Eficiência de inseticidas no controle de Eurhizococcus brasiliensis (Hemiptera: Margarodidae) na cultura da videira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOTTON, M.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: BERNARDI, D., EFROM, C. F. S., BARONIO, C. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/978715
Resumo: A pérola-da-terra Eurhizococcus brasiliensis (Hemiptera: Margarodidae) é uma das principais pragas da videira no Brasil. Neste trabalho foi avaliado o efeito dos inseticidas: imidacloprido (Premier 700 WG®), tiametoxam (Actara 250 WG®), spirotetramate (Movento 240 SC®), fipronil (Standak®) e azadiractina (Azamax®) no controle da cochonilha. Quatro experimentos foram conduzidos em áreas naturalmente infestadas pela praga, avaliando-se a eficiência de controle mediante a contagem dos insetos presentes nas raízes oito meses após o plantio. O fipronil (Standak®, 0.37 mL de i.a./planta) aplicado via solo reduziu em 100% a população da cochonilha quando comparado com o tratamento controle (testemunha), sendo equivalente ao imidacloprido e ao tiametoxam atualmente recomendados para o controle da espécie. A aplicação no solo da azadiractina (Azamax®, 0,24 mL de i.a./planta) e a pulverização foliar de spirotetramate (Movento 240 SC®, 24 mL de i.a./100L de água) reduziram a infestação da praga em aproximadamente 50 e 60%, respectivamente. Conclui-se que o inseticida fipronil é equivalente aos inseticidas neonicotinoides imidacloprido e tiametoxam e a azadiractina pode ser uma alternativa para a supressão da praga em vinhedos orgânicos.
id EMBR_3c9b1851eb054df6a55c919d9a7eeb1d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/978715
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Eficiência de inseticidas no controle de Eurhizococcus brasiliensis (Hemiptera: Margarodidae) na cultura da videira.AzadiractinaImidaclopridoSpirotetramateTiametoxamPérola-da-terraViticulturaUvaPraga de plantaControle químicofipronilA pérola-da-terra Eurhizococcus brasiliensis (Hemiptera: Margarodidae) é uma das principais pragas da videira no Brasil. Neste trabalho foi avaliado o efeito dos inseticidas: imidacloprido (Premier 700 WG®), tiametoxam (Actara 250 WG®), spirotetramate (Movento 240 SC®), fipronil (Standak®) e azadiractina (Azamax®) no controle da cochonilha. Quatro experimentos foram conduzidos em áreas naturalmente infestadas pela praga, avaliando-se a eficiência de controle mediante a contagem dos insetos presentes nas raízes oito meses após o plantio. O fipronil (Standak®, 0.37 mL de i.a./planta) aplicado via solo reduziu em 100% a população da cochonilha quando comparado com o tratamento controle (testemunha), sendo equivalente ao imidacloprido e ao tiametoxam atualmente recomendados para o controle da espécie. A aplicação no solo da azadiractina (Azamax®, 0,24 mL de i.a./planta) e a pulverização foliar de spirotetramate (Movento 240 SC®, 24 mL de i.a./100L de água) reduziram a infestação da praga em aproximadamente 50 e 60%, respectivamente. Conclui-se que o inseticida fipronil é equivalente aos inseticidas neonicotinoides imidacloprido e tiametoxam e a azadiractina pode ser uma alternativa para a supressão da praga em vinhedos orgânicos.MARCOS BOTTON, CNPUV; Daniel Bernardi, USP/ESALQ; Caio F. S. Efrom, FEPAGRO; Cleber A. Baronio, UFPEL.BOTTON, M.BERNARDI, D.EFROM, C. F. S.BARONIO, C. A.2016-02-23T06:49:56Z2016-02-23T06:49:56Z2014-02-0520132016-02-23T06:49:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBioAssay, Piracicaba, v. 8, n. 5, p. 1-5, 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/978715porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:05:16Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/978715Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:05:16falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:05:16Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficiência de inseticidas no controle de Eurhizococcus brasiliensis (Hemiptera: Margarodidae) na cultura da videira.
title Eficiência de inseticidas no controle de Eurhizococcus brasiliensis (Hemiptera: Margarodidae) na cultura da videira.
spellingShingle Eficiência de inseticidas no controle de Eurhizococcus brasiliensis (Hemiptera: Margarodidae) na cultura da videira.
