Respostas fisiológicas de jeju (Hoplerythrinus unitaeniatus) expostos ao ar atmosférico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIANO, W. dos S.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: OBA, E. T., SANTOS, L. R. B., FERNADES, M. N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/353285
Resumo: As respostas fisiológicas de jeju (Hoplerythrinus unitaeniatusy à exposição ao ar foram analisadas após I, 6 e 12 horas de exposição ao ar e I e 6 horas após o retomo ao ambiente aquático. As concentrações plasmáticas de cortisol e glicose foram significativamente maiores que as do grupo controle em I, 6 e 12 horas de exposição ao ar, respectivamente. Desequilíbrio iõnico e ácido-base durante exposição aérea foram evidenciados pela redução de Na+ e K+ plasmáticos e do pH com subsequente restauração do equilíbrio ácido-base quando o animal retomou ao meio aquático. Acúmulo de amônia foi observado em todos os grupos experimentais e aumentou progressivamente durante a exposição ao ar. Durante recuperação em meio aquático, a amônia foi significativamente maior que a do grupo controle. A concentração de lactato foi significativamente maior apenas após 1 hora de recuperação em meio aquático, enquanto o piruvato aumentou após 6 horas de recuperação no meio aquático. O hematócrito, o número de eritrócitos, a concentração de hemoglobina e a concentração de hemoglobina corpuscular média aumentaram significativamente nos animais expostos ao ar atmosférico. A exposição ao ar atmosférico pode ser caracterizada como um agente estressor para H. unitaeniatus e implica ajustes fisiológicos para manter a transferência do O2 atmosférico para os tecidos e a homeostase e mobilização de energia.
id EMBR_467601eaaa620ddc62b0b5a0b4ea023d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/353285
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Respostas fisiológicas de jeju (Hoplerythrinus unitaeniatus) expostos ao ar atmosférico.EstresseIntermediários metabólicosVariáveis hematológicasGlicosecortisolAs respostas fisiológicas de jeju (Hoplerythrinus unitaeniatusy à exposição ao ar foram analisadas após I, 6 e 12 horas de exposição ao ar e I e 6 horas após o retomo ao ambiente aquático. As concentrações plasmáticas de cortisol e glicose foram significativamente maiores que as do grupo controle em I, 6 e 12 horas de exposição ao ar, respectivamente. Desequilíbrio iõnico e ácido-base durante exposição aérea foram evidenciados pela redução de Na+ e K+ plasmáticos e do pH com subsequente restauração do equilíbrio ácido-base quando o animal retomou ao meio aquático. Acúmulo de amônia foi observado em todos os grupos experimentais e aumentou progressivamente durante a exposição ao ar. Durante recuperação em meio aquático, a amônia foi significativamente maior que a do grupo controle. A concentração de lactato foi significativamente maior apenas após 1 hora de recuperação em meio aquático, enquanto o piruvato aumentou após 6 horas de recuperação no meio aquático. O hematócrito, o número de eritrócitos, a concentração de hemoglobina e a concentração de hemoglobina corpuscular média aumentaram significativamente nos animais expostos ao ar atmosférico. A exposição ao ar atmosférico pode ser caracterizada como um agente estressor para H. unitaeniatus e implica ajustes fisiológicos para manter a transferência do O2 atmosférico para os tecidos e a homeostase e mobilização de energia.WAGNER DOS SANTOS MARIANO, Faculdades AnhangueraELIANE TIE OBA YOSHIOKA, CPAF-APLAILA ROMAGUEIRA BICHARA SANTOS, Universidade de São PauloMARISA NARCISO FERNANDES, Universidade Federal de São Carlos.MARIANO, W. dos S.OBA, E. T.SANTOS, L. R. B.FERNADES, M. N.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2009-04-0220092014-11-12T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v. 10, n. 1, p. 210-223, jan./mar. 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/353285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:52:04Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/353285Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:52:04falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:52:04Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Respostas fisiológicas de jeju (Hoplerythrinus unitaeniatus) expostos ao ar atmosférico.
title Respostas fisiológicas de jeju (Hoplerythrinus unitaeniatus) expostos ao ar atmosférico.
spellingShingle Respostas fisiológicas de jeju (Hoplerythrinus unitaeniatus) expostos ao ar atmosférico.
MARIANO, W. dos S.
Estresse
Intermediários metabólicos
Variáveis hematológicas
Glicose
cortisol
title_short Respostas fisiológicas de jeju (Hoplerythrinus unitaeniatus) expostos ao ar atmosférico.
title_full Respostas fisiológicas de jeju (Hoplerythrinus unitaeniatus) expostos ao ar atmosférico.
title_fullStr Respostas fisiológicas de jeju (Hoplerythrinus unitaeniatus) expostos ao ar atmosférico.
title_full_unstemmed Respostas fisiológicas de jeju (Hoplerythrinus unitaeniatus) expostos ao ar atmosférico.
title_sort Respostas fisiológicas de jeju (Hoplerythrinus unitaeniatus) expostos ao ar atmosférico.
author MARIANO, W. dos S.
author_facet MARIANO, W. dos S.
OBA, E. T.
SANTOS, L. R. B.
FERNADES, M. N.
author_role author
author2 OBA, E. T.
SANTOS, L. R. B.
FERNADES, M. N.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv WAGNER DOS SANTOS MARIANO, Faculdades Anhanguera
ELIANE TIE OBA YOSHIOKA, CPAF-AP
LAILA ROMAGUEIRA BICHARA SANTOS, Universidade de São Paulo
MARISA NARCISO FERNANDES, Universidade Federal de São Carlos.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIANO, W. dos S.
OBA, E. T.
SANTOS, L. R. B.
FERNADES, M. N.
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse
Intermediários metabólicos
Variáveis hematológicas
Glicose
cortisol
topic Estresse
Intermediários metabólicos
Variáveis hematológicas
Glicose
cortisol
description As respostas fisiológicas de jeju (Hoplerythrinus unitaeniatusy à exposição ao ar foram analisadas após I, 6 e 12 horas de exposição ao ar e I e 6 horas após o retomo ao ambiente aquático. As concentrações plasmáticas de cortisol e glicose foram significativamente maiores que as do grupo controle em I, 6 e 12 horas de exposição ao ar, respectivamente. Desequilíbrio iõnico e ácido-base durante exposição aérea foram evidenciados pela redução de Na+ e K+ plasmáticos e do pH com subsequente restauração do equilíbrio ácido-base quando o animal retomou ao meio aquático. Acúmulo de amônia foi observado em todos os grupos experimentais e aumentou progressivamente durante a exposição ao ar. Durante recuperação em meio aquático, a amônia foi significativamente maior que a do grupo controle. A concentração de lactato foi significativamente maior apenas após 1 hora de recuperação em meio aquático, enquanto o piruvato aumentou após 6 horas de recuperação no meio aquático. O hematócrito, o número de eritrócitos, a concentração de hemoglobina e a concentração de hemoglobina corpuscular média aumentaram significativamente nos animais expostos ao ar atmosférico. A exposição ao ar atmosférico pode ser caracterizada como um agente estressor para H. unitaeniatus e implica ajustes fisiológicos para manter a transferência do O2 atmosférico para os tecidos e a homeostase e mobilização de energia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-02
2009
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2014-11-12T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v. 10, n. 1, p. 210-223, jan./mar. 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/353285
identifier_str_mv Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v. 10, n. 1, p. 210-223, jan./mar. 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/353285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503370369662976