Suplementação de bovinos de corte na integração lavoura-pecuária-floresta.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, S. R. de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: GOMES, R. da C., OLIVEIRA, L. O. F. de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1112750
Resumo: A suplementação alimentar tem grande impacto na sustentabilidade de sistemas de produção de bovinos de corte, especialmente no Brasil Central Pecuário. Isto se deve ao fato de que há uma marcante sazonalidade na produção forrageira nessa região com a forte redução do crescimento das plantas na estação seca. Obviamente, o fator de crescimento mais limitante é a água, mas o fotoperíodo mais curto e as temperaturas mais baixas também limitam a disponibilidade forrageira das pastagens. Agravando o problema da menor disponibilidade de pastagem, está o fato de que as forrageiras apresentam qualidade nutricional mais baixa, especialmente pelo envelhecimento dos tecidos vegetais, consequência da redução de conteúdo celular e lignificação. Mesmo para baixas taxas de lotação, a combinação de menor oferta e qualidade inferior da forragem resulta em perda de peso dos animais ou taxas de ganho muito baixas.
id EMBR_5730846ddcfa3b7eb3ac02f97bfee85f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1112750
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Suplementação de bovinos de corte na integração lavoura-pecuária-floresta.Qualidade da forragemSuplementação alimentarIntegração Lavoura PecuáriaLavoura Pecuária FlorestaProteinadosRação de semiconfinamentoPasto safrinhaPastejo de restos culturaisMassa de forragemGado de CorteA suplementação alimentar tem grande impacto na sustentabilidade de sistemas de produção de bovinos de corte, especialmente no Brasil Central Pecuário. Isto se deve ao fato de que há uma marcante sazonalidade na produção forrageira nessa região com a forte redução do crescimento das plantas na estação seca. Obviamente, o fator de crescimento mais limitante é a água, mas o fotoperíodo mais curto e as temperaturas mais baixas também limitam a disponibilidade forrageira das pastagens. Agravando o problema da menor disponibilidade de pastagem, está o fato de que as forrageiras apresentam qualidade nutricional mais baixa, especialmente pelo envelhecimento dos tecidos vegetais, consequência da redução de conteúdo celular e lignificação. Mesmo para baixas taxas de lotação, a combinação de menor oferta e qualidade inferior da forragem resulta em perda de peso dos animais ou taxas de ganho muito baixas.SERGIO RAPOSO DE MEDEIROS, CPPSE; RODRIGO DA COSTA GOMES, CNPGC; LUIZ ORCIRIO FIALHO DE OLIVEIRA, CNPGC.MEDEIROS, S. R. deGOMES, R. da C.OLIVEIRA, L. O. F. de2019-10-03T18:09:31Z2019-10-03T18:09:31Z2019-10-0320192019-10-03T18:09:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp.567-586.In: BUNGENSTAB, D. J.; ALMEIDA, R. G. de; LAURA, V. A.; BALBINO, L. C.; FERREIRA, A. D. (Ed.). ILPF: inovação com integração de lavoura, pecuária e floresta. Brasília, DF: Embrapa, 2019. Cap. 34.978-85-7035-922-3http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1112750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-10-03T18:09:37Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1112750Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-10-03T18:09:37falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-10-03T18:09:37Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Suplementação de bovinos de corte na integração lavoura-pecuária-floresta.
title Suplementação de bovinos de corte na integração lavoura-pecuária-floresta.
spellingShingle Suplementação de bovinos de corte na integração lavoura-pecuária-floresta.
MEDEIROS, S. R. de
Qualidade da forragem
Suplementação alimentar
Integração Lavoura Pecuária
Lavoura Pecuária Floresta
Proteinados
Ração de semiconfinamento
Pasto safrinha
Pastejo de restos culturais
Massa de forragem
Gado de Corte
title_short Suplementação de bovinos de corte na integração lavoura-pecuária-floresta.
title_full Suplementação de bovinos de corte na integração lavoura-pecuária-floresta.
title_fullStr Suplementação de bovinos de corte na integração lavoura-pecuária-floresta.
title_full_unstemmed Suplementação de bovinos de corte na integração lavoura-pecuária-floresta.
title_sort Suplementação de bovinos de corte na integração lavoura-pecuária-floresta.
author MEDEIROS, S. R. de
author_facet MEDEIROS, S. R. de
GOMES, R. da C.
OLIVEIRA, L. O. F. de
author_role author
author2 GOMES, R. da C.
OLIVEIRA, L. O. F. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv SERGIO RAPOSO DE MEDEIROS, CPPSE; RODRIGO DA COSTA GOMES, CNPGC; LUIZ ORCIRIO FIALHO DE OLIVEIRA, CNPGC.
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDEIROS, S. R. de
GOMES, R. da C.
OLIVEIRA, L. O. F. de
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da forragem
Suplementação alimentar
Integração Lavoura Pecuária
Lavoura Pecuária Floresta
Proteinados
Ração de semiconfinamento
Pasto safrinha
Pastejo de restos culturais
Massa de forragem
Gado de Corte
topic Qualidade da forragem
Suplementação alimentar
Integração Lavoura Pecuária
Lavoura Pecuária Floresta
Proteinados
Ração de semiconfinamento
Pasto safrinha
Pastejo de restos culturais
Massa de forragem
Gado de Corte
description A suplementação alimentar tem grande impacto na sustentabilidade de sistemas de produção de bovinos de corte, especialmente no Brasil Central Pecuário. Isto se deve ao fato de que há uma marcante sazonalidade na produção forrageira nessa região com a forte redução do crescimento das plantas na estação seca. Obviamente, o fator de crescimento mais limitante é a água, mas o fotoperíodo mais curto e as temperaturas mais baixas também limitam a disponibilidade forrageira das pastagens. Agravando o problema da menor disponibilidade de pastagem, está o fato de que as forrageiras apresentam qualidade nutricional mais baixa, especialmente pelo envelhecimento dos tecidos vegetais, consequência da redução de conteúdo celular e lignificação. Mesmo para baixas taxas de lotação, a combinação de menor oferta e qualidade inferior da forragem resulta em perda de peso dos animais ou taxas de ganho muito baixas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-03T18:09:31Z
2019-10-03T18:09:31Z
2019-10-03
2019
2019-10-03T18:09:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: BUNGENSTAB, D. J.; ALMEIDA, R. G. de; LAURA, V. A.; BALBINO, L. C.; FERREIRA, A. D. (Ed.). ILPF: inovação com integração de lavoura, pecuária e floresta. Brasília, DF: Embrapa, 2019. Cap. 34.
978-85-7035-922-3
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1112750
identifier_str_mv In: BUNGENSTAB, D. J.; ALMEIDA, R. G. de; LAURA, V. A.; BALBINO, L. C.; FERREIRA, A. D. (Ed.). ILPF: inovação com integração de lavoura, pecuária e floresta. Brasília, DF: Embrapa, 2019. Cap. 34.
978-85-7035-922-3
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1112750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p.567-586.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503481106628608