Associativismo e mercados locais: estratégias de resistência de agricultores urbanos da zona oeste do Rio de Janeiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, L. A.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: ABREU, L. S. de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1128942
Resumo: Resumo: A Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro foi, por muitos anos, a principal responsável pelo fornecimento de gêneros alimentícios à capital. Com a intensa urbanização, a região vem sofrendo pressões e se transformando, entretanto, há produtores rurais familiares que resistem ao processo. Este trabalho desenvolveu-se a partir da experiência de um grupo de produtores da Associação de Agricultores Orgânicos de Vargem Grande. O objetivo é compreender em que medida o fortalecimento de ações coletivas, contribui para a reprodução social e cultural desses agricultores. Descrevemos o contexto da região, os atores da pesquisa, as condições da experiência e, por fim, benefícios e dificuldades relativas ao processo de organização para a venda em circuitos curtos. A pesquisa adota abordagem qualitativa da sociologia compreensiva, através de entrevistas orais e observação participante. Concluímos que a lógica social que organiza as estratégias dos produtores se desenvolve, principalmente, pela capacidade de cooperação do grupo em torno de objetivos comuns, fruto da experiência social associada à venda direta para o consumidor.
id EMBR_4440fb5ee297af5b5a8c4937717d6fcb
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1128942
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Associativismo e mercados locais: estratégias de resistência de agricultores urbanos da zona oeste do Rio de Janeiro.AgroecologiaCircuitos curtosReprodução socialOrganização socialAgricultura FamiliarAgricultura OrgânicaComercializaçãoAgroecologyOrganic foodsCommercializationResumo: A Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro foi, por muitos anos, a principal responsável pelo fornecimento de gêneros alimentícios à capital. Com a intensa urbanização, a região vem sofrendo pressões e se transformando, entretanto, há produtores rurais familiares que resistem ao processo. Este trabalho desenvolveu-se a partir da experiência de um grupo de produtores da Associação de Agricultores Orgânicos de Vargem Grande. O objetivo é compreender em que medida o fortalecimento de ações coletivas, contribui para a reprodução social e cultural desses agricultores. Descrevemos o contexto da região, os atores da pesquisa, as condições da experiência e, por fim, benefícios e dificuldades relativas ao processo de organização para a venda em circuitos curtos. A pesquisa adota abordagem qualitativa da sociologia compreensiva, através de entrevistas orais e observação participante. Concluímos que a lógica social que organiza as estratégias dos produtores se desenvolve, principalmente, pela capacidade de cooperação do grupo em torno de objetivos comuns, fruto da experiência social associada à venda direta para o consumidor.LARA ANGELO OLIVEIRA; LUCIMAR SANTIAGO DE ABREU, CNPMA.OLIVEIRA, L. A.ABREU, L. S. de2021-01-05T09:04:20Z2021-01-05T09:04:20Z2021-01-042020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 79-83.In: AGROECOLOGIA em foco. Belo Horizonte, MG: Poisson, 2020. vol. 4.978-65-86127-56-0http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1128942porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-01-05T09:04:26Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1128942Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-01-05T09:04:26falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-01-05T09:04:26Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Associativismo e mercados locais: estratégias de resistência de agricultores urbanos da zona oeste do Rio de Janeiro.
title Associativismo e mercados locais: estratégias de resistência de agricultores urbanos da zona oeste do Rio de Janeiro.
spellingShingle Associativismo e mercados locais: estratégias de resistência de agricultores urbanos da zona oeste do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, L. A.
Agroecologia
Circuitos curtos
Reprodução social
Organização social
Agricultura Familiar
Agricultura Orgânica
Comercialização
Agroecology
Organic foods
Commercialization
title_short Associativismo e mercados locais: estratégias de resistência de agricultores urbanos da zona oeste do Rio de Janeiro.
title_full Associativismo e mercados locais: estratégias de resistência de agricultores urbanos da zona oeste do Rio de Janeiro.
title_fullStr Associativismo e mercados locais: estratégias de resistência de agricultores urbanos da zona oeste do Rio de Janeiro.
title_full_unstemmed Associativismo e mercados locais: estratégias de resistência de agricultores urbanos da zona oeste do Rio de Janeiro.
title_sort Associativismo e mercados locais: estratégias de resistência de agricultores urbanos da zona oeste do Rio de Janeiro.
author OLIVEIRA, L. A.
author_facet OLIVEIRA, L. A.
ABREU, L. S. de
author_role author
author2 ABREU, L. S. de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LARA ANGELO OLIVEIRA; LUCIMAR SANTIAGO DE ABREU, CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, L. A.
ABREU, L. S. de
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecologia
Circuitos curtos
Reprodução social
Organização social
Agricultura Familiar
Agricultura Orgânica
Comercialização
Agroecology
Organic foods
Commercialization
topic Agroecologia
Circuitos curtos
Reprodução social
Organização social
Agricultura Familiar
Agricultura Orgânica
Comercialização
Agroecology
Organic foods
Commercialization
description Resumo: A Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro foi, por muitos anos, a principal responsável pelo fornecimento de gêneros alimentícios à capital. Com a intensa urbanização, a região vem sofrendo pressões e se transformando, entretanto, há produtores rurais familiares que resistem ao processo. Este trabalho desenvolveu-se a partir da experiência de um grupo de produtores da Associação de Agricultores Orgânicos de Vargem Grande. O objetivo é compreender em que medida o fortalecimento de ações coletivas, contribui para a reprodução social e cultural desses agricultores. Descrevemos o contexto da região, os atores da pesquisa, as condições da experiência e, por fim, benefícios e dificuldades relativas ao processo de organização para a venda em circuitos curtos. A pesquisa adota abordagem qualitativa da sociologia compreensiva, através de entrevistas orais e observação participante. Concluímos que a lógica social que organiza as estratégias dos produtores se desenvolve, principalmente, pela capacidade de cooperação do grupo em torno de objetivos comuns, fruto da experiência social associada à venda direta para o consumidor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-01-05T09:04:20Z
2021-01-05T09:04:20Z
2021-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: AGROECOLOGIA em foco. Belo Horizonte, MG: Poisson, 2020. vol. 4.
978-65-86127-56-0
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1128942
identifier_str_mv In: AGROECOLOGIA em foco. Belo Horizonte, MG: Poisson, 2020. vol. 4.
978-65-86127-56-0
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1128942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 79-83.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503500719194112