivo de sorgo sacarino cultivado em barragem subterrânea.
title_full_unstemmed Desempenho produtivo de sorgo sacarino cultivado em barragem subterrânea.
title_sort Desempenho produtivo de sorgo sacarino cultivado em barragem subterrânea.
author OLIVEIRA, A. R. de
author_facet OLIVEIRA, A. R. de
MELO, R. F. de
SANTOS, J. M. R. dos
TARDIN, F. D.
author_role author
author2 MELO, R. F. de
SANTOS, J. M. R. dos
TARDIN, F. D.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANDERSON RAMOS DE OLIVEIRA, CPATSA; ROSELI FREIRE DE MELO, CPATSA; JOÃO MARCOS RODRIGUES DOS SANTOS; FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, A. R. de
MELO, R. F. de
SANTOS, J. M. R. dos
TARDIN, F. D.
dc.subject.por.fl_str_mv Convivência com a seca
Semiárido
Armazenamento da água
Água de chuva
Family farming
Sorghum
Sorgo
Barragem subterrânea
Agricultura familiar
Biomassa
Sorghum Bicolor
topic Convivência com a seca
Semiárido
Armazenamento da água
Água de chuva
Family farming
Sorghum
Sorgo
Barragem subterrânea
Agricultura familiar
Biomassa
Sorghum Bicolor
description A região semiárida brasileira caracteriza-se por apresentar déficit hídrico acentuado, sendo este um fator limitante para a prática agrícola, caso não se adote tecnologias de convivência com a seca. Uma das tecnologias de captação e armazenamento da água da chuva é a barragem subterrânea, que mantém a umidade do solo por um período mais longo do que nas condições naturais. Nestes ambientes, é possível cultivar espécies que apresentem tolerância ao estresse hídrico com maior possibilidade de sucesso. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho produtivo de sorgo sacarino cultivado em barragem subterrânea na região semiárida. A pesquisa foi desenvolvida no Campo Experimental da Caatinga, pertencente à Embrapa Semiárido, Petrolina, PE. Plantas de sorgo sacarino, cultivar SF 15, foram plantadas em barragem subterrânea e em área referência em sistema tradicional de cultivo. Aos 110 dias após o plantio, em cada uma das condições de cultivo, foram avaliadas 60 plantas quanto às características biométricas (altura, diâmetro do colmo e número de folhas) e produtivas (biomassa fresca e seca da parte aérea, estimativa da produtividade e °brix) do sorgo sacarino. Os dados foram submetidos ao teste. Concluiu-se que o sorgo sacarino quando cultivado em barragem subterrânea apresenta maior desenvolvimento e maior produtividade se comparado ao cultivo fora da barragem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-02-03T11:11:11Z
2017-02-03T11:11:11Z
2017-02-03
2017-02-06T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Científica Intelletto, Venda Nova do Imigrante, ES, v. 2, n. 1, p. 103-111, 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1062671
identifier_str_mv Revista Científica Intelletto, Venda Nova do Imigrante, ES, v. 2, n. 1, p. 103-111, 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1062671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503431864451072