Potencial de uso agrícola de biossólido oriundo de estação de tratamento de esgoto, Petrolina (PE).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, J. S.
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: AMORIM, M. C. C. de, OLSZEVSKI, N., SILVA, P. T. de S. e, PAIVA, M. V. C., DONZELI, V. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161415
Resumo: O uso agrícola do biossólido é considerado uma alternativa à problemática ambiental ocasionada pelo lodo gerado no tratamento biológico do esgoto doméstico ou sanitário. Esse resíduo pode promover economia na aquisição de fertilizantes por ser um condicionador do solo e possuir nutrientes essenciais ao desenvolvimento vegetal. Seguir a regulamentação vigente no país é condição determinante para viabilizar esse reaproveitamento. Assim, o trabalho teve como objetivo avaliar o potencial do biossólido proveniente de reator anaeróbio de fluxo ascendente para reúso na agricultura, após estabilização e higienização com óxido de cálcio, comparando os resultados de sua caracterização com o preconizado pelos critérios de qualidade estabelecidos por normas brasileiras vigentes. O biossólido atendeu às exigências da Resolução número 498/2020 do Conselho Nacional do Meio Ambiente para aplicação na agricultura. O resíduo não atendeu aos limites de tolerância para os elementos níquel, cobre, zinco, ferro e manganês estabelecidos pela Instrução Normativa nº 25 de 2009 do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O biossólido pode ser utilizado para fins de condicionamento físico e fertilização do solo/substrato, contribuindo para minimização de impactos ambientais provenientes de um possível descarte inadequado.
id EMBR_47bb1efc37413a6632d06e12dbf2d10c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1161415
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Potencial de uso agrícola de biossólido oriundo de estação de tratamento de esgoto, Petrolina (PE).Fertilizante orgânicoLodo de esgotoReúso da águaResíduo urbanoBiossólidoTratamento de EsgotoMeio AmbientePoluição AmbientalPoluição da ÁguaAdubo de EsgotoOrganic fertilizersSewage sludgeWater reuseO uso agrícola do biossólido é considerado uma alternativa à problemática ambiental ocasionada pelo lodo gerado no tratamento biológico do esgoto doméstico ou sanitário. Esse resíduo pode promover economia na aquisição de fertilizantes por ser um condicionador do solo e possuir nutrientes essenciais ao desenvolvimento vegetal. Seguir a regulamentação vigente no país é condição determinante para viabilizar esse reaproveitamento. Assim, o trabalho teve como objetivo avaliar o potencial do biossólido proveniente de reator anaeróbio de fluxo ascendente para reúso na agricultura, após estabilização e higienização com óxido de cálcio, comparando os resultados de sua caracterização com o preconizado pelos critérios de qualidade estabelecidos por normas brasileiras vigentes. O biossólido atendeu às exigências da Resolução número 498/2020 do Conselho Nacional do Meio Ambiente para aplicação na agricultura. O resíduo não atendeu aos limites de tolerância para os elementos níquel, cobre, zinco, ferro e manganês estabelecidos pela Instrução Normativa nº 25 de 2009 do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O biossólido pode ser utilizado para fins de condicionamento físico e fertilização do solo/substrato, contribuindo para minimização de impactos ambientais provenientes de um possível descarte inadequado.JANIELLE SOUZA PEREIRA, Mestranda da Universidade Federal de Lavras; MIRIAM CLEIDE CAVALCANTE DE AMORIM, Univasf; NELCI OLSZEVSKI, Univasf; PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA, CPATSA; MARCELLA VIANNA CABRAL PAIVA, Compesa; VANESSA POLON DONZELI, Univasf.PEREIRA, J. S.AMORIM, M. C. C. deOLSZEVSKI, N.SILVA, P. T. de S. ePAIVA, M. V. C.DONZELI, V. P.2024-01-29T14:32:53Z2024-01-29T14:32:53Z2024-01-292023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista em Agronegócio e Meio Ambiente, v. 16, n. 4, e11698, 2023.2176-9168http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/116141510.17765/2176-9168.2023v16n4e11698porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2024-01-29T14:32:53Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1161415Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542024-01-29T14:32:53falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542024-01-29T14:32:53Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencial de uso agrícola de biossólido oriundo de estação de tratamento de esgoto, Petrolina (PE).
title Potencial de uso agrícola de biossólido oriundo de estação de tratamento de esgoto, Petrolina (PE).
spellingShingle Potencial de uso agrícola de biossólido oriundo de estação de tratamento de esgoto, Petrolina (PE).
