Fatores responsáveis pela desuniformidade varietal no trigo Triticum aestivum (L.) Thell e o papel da instabilidade cromossômica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, M. I. B. de M.
Data de Publicação: 1991
Outros Autores: BODANEZE-ZANETTINI, M. H., ZANATTA, A. C. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/822730
Resumo: A mistura mecânica acidental, os cruzamentos naturais, a segregação do cruzamento original e a instabilidade cromossômica recorrente são os principais fatores responsáveis pela ocorrência de tipos desviantes do padrão da cultivar. Estudos conjuntos, efetuados no Centro Nacional de Pesquisa de Trigo (CNPT)/EMBRAPA, em Passo Fundo, RS, e no Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostraram que oscilações climáticas drásticas, moléstias fúngicas e viróticas, defensivos e acidez do solo contribuem para aumentar a incidência de anomalias cromossômicas em trigo (Triticum aestivum (L.) Thell, mas o fator determinante principal é, sem dúvida, o genótipo. O germoplasma mexicano Norin 10 tem apresentado taxas mais elevadas do que as variedades brasileiras. As progênies de plantas estáveis têm maior fertilidade do que as de plantas instáveis, o que mostra a importância da seleção de plantas normais para os estoques fundadores. Entretanto, a seleção de progênies estáveis, em cultivares com instabilidade elevada, não foi bem sucedida, o que confirma ser este um fator recorrente cujo efeito pode ser apenas minimizado. Recomendações específicas são apresentadas com este objetivo.
id EMBR_66546fccde60e2687cd2286b79bea64f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/822730
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Fatores responsáveis pela desuniformidade varietal no trigo Triticum aestivum (L.) Thell e o papel da instabilidade cromossômica.Cruzamentos naturaisCultivarMistura mecânica acidentalGenéticawheatA mistura mecânica acidental, os cruzamentos naturais, a segregação do cruzamento original e a instabilidade cromossômica recorrente são os principais fatores responsáveis pela ocorrência de tipos desviantes do padrão da cultivar. Estudos conjuntos, efetuados no Centro Nacional de Pesquisa de Trigo (CNPT)/EMBRAPA, em Passo Fundo, RS, e no Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostraram que oscilações climáticas drásticas, moléstias fúngicas e viróticas, defensivos e acidez do solo contribuem para aumentar a incidência de anomalias cromossômicas em trigo (Triticum aestivum (L.) Thell, mas o fator determinante principal é, sem dúvida, o genótipo. O germoplasma mexicano Norin 10 tem apresentado taxas mais elevadas do que as variedades brasileiras. As progênies de plantas estáveis têm maior fertilidade do que as de plantas instáveis, o que mostra a importância da seleção de plantas normais para os estoques fundadores. Entretanto, a seleção de progênies estáveis, em cultivares com instabilidade elevada, não foi bem sucedida, o que confirma ser este um fator recorrente cujo efeito pode ser apenas minimizado. Recomendações específicas são apresentadas com este objetivo.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2007-10-0319912016-09-02T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 26, n. 3, p. 353-369, mar. 1991.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/822730porFERNANDES, M. I. B. de M.BODANEZE-ZANETTINI, M. H.ZANATTA, A. C. A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:43:08Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/822730Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:43:08falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:43:08Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores responsáveis pela desuniformidade varietal no trigo Triticum aestivum (L.) Thell e o papel da instabilidade cromossômica.
title Fatores responsáveis pela desuniformidade varietal no trigo Triticum aestivum (L.) Thell e o papel da instabilidade cromossômica.
spellingShingle Fatores responsáveis pela desuniformidade varietal no trigo Triticum aestivum (L.) Thell e o papel da instabilidade cromossômica.
FERNANDES, M. I. B. de M.
Cruzamentos naturais
Cultivar
Mistura mecânica acidental
Genética
wheat
title_short Fatores responsáveis pela desuniformidade varietal no trigo Triticum aestivum (L.) Thell e o papel da instabilidade cromossômica.
title_full Fatores responsáveis pela desuniformidade varietal no trigo Triticum aestivum (L.) Thell e o papel da instabilidade cromossômica.
title_fullStr Fatores responsáveis pela desuniformidade varietal no trigo Triticum aestivum (L.) Thell e o papel da instabilidade cromossômica.
title_full_unstemmed Fatores responsáveis pela desuniformidade varietal no trigo Triticum aestivum (L.) Thell e o papel da instabilidade cromossômica.
title_sort Fatores responsáveis pela desuniformidade varietal no trigo Triticum aestivum (L.) Thell e o papel da instabilidade cromossômica.
author FERNANDES, M. I. B. de M.
author_facet FERNANDES, M. I. B. de M.
BODANEZE-ZANETTINI, M. H.
ZANATTA, A. C. A.
author_role author
author2 BODANEZE-ZANETTINI, M. H.
ZANATTA, A. C. A.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, M. I. B. de M.
BODANEZE-ZANETTINI, M. H.
ZANATTA, A. C. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Cruzamentos naturais
Cultivar
Mistura mecânica acidental
Genética
wheat
topic Cruzamentos naturais
Cultivar
Mistura mecânica acidental
Genética
wheat
description A mistura mecânica acidental, os cruzamentos naturais, a segregação do cruzamento original e a instabilidade cromossômica recorrente são os principais fatores responsáveis pela ocorrência de tipos desviantes do padrão da cultivar. Estudos conjuntos, efetuados no Centro Nacional de Pesquisa de Trigo (CNPT)/EMBRAPA, em Passo Fundo, RS, e no Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostraram que oscilações climáticas drásticas, moléstias fúngicas e viróticas, defensivos e acidez do solo contribuem para aumentar a incidência de anomalias cromossômicas em trigo (Triticum aestivum (L.) Thell, mas o fator determinante principal é, sem dúvida, o genótipo. O germoplasma mexicano Norin 10 tem apresentado taxas mais elevadas do que as variedades brasileiras. As progênies de plantas estáveis têm maior fertilidade do que as de plantas instáveis, o que mostra a importância da seleção de plantas normais para os estoques fundadores. Entretanto, a seleção de progênies estáveis, em cultivares com instabilidade elevada, não foi bem sucedida, o que confirma ser este um fator recorrente cujo efeito pode ser apenas minimizado. Recomendações específicas são apresentadas com este objetivo.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991
2007-10-03
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2016-09-02T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 26, n. 3, p. 353-369, mar. 1991.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/822730
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 26, n. 3, p. 353-369, mar. 1991.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/822730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503328584957952