Uso de anti-helmínticos e bioestimulantes no desempenho de bovinos de corte suplementados a pasto no estado do Pará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASTRO, S. R. S. de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: GARCIA, A. R., VIANA, R. B., NAHUM, B. de S., COSTA, N. A. da, ARAUJO, C. V. de, BENIGNO, R. N. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/658246
Resumo: O experimento avaliou o efeito da vermifugação e da utilização de bioestimulantes no ganho de peso e no escore de condição corporal (ECC) de bovinos de corte, criados em sistema de pastejo rotacionado com suplementação a pasto, no Estado do Pará, durante 160 dias. Foram utilizados 132 bovinos machos não castrados, com idade média de 24 meses, da raça Nelore (Bos taurus indicus). Os grupos experimentais compreenderam o grupo G1 (controle; n=33), G2 (moxidectina 1%; n=33), G3 (moxidectina 10%; n=33) e G4 (ivermectina 3,15%; n=33). Em todos os grupos foram estabelecidas três subparcelas, a fim de serem testados dois bioestimulantes de crescimento animal (bioestimulante 1 e bioestimulante 2). Não houve diferença estatística significativa no ganho de peso médio, no ECC e nas contagens de OPG entre animais do G1, G2, G3 e G4, independentemente dos anti-helmínticos e/ou bioestimulantes usados. Contudo, o tratamento baseado na associação de moxidectina 1% e o bioestimulante 2 apresentou maior receita líquida e incrementou a lucratividade da terminação em 1,24%. Os resultados sugerem que não há necessidade de um controle contra nematódeos durante a terminação, desde que os animais apresentem uma baixa carga parasitária, porém o uso de fármacos pode, sob certas condições, apresentar resultado econômico favorável.
id EMBR_4f7ab400954c492da67709dbbe14b0b2
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/658246
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Uso de anti-helmínticos e bioestimulantes no desempenho de bovinos de corte suplementados a pasto no estado do Pará.Anti-HelmínticoBovinoculturaCrescimentoRentabilidadeSistema de ProduçãoO experimento avaliou o efeito da vermifugação e da utilização de bioestimulantes no ganho de peso e no escore de condição corporal (ECC) de bovinos de corte, criados em sistema de pastejo rotacionado com suplementação a pasto, no Estado do Pará, durante 160 dias. Foram utilizados 132 bovinos machos não castrados, com idade média de 24 meses, da raça Nelore (Bos taurus indicus). Os grupos experimentais compreenderam o grupo G1 (controle; n=33), G2 (moxidectina 1%; n=33), G3 (moxidectina 10%; n=33) e G4 (ivermectina 3,15%; n=33). Em todos os grupos foram estabelecidas três subparcelas, a fim de serem testados dois bioestimulantes de crescimento animal (bioestimulante 1 e bioestimulante 2). Não houve diferença estatística significativa no ganho de peso médio, no ECC e nas contagens de OPG entre animais do G1, G2, G3 e G4, independentemente dos anti-helmínticos e/ou bioestimulantes usados. Contudo, o tratamento baseado na associação de moxidectina 1% e o bioestimulante 2 apresentou maior receita líquida e incrementou a lucratividade da terminação em 1,24%. Os resultados sugerem que não há necessidade de um controle contra nematódeos durante a terminação, desde que os animais apresentem uma baixa carga parasitária, porém o uso de fármacos pode, sob certas condições, apresentar resultado econômico favorável.SÂMIA RUBIELLE SILVA DE CASTRO, ESTAGIÁRIA CPATU; ALEXANDRE ROSSETTO GARCIA, CPATU; RINALDO BATISTA VIANA, UFRA; BENJAMIM DE SOUZA NAHUM, CPATU; NORTON AMADOR DA COSTA, CPATU; CLAUDIO VIEIRA DE ARAUJO, UFRA; RAIMUNDO NONATO MORAES BENIGNO, UFRA.CASTRO, S. R. S. deGARCIA, A. R.VIANA, R. B.NAHUM, B. de S.COSTA, N. A. daARAUJO, C. V. deBENIGNO, R. N. M.2011-06-06T17:57:57Z2011-06-06T17:57:57Z2010-02-1920092011-06-06T17:57:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCiência Animal Brasileira, v. 10, n. 2, p. 527-537, abr./jun. 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/658246porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:29:34Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/658246Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:29:34falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:29:34Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de anti-helmínticos e bioestimulantes no desempenho de bovinos de corte suplementados a pasto no estado do Pará.
title Uso de anti-helmínticos e bioestimulantes no desempenho de bovinos de corte suplementados a pasto no estado do Pará.
spellingShingle Uso de anti-helmínticos e bioestimulantes no desempenho de bovinos de corte suplementados a pasto no estado do Pará.