PEREIRA, J. S.
Fertilizante orgânico
Lodo de esgoto
Reúso da água
Resíduo urbano
Biossólido
Tratamento de Esgoto
Meio Ambiente
Poluição Ambiental
Poluição da Água
Adubo de Esgoto
Organic fertilizers
Sewage sludge
Water reuse
title_short Potencial de uso agrícola de biossólido oriundo de estação de tratamento de esgoto, Petrolina (PE).
title_full Potencial de uso agrícola de biossólido oriundo de estação de tratamento de esgoto, Petrolina (PE).
title_fullStr Potencial de uso agrícola de biossólido oriundo de estação de tratamento de esgoto, Petrolina (PE).
title_full_unstemmed Potencial de uso agrícola de biossólido oriundo de estação de tratamento de esgoto, Petrolina (PE).
title_sort Potencial de uso agrícola de biossólido oriundo de estação de tratamento de esgoto, Petrolina (PE).
author PEREIRA, J. S.
author_facet PEREIRA, J. S.
AMORIM, M. C. C. de
OLSZEVSKI, N.
SILVA, P. T. de S. e
PAIVA, M. V. C.
DONZELI, V. P.
author_role author
author2 AMORIM, M. C. C. de
OLSZEVSKI, N.
SILVA, P. T. de S. e
PAIVA, M. V. C.
DONZELI, V. P.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JANIELLE SOUZA PEREIRA, Mestranda da Universidade Federal de Lavras; MIRIAM CLEIDE CAVALCANTE DE AMORIM, Univasf; NELCI OLSZEVSKI, Univasf; PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA, CPATSA; MARCELLA VIANNA CABRAL PAIVA, Compesa; VANESSA POLON DONZELI, Univasf.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, J. S.
AMORIM, M. C. C. de
OLSZEVSKI, N.
SILVA, P. T. de S. e
PAIVA, M. V. C.
DONZELI, V. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Fertilizante orgânico
Lodo de esgoto
Reúso da água
Resíduo urbano
Biossólido
Tratamento de Esgoto
Meio Ambiente
Poluição Ambiental
Poluição da Água
Adubo de Esgoto
Organic fertilizers
Sewage sludge
Water reuse
topic Fertilizante orgânico
Lodo de esgoto
Reúso da água
Resíduo urbano
Biossólido
Tratamento de Esgoto
Meio Ambiente
Poluição Ambiental
Poluição da Água
Adubo de Esgoto
Organic fertilizers
Sewage sludge
Water reuse
description O uso agrícola do biossólido é considerado uma alternativa à problemática ambiental ocasionada pelo lodo gerado no tratamento biológico do esgoto doméstico ou sanitário. Esse resíduo pode promover economia na aquisição de fertilizantes por ser um condicionador do solo e possuir nutrientes essenciais ao desenvolvimento vegetal. Seguir a regulamentação vigente no país é condição determinante para viabilizar esse reaproveitamento. Assim, o trabalho teve como objetivo avaliar o potencial do biossólido proveniente de reator anaeróbio de fluxo ascendente para reúso na agricultura, após estabilização e higienização com óxido de cálcio, comparando os resultados de sua caracterização com o preconizado pelos critérios de qualidade estabelecidos por normas brasileiras vigentes. O biossólido atendeu às exigências da Resolução número 498/2020 do Conselho Nacional do Meio Ambiente para aplicação na agricultura. O resíduo não atendeu aos limites de tolerância para os elementos níquel, cobre, zinco, ferro e manganês estabelecidos pela Instrução Normativa nº 25 de 2009 do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O biossólido pode ser utilizado para fins de condicionamento físico e fertilização do solo/substrato, contribuindo para minimização de impactos ambientais provenientes de um possível descarte inadequado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-01-29T14:32:53Z
2024-01-29T14:32:53Z
2024-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, v. 16, n. 4, e11698, 2023.
2176-9168
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161415
10.17765/2176-9168.2023v16n4e11698
identifier_str_mv Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, v. 16, n. 4, e11698, 2023.
2176-9168
10.17765/2176-9168.2023v16n4e11698
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1161415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503556843175936