Avaliação de populações de milho e seus cruzamentos para tolerância a toxidez de alumínio em solução nutritiva.

Bibliographic Details
Main Author: LOPES, M. A.
Publication Date: 1987
Other Authors: MAGNAVACA, R., BAHIA FILHO, A. F. C., GAMA, E. E. G.
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Download full: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471686
Summary: Avaliaram-se populacoes de milho (Zea mays L.) e seus cruzamentos quanto a tolerancia ao aluminio em solucao nutritiva. no primeiro experimento treze populacoes foram colocadas em dois niveis de Al (0 e 222umol Al litro -1) e, oito dias apos determinou-se a percentagem de crescimento relativo da raiz seminal e o peso da materia seca da parte aerea e do sistema radicular. No segundo experimento foram testadas cinco populacoes, F1 's e reciprocos. Neste experimento analisou-se a variavel percentagem de crescimento relativo da raiz seminal. Os parametros que envolvem peso de materia seca foram ineficientes para separar os genotipos quanto a tolerancia ao aluminio. O mesmo nao se verificou para crescimento relativo da raiz seminal. Genotipos selecionados em condicoes de toxidez de aluminio no campo mostraram tolerancia na avaliacao em solucao nutritiva. Por outro lado, no dialelico completo efetuado nao se detectou heranca citoplasmatica para tolerancia. A capacidade geral de combinacao foi o componente de maior magnitude no cruzamento dialelico entre materiais tolerantes e nao tolerantes. Dentre o material testado, as populacoes CMS36 e CMS30 podem ser indicadas como fontes de tolerancia a aluminio.
id EMBR_6522aafd3e5840285c64cf3523619dc4
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/471686
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação de populações de milho e seus cruzamentos para tolerância a toxidez de alumínio em solução nutritiva.Heranca citoplasmaticaCruzamentos dialelicosCapacidade combinatoriaMaizeAluminum toleranceNutrient solutionGeneticCrossesMaize populationsAlumínioGenéticaMilhoPerformanceSolução NutritivaZea MayscornAvaliaram-se populacoes de milho (Zea mays L.) e seus cruzamentos quanto a tolerancia ao aluminio em solucao nutritiva. no primeiro experimento treze populacoes foram colocadas em dois niveis de Al (0 e 222umol Al litro -1) e, oito dias apos determinou-se a percentagem de crescimento relativo da raiz seminal e o peso da materia seca da parte aerea e do sistema radicular. No segundo experimento foram testadas cinco populacoes, F1 's e reciprocos. Neste experimento analisou-se a variavel percentagem de crescimento relativo da raiz seminal. Os parametros que envolvem peso de materia seca foram ineficientes para separar os genotipos quanto a tolerancia ao aluminio. O mesmo nao se verificou para crescimento relativo da raiz seminal. Genotipos selecionados em condicoes de toxidez de aluminio no campo mostraram tolerancia na avaliacao em solucao nutritiva. Por outro lado, no dialelico completo efetuado nao se detectou heranca citoplasmatica para tolerancia. A capacidade geral de combinacao foi o componente de maior magnitude no cruzamento dialelico entre materiais tolerantes e nao tolerantes. Dentre o material testado, as populacoes CMS36 e CMS30 podem ser indicadas como fontes de tolerancia a aluminio.EMBRAPA-CNPMS.LOPES, M. A.MAGNAVACA, R.BAHIA FILHO, A. F. C.GAMA, E. E. G.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z1993-06-1619872018-07-20T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 22, n. 3, p. 257-263, 1987.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471686porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:37:27Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/471686Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:37:27falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:37:27Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de populações de milho e seus cruzamentos para tolerância a toxidez de alumínio em solução nutritiva.
title Avaliação de populações de milho e seus cruzamentos para tolerância a toxidez de alumínio em solução nutritiva.
spellingShingle Avaliação de populações de milho e seus cruzamentos para tolerância a toxidez de alumínio em solução nutritiva.
LOPES, M. A.
Heranca citoplasmatica
Cruzamentos dialelicos
Capacidade combinatoria
Maize
Aluminum tolerance
Nutrient solution
Genetic
Crosses
Maize populations
Alumínio
Genética
Milho
Performance
Solução Nutritiva
Zea Mays
corn
title_short Avaliação de populações de milho e seus cruzamentos para tolerância a toxidez de alumínio em solução nutritiva.
title_full Avaliação de populações de milho e seus cruzamentos para tolerância a toxidez de alumínio em solução nutritiva.
title_fullStr Avaliação de populações de milho e seus cruzamentos para tolerância a toxidez de alumínio em solução nutritiva.
title_full_unstemmed Avaliação de populações de milho e seus cruzamentos para tolerância a toxidez de alumínio em solução nutritiva.
title_sort Avaliação de populações de milho e seus cruzamentos para tolerância a toxidez de alumínio em solução nutritiva.
author LOPES, M. A.
author_facet LOPES, M. A.
MAGNAVACA, R.
BAHIA FILHO, A. F. C.
GAMA, E. E. G.
author_role author
author2 MAGNAVACA, R.
BAHIA FILHO, A. F. C.
GAMA, E. E. G.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv EMBRAPA-CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, M. A.
MAGNAVACA, R.
BAHIA FILHO, A. F. C.
GAMA, E. E. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Heranca citoplasmatica
Cruzamentos dialelicos
Capacidade combinatoria
Maize
Aluminum tolerance
Nutrient solution
Genetic
Crosses
Maize populations
Alumínio
Genética
Milho
Performance
Solução Nutritiva
Zea Mays
corn
topic Heranca citoplasmatica
Cruzamentos dialelicos
Capacidade combinatoria
Maize
Aluminum tolerance
Nutrient solution
Genetic
Crosses
Maize populations
Alumínio
Genética
Milho
Performance
Solução Nutritiva
Zea Mays
corn
description Avaliaram-se populacoes de milho (Zea mays L.) e seus cruzamentos quanto a tolerancia ao aluminio em solucao nutritiva. no primeiro experimento treze populacoes foram colocadas em dois niveis de Al (0 e 222umol Al litro -1) e, oito dias apos determinou-se a percentagem de crescimento relativo da raiz seminal e o peso da materia seca da parte aerea e do sistema radicular. No segundo experimento foram testadas cinco populacoes, F1 's e reciprocos. Neste experimento analisou-se a variavel percentagem de crescimento relativo da raiz seminal. Os parametros que envolvem peso de materia seca foram ineficientes para separar os genotipos quanto a tolerancia ao aluminio. O mesmo nao se verificou para crescimento relativo da raiz seminal. Genotipos selecionados em condicoes de toxidez de aluminio no campo mostraram tolerancia na avaliacao em solucao nutritiva. Por outro lado, no dialelico completo efetuado nao se detectou heranca citoplasmatica para tolerancia. A capacidade geral de combinacao foi o componente de maior magnitude no cruzamento dialelico entre materiais tolerantes e nao tolerantes. Dentre o material testado, as populacoes CMS36 e CMS30 podem ser indicadas como fontes de tolerancia a aluminio.
publishDate 1987
dc.date.none.fl_str_mv 1987
1993-06-16
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2018-07-20T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 22, n. 3, p. 257-263, 1987.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471686
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 22, n. 3, p. 257-263, 1987.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503353008390144