A erosividade das chuvas na parte leste do Estado do Pará.

Bibliographic Details
Main Author: OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de
Publication Date: 1988
Format: Doctoral thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Download full: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/402455
Summary: A grande utilização das terras da parte leste do Estado do Pará com projetos agropecuários e extrações madeireiras, que de múltiplas formas modificam ou alteram a camada superficial dos solos deixando-os mais vulneráveis a ação da erosão hídrica causada pela chuva, planejou-se este estudo que visa determinar a erosividade das chuvas nessa região do Estado, como um primeiro passo para um programa de conservação. Para isto, coletou-se os dados pluviográficos existentes em sete municípios dos mais utilizados nesses projetos, a saber: Belém, Bragança, Cametá, Tucuruí, Marabá, Paragominas e Conceição do Araguaia. Usou-se a metodologia de Wischmeier e Smith modificada por Cabeda, para a determinação do índice nos locais acima referidos. Os resultados deste estudo mostraram que: (I) em todos os locais sob consideração o primeiro trimestre do ano contribui com mais de 30% do índice erosivo anual; (11) nos municípios de Bragança e Marabá, a erosividade das chuvas foi de 1.258,9 e 1.418,3 MJ. mm/ha.h.ano, respectivamente; (111) os maiores índices erosivos ocorreram no período de dezembro a agosto; e (IV) encontrou-se, como se esperava, uma alta correlação entre precipitação e valor do fator R, para os Municípios de Bragança t Marabá (r= 0,99 e 0,97, respectivamente).
id EMBR_6403ee3ed148330597907a195084bc6b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/402455
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling A erosividade das chuvas na parte leste do Estado do Pará.Índice de erosividadeParáBrasilErosionChuvaDeterioração do SoloErosãoAmazoniawater erosionA grande utilização das terras da parte leste do Estado do Pará com projetos agropecuários e extrações madeireiras, que de múltiplas formas modificam ou alteram a camada superficial dos solos deixando-os mais vulneráveis a ação da erosão hídrica causada pela chuva, planejou-se este estudo que visa determinar a erosividade das chuvas nessa região do Estado, como um primeiro passo para um programa de conservação. Para isto, coletou-se os dados pluviográficos existentes em sete municípios dos mais utilizados nesses projetos, a saber: Belém, Bragança, Cametá, Tucuruí, Marabá, Paragominas e Conceição do Araguaia. Usou-se a metodologia de Wischmeier e Smith modificada por Cabeda, para a determinação do índice nos locais acima referidos. Os resultados deste estudo mostraram que: (I) em todos os locais sob consideração o primeiro trimestre do ano contribui com mais de 30% do índice erosivo anual; (11) nos municípios de Bragança e Marabá, a erosividade das chuvas foi de 1.258,9 e 1.418,3 MJ. mm/ha.h.ano, respectivamente; (111) os maiores índices erosivos ocorreram no período de dezembro a agosto; e (IV) encontrou-se, como se esperava, uma alta correlação entre precipitação e valor do fator R, para os Municípios de Bragança t Marabá (r= 0,99 e 0,97, respectivamente).Dissertação (Mestrado em Agropecuária Tropical) - Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, Belém, PA.RAIMUNDO COSME DE OLIVEIRA JUNIOR, CPATU.OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de2022-03-11T15:01:04Z2022-03-11T15:01:04Z1998-05-141988info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis52 f.1988.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/402455porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-03-11T15:01:13Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/402455Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-03-11T15:01:13falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-03-11T15:01:13Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv A erosividade das chuvas na parte leste do Estado do Pará.
title A erosividade das chuvas na parte leste do Estado do Pará.
spellingShingle A erosividade das chuvas na parte leste do Estado do Pará.
OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de
Índice de erosividade
Pará
Brasil
Erosion
Chuva
Deterioração do Solo
Erosão
Amazonia
water erosion
title_short A erosividade das chuvas na parte leste do Estado do Pará.
title_full A erosividade das chuvas na parte leste do Estado do Pará.
title_fullStr A erosividade das chuvas na parte leste do Estado do Pará.
title_full_unstemmed A erosividade das chuvas na parte leste do Estado do Pará.
title_sort A erosividade das chuvas na parte leste do Estado do Pará.
author OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de
author_facet OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAIMUNDO COSME DE OLIVEIRA JUNIOR, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de
dc.subject.por.fl_str_mv Índice de erosividade
Pará
Brasil
Erosion
Chuva
Deterioração do Solo
Erosão
Amazonia
water erosion
topic Índice de erosividade
Pará
Brasil
Erosion
Chuva
Deterioração do Solo
Erosão
Amazonia
water erosion
description A grande utilização das terras da parte leste do Estado do Pará com projetos agropecuários e extrações madeireiras, que de múltiplas formas modificam ou alteram a camada superficial dos solos deixando-os mais vulneráveis a ação da erosão hídrica causada pela chuva, planejou-se este estudo que visa determinar a erosividade das chuvas nessa região do Estado, como um primeiro passo para um programa de conservação. Para isto, coletou-se os dados pluviográficos existentes em sete municípios dos mais utilizados nesses projetos, a saber: Belém, Bragança, Cametá, Tucuruí, Marabá, Paragominas e Conceição do Araguaia. Usou-se a metodologia de Wischmeier e Smith modificada por Cabeda, para a determinação do índice nos locais acima referidos. Os resultados deste estudo mostraram que: (I) em todos os locais sob consideração o primeiro trimestre do ano contribui com mais de 30% do índice erosivo anual; (11) nos municípios de Bragança e Marabá, a erosividade das chuvas foi de 1.258,9 e 1.418,3 MJ. mm/ha.h.ano, respectivamente; (111) os maiores índices erosivos ocorreram no período de dezembro a agosto; e (IV) encontrou-se, como se esperava, uma alta correlação entre precipitação e valor do fator R, para os Municípios de Bragança t Marabá (r= 0,99 e 0,97, respectivamente).
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988
1998-05-14
2022-03-11T15:01:04Z
2022-03-11T15:01:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1988.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/402455
identifier_str_mv 1988.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/402455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503519632359424