Propriedades químicas em Latossolo Amarelo de cerrado do Piauí sob diferentes sistemas de manejo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATIAS, M. da C. B.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: SALVIANO, A. A. C., LEITE, L. F. C., GALVÃO, S. R. da S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/578227
Resumo: A região do cerrado piauiense é considerada a última fronteira agrícola do País. Sua utilização de forma sustentável depende, dentre outros fatores, dos sistemas de manejo do solo. O objetivo deste trabalho foi verificar as alterações nas propriedades químicas de um Latossolo Amarelo do cerrado piauiense sob diferentes sistemas de manejo: plantio direto (PD), preparo convencional (PC), área recém-desmatada, ainda não cultivada (ARD) e vegetação de cerrado nativo (CN). As amostras de solo foram coletadas no município de Uruçuí, PI, nas profundidades de 0-5; 5-10; 10-20 e 20-40 cm. Foram determinados o pH em água, Al3+, H + Al, Ca2+, Mg2+, K+, P disponível e matéria orgânica (MO), capacidade de troca de cátions a pH 7,0 (T), soma de bases (SB), saturação por bases (V) e saturação por alumínio (m). Em todas as profundidades, o teor de Al3+ foi menor nos sistemas PD e PC em relação à ARD e CN. PD e PC também apresentaram maiores teores de P disponível e de Ca e Mg trocáveis, nas profundidades de 0-5; 5-10 e 10-20 cm. Não houve diferença entre o PD e PC, com exceção da camada 10-20 cm, para V, SB e MO. A substituição da vegetação nativa pelos sistemas plantio direto e convencional promoveu alterações nas propriedades químicas do solo. O período de três anos não foi suficiente para o sistema PD promover aumento da fertilidade de um Latossolo Amarelo em relação ao PC, em áreas do cerrado piauiense.
id EMBR_571981c77415e3f203f89ea1fc44b304
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/578227
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Propriedades químicas em Latossolo Amarelo de cerrado do Piauí sob diferentes sistemas de manejo.Preparo convencionalFertilidade do SoloPlantio DiretoA região do cerrado piauiense é considerada a última fronteira agrícola do País. Sua utilização de forma sustentável depende, dentre outros fatores, dos sistemas de manejo do solo. O objetivo deste trabalho foi verificar as alterações nas propriedades químicas de um Latossolo Amarelo do cerrado piauiense sob diferentes sistemas de manejo: plantio direto (PD), preparo convencional (PC), área recém-desmatada, ainda não cultivada (ARD) e vegetação de cerrado nativo (CN). As amostras de solo foram coletadas no município de Uruçuí, PI, nas profundidades de 0-5; 5-10; 10-20 e 20-40 cm. Foram determinados o pH em água, Al3+, H + Al, Ca2+, Mg2+, K+, P disponível e matéria orgânica (MO), capacidade de troca de cátions a pH 7,0 (T), soma de bases (SB), saturação por bases (V) e saturação por alumínio (m). Em todas as profundidades, o teor de Al3+ foi menor nos sistemas PD e PC em relação à ARD e CN. PD e PC também apresentaram maiores teores de P disponível e de Ca e Mg trocáveis, nas profundidades de 0-5; 5-10 e 10-20 cm. Não houve diferença entre o PD e PC, com exceção da camada 10-20 cm, para V, SB e MO. A substituição da vegetação nativa pelos sistemas plantio direto e convencional promoveu alterações nas propriedades químicas do solo. O período de três anos não foi suficiente para o sistema PD promover aumento da fertilidade de um Latossolo Amarelo em relação ao PC, em áreas do cerrado piauiense.Maria da Conceição Bezerra Matias, Unidade de Educação Tecnológica e Profissional/UETEP, Secretaria Estadual da Educação do Piauí, Teresina-PI.; Adeodato Ari Cavalcante Salviano, UFPI; Luiz Fernando Carvalho Leite, Embrapa Meio-Norte; Sandra Regina da Silva Galvão, Bolsista/Embrapa Meio-Norte.MATIAS, M. da C. B.SALVIANO, A. A. C.LEITE, L. F. C.GALVÃO, S. R. da S.2015-02-04T09:07:07Z2015-02-04T09:07:07Z2009-12-1620092015-02-04T09:07:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 40, n. 3, p. 356-362, jul./set. 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/578227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:47:00Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/578227Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:47falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:47Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Propriedades químicas em Latossolo Amarelo de cerrado do Piauí sob diferentes sistemas de manejo.
title Propriedades químicas em Latossolo Amarelo de cerrado do Piauí sob diferentes sistemas de manejo.
spellingShingle Propriedades químicas em Latossolo Amarelo de cerrado do Piauí sob diferentes sistemas de manejo.
