Teor de carotenoides de três variedades de batata-doce (Ipomoea batatas L.) cultivadas sob sistemas de produção orgânico e convencional.

Bibliographic Details
Main Author: COELHO, M. S.
Publication Date: 2018
Other Authors: GUERRA, J. G. M., ESPINDOLA, J. A. A., PACHECO, S., BORGUINI, R. G., GODOY, R. L. de O.
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Download full: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097553
Summary: A batata-doce é um alimento nutritivo, de fácil cultivo, com variedades ricas em β-caroteno, pró-vitamina A, com potencial para corrigir hipovitaminose A, causa de cegueira e mortalidade em populações carentes. Estudos relacionam o sistema orgânico de cultivo com o aumento de carotenoides em vegetais comparados àqueles de sistema de cultivo convencional. Com o objetivo de investigar a relação entre os sistemas orgânico e convencional com o teor de carotenoides, este trabalho cultivou três variedades de batata-doce, Rosinha de Verdan, IAPAR 69, e uma variedade de polpa amarelada (adquirida de produtor de Cachoeiras de Macacu, RJ, Brasil) e avaliou o teor de carotenoides totais de cada variedade nos dois sistemas. Os teores de carotenoides foram mais altos nas batatas-doces orgânicas, embora a incidência de broca-da-raiz maior, o que pode ter acarretado o aumento desses compostos do metabolismo secundário da planta, devido ao estresse causado pela praga ou outros fatores edafoclimáticos.
id EMBR_49ca08d9f91ff8c397994df7f822cc53
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1097553
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Teor de carotenoides de três variedades de batata-doce (Ipomoea batatas L.) cultivadas sob sistemas de produção orgânico e convencional.Cultivo orgânicoCultivo convencionalBeta carotenoA batata-doce é um alimento nutritivo, de fácil cultivo, com variedades ricas em β-caroteno, pró-vitamina A, com potencial para corrigir hipovitaminose A, causa de cegueira e mortalidade em populações carentes. Estudos relacionam o sistema orgânico de cultivo com o aumento de carotenoides em vegetais comparados àqueles de sistema de cultivo convencional. Com o objetivo de investigar a relação entre os sistemas orgânico e convencional com o teor de carotenoides, este trabalho cultivou três variedades de batata-doce, Rosinha de Verdan, IAPAR 69, e uma variedade de polpa amarelada (adquirida de produtor de Cachoeiras de Macacu, RJ, Brasil) e avaliou o teor de carotenoides totais de cada variedade nos dois sistemas. Os teores de carotenoides foram mais altos nas batatas-doces orgânicas, embora a incidência de broca-da-raiz maior, o que pode ter acarretado o aumento desses compostos do metabolismo secundário da planta, devido ao estresse causado pela praga ou outros fatores edafoclimáticos.ANAIS CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE AGROECOLOGIA, 6.; CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 10.; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO, 5., 2017, Brasília, DF. Agroecologia na transformação dos sistemas agroalimentares na América Latina: memórias, saberes e caminhos para o bem viver: anais. Brasília, DF: Associação Brasileira de Agroecologia, 2017. Apresentado também no CONGRESSO LATINO-AMERICANO, 6.; CONGRESSO BRASILEIRO, 10.; SEMINÁRIO DO DF E ENTORNO, 5., 2017, Brasília, DF. Agroecologia. Brasília, DF, 2017.MONALISA SANTANA COELHO DE JESUS, CTAA; JOSE GUILHERME MARINHO GUERRA, CNPAB; JOSE ANTONIO AZEVEDO ESPINDOLA, CNPAB; SIDNEY PACHECO, CTAA; RENATA GALHARDO BORGUINI, CTAA; RONOEL LUIZ DE OLIVEIRA GODOY, CTAA.COELHO, M. S.GUERRA, J. G. M.ESPINDOLA, J. A. A.PACHECO, S.BORGUINI, R. G.GODOY, R. L. de O.2018-10-18T01:04:31Z2018-10-18T01:04:31Z2018-10-1620182018-12-07T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, p. 1-7, Jul. 2018.2236-7934http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-10-18T01:04:38Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1097553Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-10-18T01:04:38falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-10-18T01:04:38Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Teor de carotenoides de três variedades de batata-doce (Ipomoea batatas L.) cultivadas sob sistemas de produção orgânico e convencional.
