Determinação de propriedades químicas e anatômicas de madeira com o uso da reflexão difusa de infravermelho próximo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAGALHÃES, W. L. E.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: PEREIRA, J. C. D., BOLZON de MUÑIZ, G. I., KLOCK, U., SILVA, J. R. M. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/304099
Resumo: Foi estudado o uso da espectroscopia de infravermelho próximo (NIR) em conjunto com a regressão por mínimos quadrados parciais (PLS) na determinação de propriedades químicas e anatômicas da madeira. As amostras de madeira de sete espécies de eucaliptos e uma de pinus foram analisadas quanto aos teores de lignina e extrativos totais, comprimento e largura de fibra, espessura de parede e poder calorífico superior. Os espectros de NIR foram obtidos a partir de amostras de serragem de madeira. A calibração dos espectros mostrou-se eficiente para uso na predição das propriedades teor de lignina e espessura de parede, com os coeficientes de correlação acima de 0,9 e 0,8, respectivamente. Obteve-se uma única curva de calibração do teor de lignina para todas as espécies de eucaliptos testadas. Outros tratamentos estatísticos devem ser, ainda, testados para melhorar a predição das outras propriedades analisadas.
id EMBR_5cca325a1facf2046887f4cb325792ec
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/304099
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Determinação de propriedades químicas e anatômicas de madeira com o uso da reflexão difusa de infravermelho próximo.NIRInfravermelho próximoPropriedade químicaPropriedade anatômicaEucaliptoPinusFoi estudado o uso da espectroscopia de infravermelho próximo (NIR) em conjunto com a regressão por mínimos quadrados parciais (PLS) na determinação de propriedades químicas e anatômicas da madeira. As amostras de madeira de sete espécies de eucaliptos e uma de pinus foram analisadas quanto aos teores de lignina e extrativos totais, comprimento e largura de fibra, espessura de parede e poder calorífico superior. Os espectros de NIR foram obtidos a partir de amostras de serragem de madeira. A calibração dos espectros mostrou-se eficiente para uso na predição das propriedades teor de lignina e espessura de parede, com os coeficientes de correlação acima de 0,9 e 0,8, respectivamente. Obteve-se uma única curva de calibração do teor de lignina para todas as espécies de eucaliptos testadas. Outros tratamentos estatísticos devem ser, ainda, testados para melhorar a predição das outras propriedades analisadas.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2007-01-0520052015-02-09T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 50, p. 25-36, jan./jun. 2005.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/304099porMAGALHÃES, W. L. E.PEREIRA, J. C. D.BOLZON de MUÑIZ, G. I.KLOCK, U.SILVA, J. R. M. dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2015-02-10T09:05:12Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/304099Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542015-02-10T09:05:12falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542015-02-10T09:05:12Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação de propriedades químicas e anatômicas de madeira com o uso da reflexão difusa de infravermelho próximo.
title Determinação de propriedades químicas e anatômicas de madeira com o uso da reflexão difusa de infravermelho próximo.
spellingShingle Determinação de propriedades químicas e anatômicas de madeira com o uso da reflexão difusa de infravermelho próximo.
MAGALHÃES, W. L. E.
NIR
Infravermelho próximo
Propriedade química
Propriedade anatômica
Eucalipto
Pinus
title_short Determinação de propriedades químicas e anatômicas de madeira com o uso da reflexão difusa de infravermelho próximo.
title_full Determinação de propriedades químicas e anatômicas de madeira com o uso da reflexão difusa de infravermelho próximo.
title_fullStr Determinação de propriedades químicas e anatômicas de madeira com o uso da reflexão difusa de infravermelho próximo.
title_full_unstemmed Determinação de propriedades químicas e anatômicas de madeira com o uso da reflexão difusa de infravermelho próximo.
title_sort Determinação de propriedades químicas e anatômicas de madeira com o uso da reflexão difusa de infravermelho próximo.
author MAGALHÃES, W. L. E.
author_facet MAGALHÃES, W. L. E.
PEREIRA, J. C. D.
BOLZON de MUÑIZ, G. I.
KLOCK, U.
SILVA, J. R. M. da
author_role author
author2 PEREIRA, J. C. D.
BOLZON de MUÑIZ, G. I.
KLOCK, U.
SILVA, J. R. M. da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAGALHÃES, W. L. E.
PEREIRA, J. C. D.
BOLZON de MUÑIZ, G. I.
KLOCK, U.
SILVA, J. R. M. da
dc.subject.por.fl_str_mv NIR
Infravermelho próximo
Propriedade química
Propriedade anatômica
Eucalipto
Pinus
topic NIR
Infravermelho próximo
Propriedade química
Propriedade anatômica
Eucalipto
Pinus
description Foi estudado o uso da espectroscopia de infravermelho próximo (NIR) em conjunto com a regressão por mínimos quadrados parciais (PLS) na determinação de propriedades químicas e anatômicas da madeira. As amostras de madeira de sete espécies de eucaliptos e uma de pinus foram analisadas quanto aos teores de lignina e extrativos totais, comprimento e largura de fibra, espessura de parede e poder calorífico superior. Os espectros de NIR foram obtidos a partir de amostras de serragem de madeira. A calibração dos espectros mostrou-se eficiente para uso na predição das propriedades teor de lignina e espessura de parede, com os coeficientes de correlação acima de 0,9 e 0,8, respectivamente. Obteve-se uma única curva de calibração do teor de lignina para todas as espécies de eucaliptos testadas. Outros tratamentos estatísticos devem ser, ainda, testados para melhorar a predição das outras propriedades analisadas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2007-01-05
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-09T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 50, p. 25-36, jan./jun. 2005.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/304099
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 50, p. 25-36, jan./jun. 2005.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/304099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503323693350912