Emergência e crescimento inicial de cultivares de Urochloa em diferentes profundidades de semeadura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: IKEDA, F. S.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: VICTORIA FILHO, R., VILELA, L., MARCHI, G., CAVALIERI, S. D., SILVA, A. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/943950
Resumo: Considerando a possibilidade de atrasar o crescimento inicial de gramíneas forrageiras por meio de semeaduras em maior profundidade, de forma a proporcionar vantagem competitiva à cultura de grãos em sistemas consorciados, foram avaliados a emergência e o crescimento de cultivares de Urochloa spp. em diferentes profundidades de semeadura. O experimento foi conduzido em casa de vegetação com U. brizantha cv. Marandu e cv. Piatã e U. decumbens cv. Basilisk, semeadas nas profundidades de 0, 3, 6, 9 e 12 cm. Observou-se comportamento semelhante entre os cultivares de U. brizantha quanto à porcentagem e velocidade de emergência, à altura e à massa de matéria seca de plantas aos 28 dias após a semeadura (DAS); entretanto, esses resultados diferiram dos de U. decumbens, à exceção da altura de U. brizantha cv. Piatã. As variáveis avaliadas, para todos os cultivares, tenderam à redução em profundidades maiores que 6 cm. O atraso na emergência a 0 cm, para todos os cultivares de Urochloa, não resultou em redução na altura e massa de matéria seca das plantas.
id EMBR_4f31e2806b4bdb89ca90fb5016ebb159
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/943950
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Emergência e crescimento inicial de cultivares de Urochloa em diferentes profundidades de semeadura.Capim piatãBrachiaria BrizanthaCapim BrachiariaConsiderando a possibilidade de atrasar o crescimento inicial de gramíneas forrageiras por meio de semeaduras em maior profundidade, de forma a proporcionar vantagem competitiva à cultura de grãos em sistemas consorciados, foram avaliados a emergência e o crescimento de cultivares de Urochloa spp. em diferentes profundidades de semeadura. O experimento foi conduzido em casa de vegetação com U. brizantha cv. Marandu e cv. Piatã e U. decumbens cv. Basilisk, semeadas nas profundidades de 0, 3, 6, 9 e 12 cm. Observou-se comportamento semelhante entre os cultivares de U. brizantha quanto à porcentagem e velocidade de emergência, à altura e à massa de matéria seca de plantas aos 28 dias após a semeadura (DAS); entretanto, esses resultados diferiram dos de U. decumbens, à exceção da altura de U. brizantha cv. Piatã. As variáveis avaliadas, para todos os cultivares, tenderam à redução em profundidades maiores que 6 cm. O atraso na emergência a 0 cm, para todos os cultivares de Urochloa, não resultou em redução na altura e massa de matéria seca das plantas.FERNANDA SATIE IKEDA, CPAMT; R. VICTORIA FILHO, ESALQ USP; LOURIVAL VILELA, CPAC; GIULIANO MARCHI, CPAC; SIDNEI DOUGLAS CAVALIERI, CNPH; A. A. SILVA, UFV.IKEDA, F. S.VICTORIA FILHO, R.VILELA, L.MARCHI, G.CAVALIERI, S. D.SILVA, A. A.2013-01-03T11:11:11Z2013-01-03T11:11:11Z2013-01-0320132013-06-24T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePlanta Daninha, Viçosa, MG, v. 31, n. 1, p. 71-78, 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/943950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:19:43Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/943950Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:19:43falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:19:43Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Emergência e crescimento inicial de cultivares de Urochloa em diferentes profundidades de semeadura.
title Emergência e crescimento inicial de cultivares de Urochloa em diferentes profundidades de semeadura.
spellingShingle Emergência e crescimento inicial de cultivares de Urochloa em diferentes profundidades de semeadura.
IKEDA, F. S.
Capim piatã
Brachiaria Brizantha
Capim Brachiaria
title_short Emergência e crescimento inicial de cultivares de Urochloa em diferentes profundidades de semeadura.
title_full Emergência e crescimento inicial de cultivares de Urochloa em diferentes profundidades de semeadura.
title_fullStr Emergência e crescimento inicial de cultivares de Urochloa em diferentes profundidades de semeadura.
title_full_unstemmed Emergência e crescimento inicial de cultivares de Urochloa em diferentes profundidades de semeadura.
title_sort Emergência e crescimento inicial de cultivares de Urochloa em diferentes profundidades de semeadura.
author IKEDA, F. S.
author_facet IKEDA, F. S.
VICTORIA FILHO, R.
VILELA, L.
MARCHI, G.
CAVALIERI, S. D.
SILVA, A. A.
author_role author
author2 VICTORIA FILHO, R.
VILELA, L.
MARCHI, G.
CAVALIERI, S. D.
SILVA, A. A.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDA SATIE IKEDA, CPAMT; R. VICTORIA FILHO, ESALQ USP; LOURIVAL VILELA, CPAC; GIULIANO MARCHI, CPAC; SIDNEI DOUGLAS CAVALIERI, CNPH; A. A. SILVA, UFV.
dc.contributor.author.fl_str_mv IKEDA, F. S.
VICTORIA FILHO, R.
VILELA, L.
MARCHI, G.
CAVALIERI, S. D.
SILVA, A. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Capim piatã
Brachiaria Brizantha
Capim Brachiaria
topic Capim piatã
Brachiaria Brizantha
Capim Brachiaria
description Considerando a possibilidade de atrasar o crescimento inicial de gramíneas forrageiras por meio de semeaduras em maior profundidade, de forma a proporcionar vantagem competitiva à cultura de grãos em sistemas consorciados, foram avaliados a emergência e o crescimento de cultivares de Urochloa spp. em diferentes profundidades de semeadura. O experimento foi conduzido em casa de vegetação com U. brizantha cv. Marandu e cv. Piatã e U. decumbens cv. Basilisk, semeadas nas profundidades de 0, 3, 6, 9 e 12 cm. Observou-se comportamento semelhante entre os cultivares de U. brizantha quanto à porcentagem e velocidade de emergência, à altura e à massa de matéria seca de plantas aos 28 dias após a semeadura (DAS); entretanto, esses resultados diferiram dos de U. decumbens, à exceção da altura de U. brizantha cv. Piatã. As variáveis avaliadas, para todos os cultivares, tenderam à redução em profundidades maiores que 6 cm. O atraso na emergência a 0 cm, para todos os cultivares de Urochloa, não resultou em redução na altura e massa de matéria seca das plantas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-03T11:11:11Z
2013-01-03T11:11:11Z
2013-01-03
2013
2013-06-24T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Planta Daninha, Viçosa, MG, v. 31, n. 1, p. 71-78, 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/943950
identifier_str_mv Planta Daninha, Viçosa, MG, v. 31, n. 1, p. 71-78, 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/943950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503373738737664