CASTRO, S. R. S. de
Anti-Helmíntico
Bovinocultura
Crescimento
Rentabilidade
Sistema de Produção
title_short Uso de anti-helmínticos e bioestimulantes no desempenho de bovinos de corte suplementados a pasto no estado do Pará.
title_full Uso de anti-helmínticos e bioestimulantes no desempenho de bovinos de corte suplementados a pasto no estado do Pará.
title_fullStr Uso de anti-helmínticos e bioestimulantes no desempenho de bovinos de corte suplementados a pasto no estado do Pará.
title_full_unstemmed Uso de anti-helmínticos e bioestimulantes no desempenho de bovinos de corte suplementados a pasto no estado do Pará.
title_sort Uso de anti-helmínticos e bioestimulantes no desempenho de bovinos de corte suplementados a pasto no estado do Pará.
author CASTRO, S. R. S. de
author_facet CASTRO, S. R. S. de
GARCIA, A. R.
VIANA, R. B.
NAHUM, B. de S.
COSTA, N. A. da
ARAUJO, C. V. de
BENIGNO, R. N. M.
author_role author
author2 GARCIA, A. R.
VIANA, R. B.
NAHUM, B. de S.
COSTA, N. A. da
ARAUJO, C. V. de
BENIGNO, R. N. M.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv SÂMIA RUBIELLE SILVA DE CASTRO, ESTAGIÁRIA CPATU; ALEXANDRE ROSSETTO GARCIA, CPATU; RINALDO BATISTA VIANA, UFRA; BENJAMIM DE SOUZA NAHUM, CPATU; NORTON AMADOR DA COSTA, CPATU; CLAUDIO VIEIRA DE ARAUJO, UFRA; RAIMUNDO NONATO MORAES BENIGNO, UFRA.
dc.contributor.author.fl_str_mv CASTRO, S. R. S. de
GARCIA, A. R.
VIANA, R. B.
NAHUM, B. de S.
COSTA, N. A. da
ARAUJO, C. V. de
BENIGNO, R. N. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Anti-Helmíntico
Bovinocultura
Crescimento
Rentabilidade
Sistema de Produção
topic Anti-Helmíntico
Bovinocultura
Crescimento
Rentabilidade
Sistema de Produção
description O experimento avaliou o efeito da vermifugação e da utilização de bioestimulantes no ganho de peso e no escore de condição corporal (ECC) de bovinos de corte, criados em sistema de pastejo rotacionado com suplementação a pasto, no Estado do Pará, durante 160 dias. Foram utilizados 132 bovinos machos não castrados, com idade média de 24 meses, da raça Nelore (Bos taurus indicus). Os grupos experimentais compreenderam o grupo G1 (controle; n=33), G2 (moxidectina 1%; n=33), G3 (moxidectina 10%; n=33) e G4 (ivermectina 3,15%; n=33). Em todos os grupos foram estabelecidas três subparcelas, a fim de serem testados dois bioestimulantes de crescimento animal (bioestimulante 1 e bioestimulante 2). Não houve diferença estatística significativa no ganho de peso médio, no ECC e nas contagens de OPG entre animais do G1, G2, G3 e G4, independentemente dos anti-helmínticos e/ou bioestimulantes usados. Contudo, o tratamento baseado na associação de moxidectina 1% e o bioestimulante 2 apresentou maior receita líquida e incrementou a lucratividade da terminação em 1,24%. Os resultados sugerem que não há necessidade de um controle contra nematódeos durante a terminação, desde que os animais apresentem uma baixa carga parasitária, porém o uso de fármacos pode, sob certas condições, apresentar resultado econômico favorável.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-02-19
2011-06-06T17:57:57Z
2011-06-06T17:57:57Z
2011-06-06T17:57:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciência Animal Brasileira, v. 10, n. 2, p. 527-537, abr./jun. 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/658246
identifier_str_mv Ciência Animal Brasileira, v. 10, n. 2, p. 527-537, abr./jun. 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/658246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503342581350400