Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AZEVEDO, D. B.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: RENGEL, L. A., MALAFAIA, G. C., THOMÉ, K. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/952330
Resumo: Este estudo aborda a questão das estratégias envolvidas no processo de importação de gaiolas para aves de postura, direcionadas ao centro de distribuição de uma multinacional estrangeira localizada em Araraquara, São Paulo. Identifica as razões que levam uma empresa multinacional a aumentar seus investimentos no Brasil, onde está implantando um centro de distribuição (CD). Para estudar as estratégias envolvidas no processo, realizou-se pesquisa exploratória sobre o atual processo logístico da empresa, buscando identificar tais estratégias e as vantagens do novo processo. O trabalho apoia-se nas cinco forças competitivas de Porter, na análise SWOT, nas estratégias genéricas adotadas para obtenção de retorno sobre os investimentos e ainda, fundamenta-se em temas como, importação, logística, armazenagem e centro de distribuição. A pesquisa demonstra que a implantação do CD envolve a estratégia de inserção do produto no mercado nacional, especificamente em São Paulo, onde está o maior mercado de aves de postura do País. Para obter vantagem competitiva, a multinacional adota ainda a estratégia genérica da diferenciação, com foco em tecnologia e qualidade do produto. Apesar dos altos custos da construção e manutenção do CD representarem uma barreira de entrada no mercado, o investimento não representa risco financeiro, já que aumentará a demanda pelo produto, resultando maior retorno sobre o capital investido.
id EMBR_5c59140911b4c4d3d0d0992dc7887c38
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/952330
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil.AviculturaEste estudo aborda a questão das estratégias envolvidas no processo de importação de gaiolas para aves de postura, direcionadas ao centro de distribuição de uma multinacional estrangeira localizada em Araraquara, São Paulo. Identifica as razões que levam uma empresa multinacional a aumentar seus investimentos no Brasil, onde está implantando um centro de distribuição (CD). Para estudar as estratégias envolvidas no processo, realizou-se pesquisa exploratória sobre o atual processo logístico da empresa, buscando identificar tais estratégias e as vantagens do novo processo. O trabalho apoia-se nas cinco forças competitivas de Porter, na análise SWOT, nas estratégias genéricas adotadas para obtenção de retorno sobre os investimentos e ainda, fundamenta-se em temas como, importação, logística, armazenagem e centro de distribuição. A pesquisa demonstra que a implantação do CD envolve a estratégia de inserção do produto no mercado nacional, especificamente em São Paulo, onde está o maior mercado de aves de postura do País. Para obter vantagem competitiva, a multinacional adota ainda a estratégia genérica da diferenciação, com foco em tecnologia e qualidade do produto. Apesar dos altos custos da construção e manutenção do CD representarem uma barreira de entrada no mercado, o investimento não representa risco financeiro, já que aumentará a demanda pelo produto, resultando maior retorno sobre o capital investido.Karim Marini Thomé, UNB.AZEVEDO, D. B.RENGEL, L. A.MALAFAIA, G. C.THOMÉ, K. M.2013-03-06T11:11:11Z2013-03-06T11:11:11Z2013-03-0620122013-03-07T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 5, n. 3, p. 479-492, set./dez. 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/952330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:34:33Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/952330Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:34:33falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:34:33Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil.
title Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil.
spellingShingle Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil.
AZEVEDO, D. B.
Avicultura
title_short Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil.
title_full Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil.
title_fullStr Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil.
title_full_unstemmed Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil.
title_sort Estratégia competitiva de uma multinacional estrangeira na avicultura de postura no Brasil.
author AZEVEDO, D. B.
author_facet AZEVEDO, D. B.
RENGEL, L. A.
MALAFAIA, G. C.
THOMÉ, K. M.
author_role author
author2 RENGEL, L. A.
MALAFAIA, G. C.
THOMÉ, K. M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Karim Marini Thomé, UNB.
dc.contributor.author.fl_str_mv AZEVEDO, D. B.
RENGEL, L. A.
MALAFAIA, G. C.
THOMÉ, K. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Avicultura
topic Avicultura
description Este estudo aborda a questão das estratégias envolvidas no processo de importação de gaiolas para aves de postura, direcionadas ao centro de distribuição de uma multinacional estrangeira localizada em Araraquara, São Paulo. Identifica as razões que levam uma empresa multinacional a aumentar seus investimentos no Brasil, onde está implantando um centro de distribuição (CD). Para estudar as estratégias envolvidas no processo, realizou-se pesquisa exploratória sobre o atual processo logístico da empresa, buscando identificar tais estratégias e as vantagens do novo processo. O trabalho apoia-se nas cinco forças competitivas de Porter, na análise SWOT, nas estratégias genéricas adotadas para obtenção de retorno sobre os investimentos e ainda, fundamenta-se em temas como, importação, logística, armazenagem e centro de distribuição. A pesquisa demonstra que a implantação do CD envolve a estratégia de inserção do produto no mercado nacional, especificamente em São Paulo, onde está o maior mercado de aves de postura do País. Para obter vantagem competitiva, a multinacional adota ainda a estratégia genérica da diferenciação, com foco em tecnologia e qualidade do produto. Apesar dos altos custos da construção e manutenção do CD representarem uma barreira de entrada no mercado, o investimento não representa risco financeiro, já que aumentará a demanda pelo produto, resultando maior retorno sobre o capital investido.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-03-06T11:11:11Z
2013-03-06T11:11:11Z
2013-03-06
2013-03-07T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 5, n. 3, p. 479-492, set./dez. 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/952330
identifier_str_mv Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 5, n. 3, p. 479-492, set./dez. 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/952330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503376263708672