BOTTON, M.
Azadiractina
Imidacloprido
Spirotetramate
Tiametoxam
Pérola-da-terra
Viticultura
Uva
Praga de planta
Controle químico
fipronil
title_short Eficiência de inseticidas no controle de Eurhizococcus brasiliensis (Hemiptera: Margarodidae) na cultura da videira.
title_full Eficiência de inseticidas no controle de Eurhizococcus brasiliensis (Hemiptera: Margarodidae) na cultura da videira.
title_fullStr Eficiência de inseticidas no controle de Eurhizococcus brasiliensis (Hemiptera: Margarodidae) na cultura da videira.
title_full_unstemmed Eficiência de inseticidas no controle de Eurhizococcus brasiliensis (Hemiptera: Margarodidae) na cultura da videira.
title_sort Eficiência de inseticidas no controle de Eurhizococcus brasiliensis (Hemiptera: Margarodidae) na cultura da videira.
author BOTTON, M.
author_facet BOTTON, M.
BERNARDI, D.
EFROM, C. F. S.
BARONIO, C. A.
author_role author
author2 BERNARDI, D.
EFROM, C. F. S.
BARONIO, C. A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCOS BOTTON, CNPUV; Daniel Bernardi, USP/ESALQ; Caio F. S. Efrom, FEPAGRO; Cleber A. Baronio, UFPEL.
dc.contributor.author.fl_str_mv BOTTON, M.
BERNARDI, D.
EFROM, C. F. S.
BARONIO, C. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Azadiractina
Imidacloprido
Spirotetramate
Tiametoxam
Pérola-da-terra
Viticultura
Uva
Praga de planta
Controle químico
fipronil
topic Azadiractina
Imidacloprido
Spirotetramate
Tiametoxam
Pérola-da-terra
Viticultura
Uva
Praga de planta
Controle químico
fipronil
description A pérola-da-terra Eurhizococcus brasiliensis (Hemiptera: Margarodidae) é uma das principais pragas da videira no Brasil. Neste trabalho foi avaliado o efeito dos inseticidas: imidacloprido (Premier 700 WG®), tiametoxam (Actara 250 WG®), spirotetramate (Movento 240 SC®), fipronil (Standak®) e azadiractina (Azamax®) no controle da cochonilha. Quatro experimentos foram conduzidos em áreas naturalmente infestadas pela praga, avaliando-se a eficiência de controle mediante a contagem dos insetos presentes nas raízes oito meses após o plantio. O fipronil (Standak®, 0.37 mL de i.a./planta) aplicado via solo reduziu em 100% a população da cochonilha quando comparado com o tratamento controle (testemunha), sendo equivalente ao imidacloprido e ao tiametoxam atualmente recomendados para o controle da espécie. A aplicação no solo da azadiractina (Azamax®, 0,24 mL de i.a./planta) e a pulverização foliar de spirotetramate (Movento 240 SC®, 24 mL de i.a./100L de água) reduziram a infestação da praga em aproximadamente 50 e 60%, respectivamente. Conclui-se que o inseticida fipronil é equivalente aos inseticidas neonicotinoides imidacloprido e tiametoxam e a azadiractina pode ser uma alternativa para a supressão da praga em vinhedos orgânicos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-02-05
2016-02-23T06:49:56Z
2016-02-23T06:49:56Z
2016-02-23T06:49:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BioAssay, Piracicaba, v. 8, n. 5, p. 1-5, 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/978715
identifier_str_mv BioAssay, Piracicaba, v. 8, n. 5, p. 1-5, 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/978715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503418576896000