Action spectrum of Baculovirus spodoptera on lepidoptera pests.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, C. da S. F.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: VALICENTE, F. H., FADINI, M. A. M., POLANCZYK, R. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079065
Resumo: Neste trabalho foi avaliado o espectro de ação do Baculovirus spodoptera (SfMNVP) - 6NR à lagartado- cartucho Spodoptera frugiperda, à lagarta-da-espiga Helicoverpa zea e à broca-da-milho Diatraea saccharalis, espécies de importância econômica na cultura do milho. Para a realização dos bioensaios foram utilizadas folhas de milho imersas em suspensão com o baculovírus em concentrações determinadas em câmara de Neubauer, para lagarta-do-cartucho e para lagarta-da-espiga. Para broca-do-milho o substrato utilizado foi colmo de cana-de-açúcar. Na testemunha foi utilizada somente água destilada ao invés da suspensão com o baculovírus. As lagartas se alimentaram por 48 horas, após este período, foram transferidas para dieta artificial sem o bacilovírus. Após a avaliação da mortalidade, o desenvolvimento da prole (F1) foi acompanhado sendo avaliados os parâmetros: mortalidade, pupação e o número de massas de ovos na primeira geração. O baculovírus foi especifico para lagarta-do-cartucho e inócuo tanto para lagartada-espiga quanto para broca-do-milho na primeira geração. Na segunda geração, o baculovírus foi inócuo para as três espécies. A porcentagem de pupação apresentou relação inversa com a mortalidade para as três espécies nas duas gerações. O número de massas de ovos na F1 foi menor em S. frugiperda, não alterado para D. saccharalis e maior em H. zea
id EMBR_668ddfc12b6f983ae2d3e25a8083c791
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1079065
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Action spectrum of Baculovirus spodoptera on lepidoptera pests.Vírus entomopatogênicoLagartaHelicoverpa zeaSpodoptera frugiperdaDiatraea saccharalisNeste trabalho foi avaliado o espectro de ação do Baculovirus spodoptera (SfMNVP) - 6NR à lagartado- cartucho Spodoptera frugiperda, à lagarta-da-espiga Helicoverpa zea e à broca-da-milho Diatraea saccharalis, espécies de importância econômica na cultura do milho. Para a realização dos bioensaios foram utilizadas folhas de milho imersas em suspensão com o baculovírus em concentrações determinadas em câmara de Neubauer, para lagarta-do-cartucho e para lagarta-da-espiga. Para broca-do-milho o substrato utilizado foi colmo de cana-de-açúcar. Na testemunha foi utilizada somente água destilada ao invés da suspensão com o baculovírus. As lagartas se alimentaram por 48 horas, após este período, foram transferidas para dieta artificial sem o bacilovírus. Após a avaliação da mortalidade, o desenvolvimento da prole (F1) foi acompanhado sendo avaliados os parâmetros: mortalidade, pupação e o número de massas de ovos na primeira geração. O baculovírus foi especifico para lagarta-do-cartucho e inócuo tanto para lagartada-espiga quanto para broca-do-milho na primeira geração. Na segunda geração, o baculovírus foi inócuo para as três espécies. A porcentagem de pupação apresentou relação inversa com a mortalidade para as três espécies nas duas gerações. O número de massas de ovos na F1 foi menor em S. frugiperda, não alterado para D. saccharalis e maior em H. zeaCAMILA DA SILVA FERNANDES SOUZA, Universidade Federal de Lavras; FERNANDO HERCOS VALICENTE, CNPMS; MARCOS ANTÔNIO MATIELLO FADINI, Universidade Federal de São João Del Rei; RICARDO ANTÔNIO POLANCZYK, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”.SOUZA, C. da S. F.VALICENTE, F. H.FADINI, M. A. M.POLANCZYK, R. A.2017-11-07T23:31:42Z2017-11-07T23:31:42Z2017-11-0720172017-11-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 16, n. 1, p. 52-60, 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/107906510.18512/1980-6477/rbms.v16n1p52-60porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-11-07T23:31:49Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1079065Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-11-07T23:31:49falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-11-07T23:31:49Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Action spectrum of Baculovirus spodoptera on lepidoptera pests.
title Action spectrum of Baculovirus spodoptera on lepidoptera pests.
spellingShingle Action spectrum of Baculovirus spodoptera on lepidoptera pests.
SOUZA, C. da S. F.
Vírus entomopatogênico
Lagarta
Helicoverpa zea
Spodoptera frugiperda
Diatraea saccharalis
title_short Action spectrum of Baculovirus spodoptera on lepidoptera pests.
title_full Action spectrum of Baculovirus spodoptera on lepidoptera pests.
title_fullStr Action spectrum of Baculovirus spodoptera on lepidoptera pests.
title_full_unstemmed Action spectrum of Baculovirus spodoptera on lepidoptera pests.
title_sort Action spectrum of Baculovirus spodoptera on lepidoptera pests.
author SOUZA, C. da S. F.
author_facet SOUZA, C. da S. F.
VALICENTE, F. H.
FADINI, M. A. M.
POLANCZYK, R. A.
author_role author
author2 VALICENTE, F. H.
FADINI, M. A. M.
POLANCZYK, R. A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMILA DA SILVA FERNANDES SOUZA, Universidade Federal de Lavras; FERNANDO HERCOS VALICENTE, CNPMS; MARCOS ANTÔNIO MATIELLO FADINI, Universidade Federal de São João Del Rei; RICARDO ANTÔNIO POLANCZYK, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, C. da S. F.
VALICENTE, F. H.
FADINI, M. A. M.
POLANCZYK, R. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Vírus entomopatogênico
Lagarta
Helicoverpa zea
Spodoptera frugiperda
Diatraea saccharalis
topic Vírus entomopatogênico
Lagarta
Helicoverpa zea
Spodoptera frugiperda
Diatraea saccharalis
description Neste trabalho foi avaliado o espectro de ação do Baculovirus spodoptera (SfMNVP) - 6NR à lagartado- cartucho Spodoptera frugiperda, à lagarta-da-espiga Helicoverpa zea e à broca-da-milho Diatraea saccharalis, espécies de importância econômica na cultura do milho. Para a realização dos bioensaios foram utilizadas folhas de milho imersas em suspensão com o baculovírus em concentrações determinadas em câmara de Neubauer, para lagarta-do-cartucho e para lagarta-da-espiga. Para broca-do-milho o substrato utilizado foi colmo de cana-de-açúcar. Na testemunha foi utilizada somente água destilada ao invés da suspensão com o baculovírus. As lagartas se alimentaram por 48 horas, após este período, foram transferidas para dieta artificial sem o bacilovírus. Após a avaliação da mortalidade, o desenvolvimento da prole (F1) foi acompanhado sendo avaliados os parâmetros: mortalidade, pupação e o número de massas de ovos na primeira geração. O baculovírus foi especifico para lagarta-do-cartucho e inócuo tanto para lagartada-espiga quanto para broca-do-milho na primeira geração. Na segunda geração, o baculovírus foi inócuo para as três espécies. A porcentagem de pupação apresentou relação inversa com a mortalidade para as três espécies nas duas gerações. O número de massas de ovos na F1 foi menor em S. frugiperda, não alterado para D. saccharalis e maior em H. zea
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-07T23:31:42Z
2017-11-07T23:31:42Z
2017-11-07
2017
2017-11-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 16, n. 1, p. 52-60, 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079065
10.18512/1980-6477/rbms.v16n1p52-60
identifier_str_mv Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 16, n. 1, p. 52-60, 2017.
10.18512/1980-6477/rbms.v16n1p52-60
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503444143276032