Indicadores para selecionar áreas agroturísticas: o desempenho dos atributos agropecuários, turísticos e de conservação ambiental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEDREIRA, B. da C. C. G.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: SANTOS, R. F. dos, POCIDONIO, E. A. L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/958308
Resumo: O agroturismo, atividade turística associada às práticas agropecuárias desenvolvidas no meio rural, requer estudos de viabilidade e planejamento para que possa se desenvolver sob condições socioeconômicas e ambientais sustentáveis. Para tanto, um primeiro passo é o levantamento e a integração de indicadores que efetivamente apontem as áreas mais adequadas para explorar essa atividade. Desta forma, este estudo teve por objetivo selecionar e avaliar um conjunto de indicadores que, ao serem integrados, pudessem evidenciar as áreas de máxima potencialidade (aptidão) agroturística de um território, reconhecidas não só pelas suas qualidades agrícolas, mas pela sua capacidade de atendimento às demandas de turistas rurais e contribuição à manutenção da conservação ambiental. A área de estudo foi a bacia hidrográfica do Rio Mogi-Guaçú (SP), cujos municípios compõem o "Circuito Paulista das Águas". Foram selecionados 14 indicadores a partir dos parâmetros comumente mencionados na pesquisa acadêmica e que melhor pudessem expressar a relação existente entre desenvolvimento rural, agroturismo e preservação ambiental. Os indicadores foram ponderados de acordo com sua importância ao agroturismo e a integração dos dados foi realizada utilizando um Sistema de Informações Geográficas (programas ENVI e IDRISI). Os resultados apontaram que cinco indicadores nortearam a seleção final das cidades de Socorro, Serra Negra e Águas de Lindóia como detentoras de maior potencial ao agroturismo. Também consideraram que a inclusão de maior quantidade de indicadores não favorece, necessariamente, a identificação das áreas melhor qualificadas para .agroturismo.
id EMBR_6049bd64b2eb7f1c0b402f9770d0c718
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/958308
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Indicadores para selecionar áreas agroturísticas: o desempenho dos atributos agropecuários, turísticos e de conservação ambiental.Turismo RuralConservação AmbientalAtributos DiagnósticosO agroturismo, atividade turística associada às práticas agropecuárias desenvolvidas no meio rural, requer estudos de viabilidade e planejamento para que possa se desenvolver sob condições socioeconômicas e ambientais sustentáveis. Para tanto, um primeiro passo é o levantamento e a integração de indicadores que efetivamente apontem as áreas mais adequadas para explorar essa atividade. Desta forma, este estudo teve por objetivo selecionar e avaliar um conjunto de indicadores que, ao serem integrados, pudessem evidenciar as áreas de máxima potencialidade (aptidão) agroturística de um território, reconhecidas não só pelas suas qualidades agrícolas, mas pela sua capacidade de atendimento às demandas de turistas rurais e contribuição à manutenção da conservação ambiental. A área de estudo foi a bacia hidrográfica do Rio Mogi-Guaçú (SP), cujos municípios compõem o "Circuito Paulista das Águas". Foram selecionados 14 indicadores a partir dos parâmetros comumente mencionados na pesquisa acadêmica e que melhor pudessem expressar a relação existente entre desenvolvimento rural, agroturismo e preservação ambiental. Os indicadores foram ponderados de acordo com sua importância ao agroturismo e a integração dos dados foi realizada utilizando um Sistema de Informações Geográficas (programas ENVI e IDRISI). Os resultados apontaram que cinco indicadores nortearam a seleção final das cidades de Socorro, Serra Negra e Águas de Lindóia como detentoras de maior potencial ao agroturismo. Também consideraram que a inclusão de maior quantidade de indicadores não favorece, necessariamente, a identificação das áreas melhor qualificadas para .agroturismo.BERNADETE DA CONCEICAO C G PEDREIRA, CNPS; ROZELY FERREIRA DOS SANTOS, UNICAMP; ELUAN ALAN LEMOS POCIDONIO.PEDREIRA, B. da C. C. G.SANTOS, R. F. dosPOCIDONIO, E. A. L.2021-11-09T02:08:04Z2021-11-09T02:08:04Z2013-05-202013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 400-413, maio/jul. 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/958308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-11-09T02:08:12Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/958308Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-11-09T02:08:12falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-11-09T02:08:12Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores para selecionar áreas agroturísticas: o desempenho dos atributos agropecuários, turísticos e de conservação ambiental.