MATIAS, M. da C. B.
Preparo convencional
Fertilidade do Solo
Plantio Direto
title_short Propriedades químicas em Latossolo Amarelo de cerrado do Piauí sob diferentes sistemas de manejo.
title_full Propriedades químicas em Latossolo Amarelo de cerrado do Piauí sob diferentes sistemas de manejo.
title_fullStr Propriedades químicas em Latossolo Amarelo de cerrado do Piauí sob diferentes sistemas de manejo.
title_full_unstemmed Propriedades químicas em Latossolo Amarelo de cerrado do Piauí sob diferentes sistemas de manejo.
title_sort Propriedades químicas em Latossolo Amarelo de cerrado do Piauí sob diferentes sistemas de manejo.
author MATIAS, M. da C. B.
author_facet MATIAS, M. da C. B.
SALVIANO, A. A. C.
LEITE, L. F. C.
GALVÃO, S. R. da S.
author_role author
author2 SALVIANO, A. A. C.
LEITE, L. F. C.
GALVÃO, S. R. da S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria da Conceição Bezerra Matias, Unidade de Educação Tecnológica e Profissional/UETEP, Secretaria Estadual da Educação do Piauí, Teresina-PI.; Adeodato Ari Cavalcante Salviano, UFPI; Luiz Fernando Carvalho Leite, Embrapa Meio-Norte; Sandra Regina da Silva Galvão, Bolsista/Embrapa Meio-Norte.
dc.contributor.author.fl_str_mv MATIAS, M. da C. B.
SALVIANO, A. A. C.
LEITE, L. F. C.
GALVÃO, S. R. da S.
dc.subject.por.fl_str_mv Preparo convencional
Fertilidade do Solo
Plantio Direto
topic Preparo convencional
Fertilidade do Solo
Plantio Direto
description A região do cerrado piauiense é considerada a última fronteira agrícola do País. Sua utilização de forma sustentável depende, dentre outros fatores, dos sistemas de manejo do solo. O objetivo deste trabalho foi verificar as alterações nas propriedades químicas de um Latossolo Amarelo do cerrado piauiense sob diferentes sistemas de manejo: plantio direto (PD), preparo convencional (PC), área recém-desmatada, ainda não cultivada (ARD) e vegetação de cerrado nativo (CN). As amostras de solo foram coletadas no município de Uruçuí, PI, nas profundidades de 0-5; 5-10; 10-20 e 20-40 cm. Foram determinados o pH em água, Al3+, H + Al, Ca2+, Mg2+, K+, P disponível e matéria orgânica (MO), capacidade de troca de cátions a pH 7,0 (T), soma de bases (SB), saturação por bases (V) e saturação por alumínio (m). Em todas as profundidades, o teor de Al3+ foi menor nos sistemas PD e PC em relação à ARD e CN. PD e PC também apresentaram maiores teores de P disponível e de Ca e Mg trocáveis, nas profundidades de 0-5; 5-10 e 10-20 cm. Não houve diferença entre o PD e PC, com exceção da camada 10-20 cm, para V, SB e MO. A substituição da vegetação nativa pelos sistemas plantio direto e convencional promoveu alterações nas propriedades químicas do solo. O período de três anos não foi suficiente para o sistema PD promover aumento da fertilidade de um Latossolo Amarelo em relação ao PC, em áreas do cerrado piauiense.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-16
2009
2015-02-04T09:07:07Z
2015-02-04T09:07:07Z
2015-02-04T09:07:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 40, n. 3, p. 356-362, jul./set. 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/578227
identifier_str_mv Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 40, n. 3, p. 356-362, jul./set. 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/578227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503401925509120