Diferentes modelos digitais de elevação na caracterização física da bacia hidrográfica do Rio Nandico, MT, Brasil.

Bibliographic Details
Main Author: SILVA, C. R. P.
Publication Date: 2015
Other Authors: DEMARQUI, E. N., TERRA, F. A., MINGOTI, R., SOUZA, A. P.
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Download full: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1038032
Summary: O uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) tem contribuído nos estudo de bacias hidrográficas por meio da automatização do processo de delineamento de bacia hidrográfica e modelos hidrológicos. O surgimento dos métodos de processamento de Modelos Digitais de Elevação (MDE) tem permitido a geração de informações, referentes às bacias hidrográficas e suas redes de drenagem, em regiões onde há carência de bases cartográficas mais detalhadas, sendo esta uma deficiência comum na Amazônia. No presente trabalho foi realizada a delimitação automática e manual da bacia hidrográfica do rio Nandico a partir dos MDE SRTM, TOPODATA e ASTER. As bacias delimitadas foram comparadas com a rede de drenagem obtida da imagem do satélite Spot. Os resultados obtidos neste estudo de caso mostraram que as diferenças obtidas na delimitação da bacia hidrográfica e, consequentemente, na obtenção de seus parâmetros físicos, gerados por diferentes bases de dados de MDE, apresentaram diferenças e com indicativo de uso, se considerando que não existem cartas planialtimétricas com escalas adequadas para comparar e validar com a realidade. E, a busca por alternativas viáveis na delimitação de bacias hidrográficas para regiões que não possuem bases cartográficas com maiores detalhamentos, como a Amazônia, apesar de carecer de mais estudos, tem na utilização dos MDE, obtidos gratuitamente, associados a imagens de satélite de alta resolução, um caminho para estudos de bacias hidrográficas para um adequado planejamento e gestão dos recursos hídricos e ambientais.
id EMBR_4e1eee12be9ddbb737192627b96b78f1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1038032
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Diferentes modelos digitais de elevação na caracterização física da bacia hidrográfica do Rio Nandico, MT, Brasil.Sistemas de Informações Geográficas (SIG)Bacias HidrográficasModelos Digitais de Elevação (MDE)Modelos HidrológicosGeoprocessamentoRecursos HídricosO uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) tem contribuído nos estudo de bacias hidrográficas por meio da automatização do processo de delineamento de bacia hidrográfica e modelos hidrológicos. O surgimento dos métodos de processamento de Modelos Digitais de Elevação (MDE) tem permitido a geração de informações, referentes às bacias hidrográficas e suas redes de drenagem, em regiões onde há carência de bases cartográficas mais detalhadas, sendo esta uma deficiência comum na Amazônia. No presente trabalho foi realizada a delimitação automática e manual da bacia hidrográfica do rio Nandico a partir dos MDE SRTM, TOPODATA e ASTER. As bacias delimitadas foram comparadas com a rede de drenagem obtida da imagem do satélite Spot. Os resultados obtidos neste estudo de caso mostraram que as diferenças obtidas na delimitação da bacia hidrográfica e, consequentemente, na obtenção de seus parâmetros físicos, gerados por diferentes bases de dados de MDE, apresentaram diferenças e com indicativo de uso, se considerando que não existem cartas planialtimétricas com escalas adequadas para comparar e validar com a realidade. E, a busca por alternativas viáveis na delimitação de bacias hidrográficas para regiões que não possuem bases cartográficas com maiores detalhamentos, como a Amazônia, apesar de carecer de mais estudos, tem na utilização dos MDE, obtidos gratuitamente, associados a imagens de satélite de alta resolução, um caminho para estudos de bacias hidrográficas para um adequado planejamento e gestão dos recursos hídricos e ambientais.RAFAEL MINGOTI, SGTE.SILVA, C. R. P.DEMARQUI, E. N.TERRA, F. A.MINGOTI, R.SOUZA, A. P.2016-02-22T11:11:11Z2016-02-22T11:11:11Z2016-02-2220152016-02-22T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlep. 1-11Scientia Plena, v. 11, p. 1-11, 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1038032porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:52:09Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1038032Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:52:09falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:52:09Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes modelos digitais de elevação na caracterização física da bacia hidrográfica do Rio Nandico, MT, Brasil.
title Diferentes modelos digitais de elevação na caracterização física da bacia hidrográfica do Rio Nandico, MT, Brasil.
spellingShingle Diferentes modelos digitais de elevação na caracterização física da bacia hidrográfica do Rio Nandico, MT, Brasil.
