Desempenho de progênies de açaizeiros provenientes de duas procedências avaliadas pelo gráfico de caixa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: YOKOMIZO, G. K.-I.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: SANTOS, G. R. dos, FURTADO, R. G., BRANDÃO, A. P., COLARES, I. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/970952
Resumo: Um importante componente da dieta alimentar dos habitantes ribeirinhos e nas cidades do Amapá e Pará é o açaí, havendo também o interesse em outras regiões e países. São, portanto, importantes as pesquisas visando seleção de materiais superiores para suprir a crescente demanda de consumo. No presente estudo foram comparadas, no campo experimental de Mazagão, da Embrapa Amapá, 75 progênies da região do município do Afuá, PA com 100 progênies da região leste da ilha de Marajó, PA. O experimento foi instalado em blocos ao acaso com duas repetições, sendo avaliados os caracteres: quantidade de estipes adultas, quantidade de estipes jovens, quantidade de rebentos, altura de planta adulta, altura de planta jovem, circunferência do estipe mais velho, circunferência média das estipes jovens, número de cachos, comprimento do entrenó e quantidade de folhas. Os resultados indicaram desempenhos diferentes entre as procedências para todos os caracteres avaliados. As procedências oriundas do Afuá apresentaram valores superiores às do Marajó, excetuando-se apenas a quantidade de rebentos. O número de folhas foi o único caráter que não apresentou diferenças. Foram observados valores nos extremos dos gráficos de caixa que apresentam progênies com potencial para serem selecionadas. O gráfico de caixa demonstrou ser um instrumento eficiente para distinguir as duas procedências.
id EMBR_617fbca69ad62f154db4930b522fe5db
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/970952
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desempenho de progênies de açaizeiros provenientes de duas procedências avaliadas pelo gráfico de caixa.AmapáAmazônia brasileiraEuterpe oleraceaPalmitoMelhoramento genético vegetalParâmetro genéticoGenética vegetalUm importante componente da dieta alimentar dos habitantes ribeirinhos e nas cidades do Amapá e Pará é o açaí, havendo também o interesse em outras regiões e países. São, portanto, importantes as pesquisas visando seleção de materiais superiores para suprir a crescente demanda de consumo. No presente estudo foram comparadas, no campo experimental de Mazagão, da Embrapa Amapá, 75 progênies da região do município do Afuá, PA com 100 progênies da região leste da ilha de Marajó, PA. O experimento foi instalado em blocos ao acaso com duas repetições, sendo avaliados os caracteres: quantidade de estipes adultas, quantidade de estipes jovens, quantidade de rebentos, altura de planta adulta, altura de planta jovem, circunferência do estipe mais velho, circunferência média das estipes jovens, número de cachos, comprimento do entrenó e quantidade de folhas. Os resultados indicaram desempenhos diferentes entre as procedências para todos os caracteres avaliados. As procedências oriundas do Afuá apresentaram valores superiores às do Marajó, excetuando-se apenas a quantidade de rebentos. O número de folhas foi o único caráter que não apresentou diferenças. Foram observados valores nos extremos dos gráficos de caixa que apresentam progênies com potencial para serem selecionadas. O gráfico de caixa demonstrou ser um instrumento eficiente para distinguir as duas procedências.GILBERTO KEN ITI YOKOMIZO, CPAF-AP; GEORGE REIS DOS SANTOS, IMMES; RENAN GOMES FURTADO, IMMES; ANCELMA PEREIRA BRANDÃO, FAMA; IRECÊ BEZERRA COLARES, FAMA.YOKOMIZO, G. K.-I.SANTOS, G. R. dosFURTADO, R. G.BRANDÃO, A. P.COLARES, I. B.2013-11-11T11:11:11Z2013-11-11T11:11:11Z2013-11-1120132018-07-19T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Agricultura, v. 88, n. l, p. 1-11, 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/970952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:36:45Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/970952Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:36:45falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:36:45Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho de progênies de açaizeiros provenientes de duas procedências avaliadas pelo gráfico de caixa.
title Desempenho de progênies de açaizeiros provenientes de duas procedências avaliadas pelo gráfico de caixa.
spellingShingle Desempenho de progênies de açaizeiros provenientes de duas procedências avaliadas pelo gráfico de caixa.