title Teor de carotenoides de três variedades de batata-doce (Ipomoea batatas L.) cultivadas sob sistemas de produção orgânico e convencional.
spellingShingle Teor de carotenoides de três variedades de batata-doce (Ipomoea batatas L.) cultivadas sob sistemas de produção orgânico e convencional.
COELHO, M. S.
Cultivo orgânico
Cultivo convencional
Beta caroteno
title_short Teor de carotenoides de três variedades de batata-doce (Ipomoea batatas L.) cultivadas sob sistemas de produção orgânico e convencional.
title_full Teor de carotenoides de três variedades de batata-doce (Ipomoea batatas L.) cultivadas sob sistemas de produção orgânico e convencional.
title_fullStr Teor de carotenoides de três variedades de batata-doce (Ipomoea batatas L.) cultivadas sob sistemas de produção orgânico e convencional.
title_full_unstemmed Teor de carotenoides de três variedades de batata-doce (Ipomoea batatas L.) cultivadas sob sistemas de produção orgânico e convencional.
title_sort Teor de carotenoides de três variedades de batata-doce (Ipomoea batatas L.) cultivadas sob sistemas de produção orgânico e convencional.
author COELHO, M. S.
author_facet COELHO, M. S.
GUERRA, J. G. M.
ESPINDOLA, J. A. A.
PACHECO, S.
BORGUINI, R. G.
GODOY, R. L. de O.
author_role author
author2 GUERRA, J. G. M.
ESPINDOLA, J. A. A.
PACHECO, S.
BORGUINI, R. G.
GODOY, R. L. de O.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MONALISA SANTANA COELHO DE JESUS, CTAA; JOSE GUILHERME MARINHO GUERRA, CNPAB; JOSE ANTONIO AZEVEDO ESPINDOLA, CNPAB; SIDNEY PACHECO, CTAA; RENATA GALHARDO BORGUINI, CTAA; RONOEL LUIZ DE OLIVEIRA GODOY, CTAA.
dc.contributor.author.fl_str_mv COELHO, M. S.
GUERRA, J. G. M.
ESPINDOLA, J. A. A.
PACHECO, S.
BORGUINI, R. G.
GODOY, R. L. de O.
dc.subject.por.fl_str_mv Cultivo orgânico
Cultivo convencional
Beta caroteno
topic Cultivo orgânico
Cultivo convencional
Beta caroteno
description A batata-doce é um alimento nutritivo, de fácil cultivo, com variedades ricas em β-caroteno, pró-vitamina A, com potencial para corrigir hipovitaminose A, causa de cegueira e mortalidade em populações carentes. Estudos relacionam o sistema orgânico de cultivo com o aumento de carotenoides em vegetais comparados àqueles de sistema de cultivo convencional. Com o objetivo de investigar a relação entre os sistemas orgânico e convencional com o teor de carotenoides, este trabalho cultivou três variedades de batata-doce, Rosinha de Verdan, IAPAR 69, e uma variedade de polpa amarelada (adquirida de produtor de Cachoeiras de Macacu, RJ, Brasil) e avaliou o teor de carotenoides totais de cada variedade nos dois sistemas. Os teores de carotenoides foram mais altos nas batatas-doces orgânicas, embora a incidência de broca-da-raiz maior, o que pode ter acarretado o aumento desses compostos do metabolismo secundário da planta, devido ao estresse causado pela praga ou outros fatores edafoclimáticos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-18T01:04:31Z
2018-10-18T01:04:31Z
2018-10-16
2018
2018-12-07T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, p. 1-7, Jul. 2018.
2236-7934
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097553
identifier_str_mv Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, p. 1-7, Jul. 2018.
2236-7934
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503463733821440