Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/993934 |
Resumo: | A opção dos estudantes por um curso de graduação em licenciatura envolve vários fatores. Porém, muitas vezes, os jovens não estão preparados para esta escolha, gerando frustrações e desistências. Desta forma, este trabalho objetivou traçar o perfil socioeconômico e conhecer as expectativas profissionais acerca da docência de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição privada de Ensino Superior, localizada no município de Rio Branco, Acre, Brasil. Foram distribuídos questionários estruturados aos estudantes, contendo perguntas fechadas e abertas, a fim de conhecer o perfil socioeconômico e as razões da escolha do curso, além de analisar suas expectativas futuras quanto à docência. Concluiu-se que o perfil dos estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é, em sua maioria, composto por mulheres, alunos que concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, são de classe média baixa e filhos de pais com baixo nível de escolaridade. A docência é preterida por aproximadamente metade destes estudantes, os quais relataram que não possuem as características necessárias para lecionarem. Em relação aos que pretendem lecionar, quase a totalidade dos estudantes gostariam de ministrar aulas no Ensino Superior em vez de lecionar nos níveis de Ensino Fundamental e Médio. |
id |
EMBR_4fddb99d9ce50ae644c6e3ec30a1b486 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/993934 |
network_acronym_str |
EMBR |
network_name_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository_id_str |
2154 |
spelling |
Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas.DocênciaCiências BiológicasTeachingEducaçãoEducationBiological SciencesA opção dos estudantes por um curso de graduação em licenciatura envolve vários fatores. Porém, muitas vezes, os jovens não estão preparados para esta escolha, gerando frustrações e desistências. Desta forma, este trabalho objetivou traçar o perfil socioeconômico e conhecer as expectativas profissionais acerca da docência de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição privada de Ensino Superior, localizada no município de Rio Branco, Acre, Brasil. Foram distribuídos questionários estruturados aos estudantes, contendo perguntas fechadas e abertas, a fim de conhecer o perfil socioeconômico e as razões da escolha do curso, além de analisar suas expectativas futuras quanto à docência. Concluiu-se que o perfil dos estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é, em sua maioria, composto por mulheres, alunos que concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, são de classe média baixa e filhos de pais com baixo nível de escolaridade. A docência é preterida por aproximadamente metade destes estudantes, os quais relataram que não possuem as características necessárias para lecionarem. Em relação aos que pretendem lecionar, quase a totalidade dos estudantes gostariam de ministrar aulas no Ensino Superior em vez de lecionar nos níveis de Ensino Fundamental e Médio.RODRIGO SOUZA SANTOS, CPAF-AC; Luciana Maira de Sales Pereira, Universidade Federal do Acre; Francicléia de Melo Marques, União Educacional do Norte; Nayara Cristina Ferreira da Costa, União Educacional do Norte; Patrícia Soares de Oliveira, União Educacional do Norte.SANTOS, R. S.PEREIRA, L. M. de S.MARQUES, F. de M.COSTA, N. C. F. daOLIVEIRA, P. S. de2017-05-30T00:11:22Z2017-05-30T00:11:22Z2014-09-0220142019-01-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 8, n. 2, p.293-303, 2014.1982-7199http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/99393410.14244/19827199892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:29:14Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/993934Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:29:14falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:29:14Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. |
title |
Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. |
spellingShingle |
Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. SANTOS, R. S. Docência Ciências Biológicas Teaching Educação Education Biological Sciences |
title_short |
Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. |
title_full |
Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. |
title_fullStr |
Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. |
title_full_unstemmed |
Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. |
title_sort |
Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. |
author |
SANTOS, R. S. |
author_facet |
SANTOS, R. S. PEREIRA, L. M. de S. MARQUES, F. de M. COSTA, N. C. F. da OLIVEIRA, P. S. de |
author_role |
author |
author2 |
PEREIRA, L. M. de S. MARQUES, F. de M. COSTA, N. C. F. da OLIVEIRA, P. S. de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RODRIGO SOUZA SANTOS, CPAF-AC; Luciana Maira de Sales Pereira, Universidade Federal do Acre; Francicléia de Melo Marques, União Educacional do Norte; Nayara Cristina Ferreira da Costa, União Educacional do Norte; Patrícia Soares de Oliveira, União Educacional do Norte. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, R. S. PEREIRA, L. M. de S. MARQUES, F. de M. COSTA, N. C. F. da OLIVEIRA, P. S. de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Ciências Biológicas Teaching Educação Education Biological Sciences |
topic |
Docência Ciências Biológicas Teaching Educação Education Biological Sciences |
description |
A opção dos estudantes por um curso de graduação em licenciatura envolve vários fatores. Porém, muitas vezes, os jovens não estão preparados para esta escolha, gerando frustrações e desistências. Desta forma, este trabalho objetivou traçar o perfil socioeconômico e conhecer as expectativas profissionais acerca da docência de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição privada de Ensino Superior, localizada no município de Rio Branco, Acre, Brasil. Foram distribuídos questionários estruturados aos estudantes, contendo perguntas fechadas e abertas, a fim de conhecer o perfil socioeconômico e as razões da escolha do curso, além de analisar suas expectativas futuras quanto à docência. Concluiu-se que o perfil dos estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é, em sua maioria, composto por mulheres, alunos que concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, são de classe média baixa e filhos de pais com baixo nível de escolaridade. A docência é preterida por aproximadamente metade destes estudantes, os quais relataram que não possuem as características necessárias para lecionarem. Em relação aos que pretendem lecionar, quase a totalidade dos estudantes gostariam de ministrar aulas no Ensino Superior em vez de lecionar nos níveis de Ensino Fundamental e Médio. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-02 2014 2017-05-30T00:11:22Z 2017-05-30T00:11:22Z 2019-01-10T11:11:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 8, n. 2, p.293-303, 2014. 1982-7199 http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/993934 10.14244/19827199892 |
identifier_str_mv |
Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 8, n. 2, p.293-303, 2014. 1982-7199 10.14244/19827199892 |
url |
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/993934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instacron:EMBRAPA |
instname_str |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
instacron_str |
EMBRAPA |
institution |
EMBRAPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
collection |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
repository.mail.fl_str_mv |
cg-riaa@embrapa.br |
_version_ |
1794503437019250688 |