Efeito da concentração de agar na germinação in vitro do pólen de Araucaria angustifolia (BERT.) O. KTZE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA-LANG, V. A. de
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: PINTO JUNIOR, J. E
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282167
Resumo: O pinheiro brasileiro, Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze., e uma especie de importancia economica para a regiao sul do Brasil, em funcao da qualidade de sua madeira para serraria e laminacao, alem de suas sementes servirem como alimento a producao. Face a sua exploracao indiscriminada, principalmente nas ultimas decadas, as populacoes naturais vem sofrendo continua reducao, necessitando de providencias relativas a conservacao do material genetico remanescente. O polen, dentre outras partes da planta, pode ser utilizado como um meio para a conservacao genetica de especies com problemas de manuseio de sementes. Alem disso, em programas de melhoramento genetico, constitui-se numa ferramenta util para os cruzamentos controlados. A. angustifolia apresenta sementes recalcitrantes e, portanto, dificeis de serem armazenadas por periodos prolongados. Por outro lado, o programa de melhoramento da especie encontra-se nos estagios iniciais e o dominio de tecnicas de manuseio de polen passa a ser fundamental para solucionar os problemas de conservacao genetica e de melhoramento. A extrema carencia de informacao nessa area motivou o desenvolvimento do presente trabalho, cujo objetivo foi determinar a concentracao ideal de agar, para testes de viabilidade de polen. Seis arvores foram selecionadas para a coleta de polen, compondo uma amostra para os testes. Foram testadas concentracoes de agar variando de 0,1% a 1,0%, em germinador a 25 graus centigrados, por 72 horas. A germinacao foi avaliada pela contagem de 200 graos, por repeticao. As porcentagens de germinacao mais altas foram observadas nos meios contendo agar nas concentracoes de 0,5% e 1,0%, especialmente a 0,8%.
id EMBR_5d67e70a1c17e16306a15e9fa38750f8
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282167
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito da concentração de agar na germinação in vitro do pólen de Araucaria angustifolia (BERT.) O. KTZE.ManuseioViabilidadeHandlingMeio de CulturaPólenculture mediapollenviabilityO pinheiro brasileiro, Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze., e uma especie de importancia economica para a regiao sul do Brasil, em funcao da qualidade de sua madeira para serraria e laminacao, alem de suas sementes servirem como alimento a producao. Face a sua exploracao indiscriminada, principalmente nas ultimas decadas, as populacoes naturais vem sofrendo continua reducao, necessitando de providencias relativas a conservacao do material genetico remanescente. O polen, dentre outras partes da planta, pode ser utilizado como um meio para a conservacao genetica de especies com problemas de manuseio de sementes. Alem disso, em programas de melhoramento genetico, constitui-se numa ferramenta util para os cruzamentos controlados. A. angustifolia apresenta sementes recalcitrantes e, portanto, dificeis de serem armazenadas por periodos prolongados. Por outro lado, o programa de melhoramento da especie encontra-se nos estagios iniciais e o dominio de tecnicas de manuseio de polen passa a ser fundamental para solucionar os problemas de conservacao genetica e de melhoramento. A extrema carencia de informacao nessa area motivou o desenvolvimento do presente trabalho, cujo objetivo foi determinar a concentracao ideal de agar, para testes de viabilidade de polen. Seis arvores foram selecionadas para a coleta de polen, compondo uma amostra para os testes. Foram testadas concentracoes de agar variando de 0,1% a 1,0%, em germinador a 25 graus centigrados, por 72 horas. A germinacao foi avaliada pela contagem de 200 graos, por repeticao. As porcentagens de germinacao mais altas foram observadas nos meios contendo agar nas concentracoes de 0,5% e 1,0%, especialmente a 0,8%.Pesquisadores da Embrapa- CNPF.SOUSA-LANG, V. A. dePINTO JUNIOR, J. E2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z1999-03-2619972011-07-18T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 34, p. 55-63, jan./jun. 1997.0101-1057http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282167porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:24:53Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282167Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:24:53falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:24:53Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da concentração de agar na germinação in vitro do pólen de Araucaria angustifolia (BERT.) O. KTZE.
title Efeito da concentração de agar na germinação in vitro do pólen de Araucaria angustifolia (BERT.) O. KTZE.
spellingShingle Efeito da concentração de agar na germinação in vitro do pólen de Araucaria angustifolia (BERT.) O. KTZE.
SOUSA-LANG, V. A. de
Manuseio
Viabilidade
Handling
Meio de Cultura
Pólen
culture media
pollen
viability
title_short Efeito da concentração de agar na germinação in vitro do pólen de Araucaria angustifolia (BERT.) O. KTZE.
title_full Efeito da concentração de agar na germinação in vitro do pólen de Araucaria angustifolia (BERT.) O. KTZE.
title_fullStr Efeito da concentração de agar na germinação in vitro do pólen de Araucaria angustifolia (BERT.) O. KTZE.
title_full_unstemmed Efeito da concentração de agar na germinação in vitro do pólen de Araucaria angustifolia (BERT.) O. KTZE.
title_sort Efeito da concentração de agar na germinação in vitro do pólen de Araucaria angustifolia (BERT.) O. KTZE.
author SOUSA-LANG, V. A. de
author_facet SOUSA-LANG, V. A. de
PINTO JUNIOR, J. E
author_role author
author2 PINTO JUNIOR, J. E
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pesquisadores da Embrapa- CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA-LANG, V. A. de
PINTO JUNIOR, J. E
dc.subject.por.fl_str_mv Manuseio
Viabilidade
Handling
Meio de Cultura
Pólen
culture media
pollen
viability
topic Manuseio
Viabilidade
Handling
Meio de Cultura
Pólen
culture media
pollen
viability
description O pinheiro brasileiro, Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze., e uma especie de importancia economica para a regiao sul do Brasil, em funcao da qualidade de sua madeira para serraria e laminacao, alem de suas sementes servirem como alimento a producao. Face a sua exploracao indiscriminada, principalmente nas ultimas decadas, as populacoes naturais vem sofrendo continua reducao, necessitando de providencias relativas a conservacao do material genetico remanescente. O polen, dentre outras partes da planta, pode ser utilizado como um meio para a conservacao genetica de especies com problemas de manuseio de sementes. Alem disso, em programas de melhoramento genetico, constitui-se numa ferramenta util para os cruzamentos controlados. A. angustifolia apresenta sementes recalcitrantes e, portanto, dificeis de serem armazenadas por periodos prolongados. Por outro lado, o programa de melhoramento da especie encontra-se nos estagios iniciais e o dominio de tecnicas de manuseio de polen passa a ser fundamental para solucionar os problemas de conservacao genetica e de melhoramento. A extrema carencia de informacao nessa area motivou o desenvolvimento do presente trabalho, cujo objetivo foi determinar a concentracao ideal de agar, para testes de viabilidade de polen. Seis arvores foram selecionadas para a coleta de polen, compondo uma amostra para os testes. Foram testadas concentracoes de agar variando de 0,1% a 1,0%, em germinador a 25 graus centigrados, por 72 horas. A germinacao foi avaliada pela contagem de 200 graos, por repeticao. As porcentagens de germinacao mais altas foram observadas nos meios contendo agar nas concentracoes de 0,5% e 1,0%, especialmente a 0,8%.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1999-03-26
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-07-18T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 34, p. 55-63, jan./jun. 1997.
0101-1057
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282167
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 34, p. 55-63, jan./jun. 1997.
0101-1057
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503323131314176