title Indicadores para selecionar áreas agroturísticas: o desempenho dos atributos agropecuários, turísticos e de conservação ambiental.
spellingShingle Indicadores para selecionar áreas agroturísticas: o desempenho dos atributos agropecuários, turísticos e de conservação ambiental.
PEDREIRA, B. da C. C. G.
Turismo Rural
Conservação Ambiental
Atributos Diagnósticos
title_short Indicadores para selecionar áreas agroturísticas: o desempenho dos atributos agropecuários, turísticos e de conservação ambiental.
title_full Indicadores para selecionar áreas agroturísticas: o desempenho dos atributos agropecuários, turísticos e de conservação ambiental.
title_fullStr Indicadores para selecionar áreas agroturísticas: o desempenho dos atributos agropecuários, turísticos e de conservação ambiental.
title_full_unstemmed Indicadores para selecionar áreas agroturísticas: o desempenho dos atributos agropecuários, turísticos e de conservação ambiental.
title_sort Indicadores para selecionar áreas agroturísticas: o desempenho dos atributos agropecuários, turísticos e de conservação ambiental.
author PEDREIRA, B. da C. C. G.
author_facet PEDREIRA, B. da C. C. G.
SANTOS, R. F. dos
POCIDONIO, E. A. L.
author_role author
author2 SANTOS, R. F. dos
POCIDONIO, E. A. L.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv BERNADETE DA CONCEICAO C G PEDREIRA, CNPS; ROZELY FERREIRA DOS SANTOS, UNICAMP; ELUAN ALAN LEMOS POCIDONIO.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEDREIRA, B. da C. C. G.
SANTOS, R. F. dos
POCIDONIO, E. A. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo Rural
Conservação Ambiental
Atributos Diagnósticos
topic Turismo Rural
Conservação Ambiental
Atributos Diagnósticos
description O agroturismo, atividade turística associada às práticas agropecuárias desenvolvidas no meio rural, requer estudos de viabilidade e planejamento para que possa se desenvolver sob condições socioeconômicas e ambientais sustentáveis. Para tanto, um primeiro passo é o levantamento e a integração de indicadores que efetivamente apontem as áreas mais adequadas para explorar essa atividade. Desta forma, este estudo teve por objetivo selecionar e avaliar um conjunto de indicadores que, ao serem integrados, pudessem evidenciar as áreas de máxima potencialidade (aptidão) agroturística de um território, reconhecidas não só pelas suas qualidades agrícolas, mas pela sua capacidade de atendimento às demandas de turistas rurais e contribuição à manutenção da conservação ambiental. A área de estudo foi a bacia hidrográfica do Rio Mogi-Guaçú (SP), cujos municípios compõem o "Circuito Paulista das Águas". Foram selecionados 14 indicadores a partir dos parâmetros comumente mencionados na pesquisa acadêmica e que melhor pudessem expressar a relação existente entre desenvolvimento rural, agroturismo e preservação ambiental. Os indicadores foram ponderados de acordo com sua importância ao agroturismo e a integração dos dados foi realizada utilizando um Sistema de Informações Geográficas (programas ENVI e IDRISI). Os resultados apontaram que cinco indicadores nortearam a seleção final das cidades de Socorro, Serra Negra e Águas de Lindóia como detentoras de maior potencial ao agroturismo. Também consideraram que a inclusão de maior quantidade de indicadores não favorece, necessariamente, a identificação das áreas melhor qualificadas para .agroturismo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-20
2013
2021-11-09T02:08:04Z
2021-11-09T02:08:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 400-413, maio/jul. 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/958308
identifier_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 400-413, maio/jul. 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/958308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503511391600640