YOKOMIZO, G. K.-I.
Amapá
Amazônia brasileira
Euterpe oleracea
Palmito
Melhoramento genético vegetal
Parâmetro genético
Genética vegetal
title_short Desempenho de progênies de açaizeiros provenientes de duas procedências avaliadas pelo gráfico de caixa.
title_full Desempenho de progênies de açaizeiros provenientes de duas procedências avaliadas pelo gráfico de caixa.
title_fullStr Desempenho de progênies de açaizeiros provenientes de duas procedências avaliadas pelo gráfico de caixa.
title_full_unstemmed Desempenho de progênies de açaizeiros provenientes de duas procedências avaliadas pelo gráfico de caixa.
title_sort Desempenho de progênies de açaizeiros provenientes de duas procedências avaliadas pelo gráfico de caixa.
author YOKOMIZO, G. K.-I.
author_facet YOKOMIZO, G. K.-I.
SANTOS, G. R. dos
FURTADO, R. G.
BRANDÃO, A. P.
COLARES, I. B.
author_role author
author2 SANTOS, G. R. dos
FURTADO, R. G.
BRANDÃO, A. P.
COLARES, I. B.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv GILBERTO KEN ITI YOKOMIZO, CPAF-AP; GEORGE REIS DOS SANTOS, IMMES; RENAN GOMES FURTADO, IMMES; ANCELMA PEREIRA BRANDÃO, FAMA; IRECÊ BEZERRA COLARES, FAMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv YOKOMIZO, G. K.-I.
SANTOS, G. R. dos
FURTADO, R. G.
BRANDÃO, A. P.
COLARES, I. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Amapá
Amazônia brasileira
Euterpe oleracea
Palmito
Melhoramento genético vegetal
Parâmetro genético
Genética vegetal
topic Amapá
Amazônia brasileira
Euterpe oleracea
Palmito
Melhoramento genético vegetal
Parâmetro genético
Genética vegetal
description Um importante componente da dieta alimentar dos habitantes ribeirinhos e nas cidades do Amapá e Pará é o açaí, havendo também o interesse em outras regiões e países. São, portanto, importantes as pesquisas visando seleção de materiais superiores para suprir a crescente demanda de consumo. No presente estudo foram comparadas, no campo experimental de Mazagão, da Embrapa Amapá, 75 progênies da região do município do Afuá, PA com 100 progênies da região leste da ilha de Marajó, PA. O experimento foi instalado em blocos ao acaso com duas repetições, sendo avaliados os caracteres: quantidade de estipes adultas, quantidade de estipes jovens, quantidade de rebentos, altura de planta adulta, altura de planta jovem, circunferência do estipe mais velho, circunferência média das estipes jovens, número de cachos, comprimento do entrenó e quantidade de folhas. Os resultados indicaram desempenhos diferentes entre as procedências para todos os caracteres avaliados. As procedências oriundas do Afuá apresentaram valores superiores às do Marajó, excetuando-se apenas a quantidade de rebentos. O número de folhas foi o único caráter que não apresentou diferenças. Foram observados valores nos extremos dos gráficos de caixa que apresentam progênies com potencial para serem selecionadas. O gráfico de caixa demonstrou ser um instrumento eficiente para distinguir as duas procedências.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-11T11:11:11Z
2013-11-11T11:11:11Z
2013-11-11
2013
2018-07-19T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Agricultura, v. 88, n. l, p. 1-11, 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/970952
identifier_str_mv Revista de Agricultura, v. 88, n. l, p. 1-11, 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/970952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503383129784320