Discriminação de quatro classes de solos irrigados com águas salinas, com o uso de análise multivariada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, M. de O.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: FREIRE, M. B. G. dos S., MENDES, A. M. S., FREIRE, F. J., CAMPOS, M. C. C., AMORIM, L. B. de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161852
Resumo: A salinidade do solo constitui um sério problema nas áreas irrigadas, principalmente quando sua intensidade interfere no desenvolvimento das culturas, reduzindo a produção e a produtividade das plantas, a níveis anti-econômicos. O objetivo do presente estudo foi a aplicação de análise estatística multivariada por meio de componentes principais na discriminação de diferentes classes solos irrigados com águas salinas, na região de Mossoró, RN. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 x 8 x 2, constituído pela combinação de quatro solos (Latossolo, Cambissolo, Argissolo e Neossolo Flúvico), oito valores de CE (100, 250, 500, 750, 1.250, 1.750, 2.250 e 3.000 mS cm -1 ) e dois de RAS (4 e 12), com três epetições. Avaliou-se a ação conjunta dos atributos químicos como os cátions trocáveis e os cátions e ânios solúveis, na iscriminação dos solos. A análise estatística multivariada de componentes principais classificou os solos em três grupos de solos de acordo com a similaridade de seus atributos químicos, independente de sua classificação taxonômica, como também permitiu a identificação de duas tendências claras de acordo com a gênese do solo, principalmente o fator de formação tempo.
id EMBR_668c062ea6afb2fcf3d91b8398d7b416
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/161852
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Discriminação de quatro classes de solos irrigados com águas salinas, com o uso de análise multivariada.Análise multivariadaIrrigaçãoSalinidadeSoloSoilIrrigationA salinidade do solo constitui um sério problema nas áreas irrigadas, principalmente quando sua intensidade interfere no desenvolvimento das culturas, reduzindo a produção e a produtividade das plantas, a níveis anti-econômicos. O objetivo do presente estudo foi a aplicação de análise estatística multivariada por meio de componentes principais na discriminação de diferentes classes solos irrigados com águas salinas, na região de Mossoró, RN. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 x 8 x 2, constituído pela combinação de quatro solos (Latossolo, Cambissolo, Argissolo e Neossolo Flúvico), oito valores de CE (100, 250, 500, 750, 1.250, 1.750, 2.250 e 3.000 mS cm -1 ) e dois de RAS (4 e 12), com três epetições. Avaliou-se a ação conjunta dos atributos químicos como os cátions trocáveis e os cátions e ânios solúveis, na iscriminação dos solos. A análise estatística multivariada de componentes principais classificou os solos em três grupos de solos de acordo com a similaridade de seus atributos químicos, independente de sua classificação taxonômica, como também permitiu a identificação de duas tendências claras de acordo com a gênese do solo, principalmente o fator de formação tempo.Michelangelo de Oliveira Silva, UFRPE; Maria Betânia Galvão dos Santos Freire, UFRPE; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA; Fernando José Freire, UFRPE; Milton César Costa Campos, UFRPE; Laerte Bezerra de Amorim, UFRPE.SILVA, M. de O.FREIRE, M. B. G. dos S.MENDES, A. M. S.FREIRE, F. J.CAMPOS, M. C. C.AMORIM, L. B. de2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2009-03-1920082019-12-19T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPart1 CD-ROM.In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: SBCS: Embrapa Solos: Embrapa Agrobiologia, 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161852porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:32:24Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/161852Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:32:24falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:32:24Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Discriminação de quatro classes de solos irrigados com águas salinas, com o uso de análise multivariada.
title Discriminação de quatro classes de solos irrigados com águas salinas, com o uso de análise multivariada.
spellingShingle Discriminação de quatro classes de solos irrigados com águas salinas, com o uso de análise multivariada.
SILVA, M. de O.
Análise multivariada
Irrigação
Salinidade
Solo
Soil
Irrigation
title_short Discriminação de quatro classes de solos irrigados com águas salinas, com o uso de análise multivariada.
title_full Discriminação de quatro classes de solos irrigados com águas salinas, com o uso de análise multivariada.
title_fullStr Discriminação de quatro classes de solos irrigados com águas salinas, com o uso de análise multivariada.
title_full_unstemmed Discriminação de quatro classes de solos irrigados com águas salinas, com o uso de análise multivariada.
title_sort Discriminação de quatro classes de solos irrigados com águas salinas, com o uso de análise multivariada.
author SILVA, M. de O.
author_facet SILVA, M. de O.
FREIRE, M. B. G. dos S.
MENDES, A. M. S.
FREIRE, F. J.
CAMPOS, M. C. C.
AMORIM, L. B. de
author_role author
author2 FREIRE, M. B. G. dos S.
MENDES, A. M. S.
FREIRE, F. J.
CAMPOS, M. C. C.
AMORIM, L. B. de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Michelangelo de Oliveira Silva, UFRPE; Maria Betânia Galvão dos Santos Freire, UFRPE; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA; Fernando José Freire, UFRPE; Milton César Costa Campos, UFRPE; Laerte Bezerra de Amorim, UFRPE.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, M. de O.
FREIRE, M. B. G. dos S.
MENDES, A. M. S.
FREIRE, F. J.
CAMPOS, M. C. C.
AMORIM, L. B. de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise multivariada
Irrigação
Salinidade
Solo
Soil
Irrigation
topic Análise multivariada
Irrigação
Salinidade
Solo
Soil
Irrigation
description A salinidade do solo constitui um sério problema nas áreas irrigadas, principalmente quando sua intensidade interfere no desenvolvimento das culturas, reduzindo a produção e a produtividade das plantas, a níveis anti-econômicos. O objetivo do presente estudo foi a aplicação de análise estatística multivariada por meio de componentes principais na discriminação de diferentes classes solos irrigados com águas salinas, na região de Mossoró, RN. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 x 8 x 2, constituído pela combinação de quatro solos (Latossolo, Cambissolo, Argissolo e Neossolo Flúvico), oito valores de CE (100, 250, 500, 750, 1.250, 1.750, 2.250 e 3.000 mS cm -1 ) e dois de RAS (4 e 12), com três epetições. Avaliou-se a ação conjunta dos atributos químicos como os cátions trocáveis e os cátions e ânios solúveis, na iscriminação dos solos. A análise estatística multivariada de componentes principais classificou os solos em três grupos de solos de acordo com a similaridade de seus atributos químicos, independente de sua classificação taxonômica, como também permitiu a identificação de duas tendências claras de acordo com a gênese do solo, principalmente o fator de formação tempo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2009-03-19
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2019-12-19T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: SBCS: Embrapa Solos: Embrapa Agrobiologia, 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161852
identifier_str_mv In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: SBCS: Embrapa Solos: Embrapa Agrobiologia, 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503335269629952