SILVA, C. R. P.
Sistemas de Informações Geográficas (SIG)
Bacias Hidrográficas
Modelos Digitais de Elevação (MDE)
Modelos Hidrológicos
Geoprocessamento
Recursos Hídricos
title_short Diferentes modelos digitais de elevação na caracterização física da bacia hidrográfica do Rio Nandico, MT, Brasil.
title_full Diferentes modelos digitais de elevação na caracterização física da bacia hidrográfica do Rio Nandico, MT, Brasil.
title_fullStr Diferentes modelos digitais de elevação na caracterização física da bacia hidrográfica do Rio Nandico, MT, Brasil.
title_full_unstemmed Diferentes modelos digitais de elevação na caracterização física da bacia hidrográfica do Rio Nandico, MT, Brasil.
title_sort Diferentes modelos digitais de elevação na caracterização física da bacia hidrográfica do Rio Nandico, MT, Brasil.
author SILVA, C. R. P.
author_facet SILVA, C. R. P.
DEMARQUI, E. N.
TERRA, F. A.
MINGOTI, R.
SOUZA, A. P.
author_role author
author2 DEMARQUI, E. N.
TERRA, F. A.
MINGOTI, R.
SOUZA, A. P.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAFAEL MINGOTI, SGTE.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, C. R. P.
DEMARQUI, E. N.
TERRA, F. A.
MINGOTI, R.
SOUZA, A. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de Informações Geográficas (SIG)
Bacias Hidrográficas
Modelos Digitais de Elevação (MDE)
Modelos Hidrológicos
Geoprocessamento
Recursos Hídricos
topic Sistemas de Informações Geográficas (SIG)
Bacias Hidrográficas
Modelos Digitais de Elevação (MDE)
Modelos Hidrológicos
Geoprocessamento
Recursos Hídricos
description O uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) tem contribuído nos estudo de bacias hidrográficas por meio da automatização do processo de delineamento de bacia hidrográfica e modelos hidrológicos. O surgimento dos métodos de processamento de Modelos Digitais de Elevação (MDE) tem permitido a geração de informações, referentes às bacias hidrográficas e suas redes de drenagem, em regiões onde há carência de bases cartográficas mais detalhadas, sendo esta uma deficiência comum na Amazônia. No presente trabalho foi realizada a delimitação automática e manual da bacia hidrográfica do rio Nandico a partir dos MDE SRTM, TOPODATA e ASTER. As bacias delimitadas foram comparadas com a rede de drenagem obtida da imagem do satélite Spot. Os resultados obtidos neste estudo de caso mostraram que as diferenças obtidas na delimitação da bacia hidrográfica e, consequentemente, na obtenção de seus parâmetros físicos, gerados por diferentes bases de dados de MDE, apresentaram diferenças e com indicativo de uso, se considerando que não existem cartas planialtimétricas com escalas adequadas para comparar e validar com a realidade. E, a busca por alternativas viáveis na delimitação de bacias hidrográficas para regiões que não possuem bases cartográficas com maiores detalhamentos, como a Amazônia, apesar de carecer de mais estudos, tem na utilização dos MDE, obtidos gratuitamente, associados a imagens de satélite de alta resolução, um caminho para estudos de bacias hidrográficas para um adequado planejamento e gestão dos recursos hídricos e ambientais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-02-22T11:11:11Z
2016-02-22T11:11:11Z
2016-02-22
2016-02-22T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Scientia Plena, v. 11, p. 1-11, 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1038032
identifier_str_mv Scientia Plena, v. 11, p. 1-11, 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1038032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 1-11
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503418629324800