Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, R. S.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: PEREIRA, L. M. de S., MARQUES, F. de M., COSTA, N. C. F. da, OLIVEIRA, P. S. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/993934
Resumo: A opção dos estudantes por um curso de graduação em licenciatura envolve vários fatores. Porém, muitas vezes, os jovens não estão preparados para esta escolha, gerando frustrações e desistências. Desta forma, este trabalho objetivou traçar o perfil socioeconômico e conhecer as expectativas profissionais acerca da docência de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição privada de Ensino Superior, localizada no município de Rio Branco, Acre, Brasil. Foram distribuídos questionários estruturados aos estudantes, contendo perguntas fechadas e abertas, a fim de conhecer o perfil socioeconômico e as razões da escolha do curso, além de analisar suas expectativas futuras quanto à docência. Concluiu-se que o perfil dos estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é, em sua maioria, composto por mulheres, alunos que concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, são de classe média baixa e filhos de pais com baixo nível de escolaridade. A docência é preterida por aproximadamente metade destes estudantes, os quais relataram que não possuem as características necessárias para lecionarem. Em relação aos que pretendem lecionar, quase a totalidade dos estudantes gostariam de ministrar aulas no Ensino Superior em vez de lecionar nos níveis de Ensino Fundamental e Médio.
id EMBR_4fddb99d9ce50ae644c6e3ec30a1b486
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/993934
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas.DocênciaCiências BiológicasTeachingEducaçãoEducationBiological SciencesA opção dos estudantes por um curso de graduação em licenciatura envolve vários fatores. Porém, muitas vezes, os jovens não estão preparados para esta escolha, gerando frustrações e desistências. Desta forma, este trabalho objetivou traçar o perfil socioeconômico e conhecer as expectativas profissionais acerca da docência de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição privada de Ensino Superior, localizada no município de Rio Branco, Acre, Brasil. Foram distribuídos questionários estruturados aos estudantes, contendo perguntas fechadas e abertas, a fim de conhecer o perfil socioeconômico e as razões da escolha do curso, além de analisar suas expectativas futuras quanto à docência. Concluiu-se que o perfil dos estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é, em sua maioria, composto por mulheres, alunos que concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, são de classe média baixa e filhos de pais com baixo nível de escolaridade. A docência é preterida por aproximadamente metade destes estudantes, os quais relataram que não possuem as características necessárias para lecionarem. Em relação aos que pretendem lecionar, quase a totalidade dos estudantes gostariam de ministrar aulas no Ensino Superior em vez de lecionar nos níveis de Ensino Fundamental e Médio.RODRIGO SOUZA SANTOS, CPAF-AC; Luciana Maira de Sales Pereira, Universidade Federal do Acre; Francicléia de Melo Marques, União Educacional do Norte; Nayara Cristina Ferreira da Costa, União Educacional do Norte; Patrícia Soares de Oliveira, União Educacional do Norte.SANTOS, R. S.PEREIRA, L. M. de S.MARQUES, F. de M.COSTA, N. C. F. daOLIVEIRA, P. S. de2017-05-30T00:11:22Z2017-05-30T00:11:22Z2014-09-0220142019-01-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 8, n. 2, p.293-303, 2014.1982-7199http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/99393410.14244/19827199892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:29:14Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/993934Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:29:14falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:29:14Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas.
title Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas.
spellingShingle Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas.
SANTOS, R. S.
Docência
Ciências Biológicas
Teaching
Educação
Education
Biological Sciences
title_short Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas.
title_full Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas.
title_fullStr Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas.
title_full_unstemmed Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas.
title_sort Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas.
author SANTOS, R. S.
author_facet SANTOS, R. S.
PEREIRA, L. M. de S.
MARQUES, F. de M.
COSTA, N. C. F. da
OLIVEIRA, P. S. de
author_role author
author2 PEREIRA, L. M. de S.
MARQUES, F. de M.
COSTA, N. C. F. da
OLIVEIRA, P. S. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RODRIGO SOUZA SANTOS, CPAF-AC; Luciana Maira de Sales Pereira, Universidade Federal do Acre; Francicléia de Melo Marques, União Educacional do Norte; Nayara Cristina Ferreira da Costa, União Educacional do Norte; Patrícia Soares de Oliveira, União Educacional do Norte.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, R. S.
PEREIRA, L. M. de S.
MARQUES, F. de M.
COSTA, N. C. F. da
OLIVEIRA, P. S. de
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Ciências Biológicas
Teaching
Educação
Education
Biological Sciences
topic Docência
Ciências Biológicas
Teaching
Educação
Education
Biological Sciences
description A opção dos estudantes por um curso de graduação em licenciatura envolve vários fatores. Porém, muitas vezes, os jovens não estão preparados para esta escolha, gerando frustrações e desistências. Desta forma, este trabalho objetivou traçar o perfil socioeconômico e conhecer as expectativas profissionais acerca da docência de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição privada de Ensino Superior, localizada no município de Rio Branco, Acre, Brasil. Foram distribuídos questionários estruturados aos estudantes, contendo perguntas fechadas e abertas, a fim de conhecer o perfil socioeconômico e as razões da escolha do curso, além de analisar suas expectativas futuras quanto à docência. Concluiu-se que o perfil dos estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é, em sua maioria, composto por mulheres, alunos que concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, são de classe média baixa e filhos de pais com baixo nível de escolaridade. A docência é preterida por aproximadamente metade destes estudantes, os quais relataram que não possuem as características necessárias para lecionarem. Em relação aos que pretendem lecionar, quase a totalidade dos estudantes gostariam de ministrar aulas no Ensino Superior em vez de lecionar nos níveis de Ensino Fundamental e Médio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-02
2014
2017-05-30T00:11:22Z
2017-05-30T00:11:22Z
2019-01-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 8, n. 2, p.293-303, 2014.
1982-7199
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/993934
10.14244/19827199892
identifier_str_mv Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 8, n. 2, p.293-303, 2014.
1982-7199
10.14244/19827199892
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/993934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503437019250688