Comparação de métodos de melhoramento de feijão (Phaseolus vulgaris L.) para o incremento da fixação simbiótica de nitrogênio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, P. A. A.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: BRAIDOTTI, W.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/209750
Resumo: A produtividade do feijão pode ser melhorada pelo incremento da sua capacidade de fixar nitrogênio através de bactérias do gênero Rhizobium. Este estudo comparou duas metodologias de melhoramento ? linhas derivadas de F2 (LDF 2) e descendência de uma única semente (SSD), ? em um cruzamento entre as cultivares Negro Argel (bom fixador simbiótico de nitrogênio) e Rio Tibagi (baixo potencial simbiótico de nitrogênio), com nitrogênio mineral ou inoculação com Rhizobium. Dezoito famílias foram selecionadas em F4 pelo método LDF2 , com base no N total nos grãos, e sessenta sementes foram avançadas até F5 sem seleção, pelo método SSD. As famílias selecionadas em F4 (LDF2) foram superiores para o potencial de fixação de nitrogênio e produção de grãos, em comparação com famílias conduzidas sem seleção (SSD). As famílias F 4 selecionadas no tratamento com nitrogênio mineral mostraram uma tendência a responder menos à inoculação, do que as famílias selecionadas no tratamento com Rhizobium. Além disso, as famílias selecionadas no tratamento com Rhizobium mostraram melhores respostas no tratamento com nitrogênio mineral. A mesma tendência foi observada para as famílias que responderam a ambas as fontes de nitrogênio. Neste estudo foi observado que a seleção sob o tratamento com Rhizobium proporciona oportunidade para os melhoristas selecionarem genótipos de feijão com potencial para aumentar a fixação de nitrogênio e a produtividade de grãos.
id EMBR_7067cb7bbfd8cbdebc02e1442ab02a29
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/209750
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Comparação de métodos de melhoramento de feijão (Phaseolus vulgaris L.) para o incremento da fixação simbiótica de nitrogênio.FeijãoGrãoNodulaçãoNitrogênioPhaseolus VulgarisProdutividadeFixação de NitrogênioA produtividade do feijão pode ser melhorada pelo incremento da sua capacidade de fixar nitrogênio através de bactérias do gênero Rhizobium. Este estudo comparou duas metodologias de melhoramento ? linhas derivadas de F2 (LDF 2) e descendência de uma única semente (SSD), ? em um cruzamento entre as cultivares Negro Argel (bom fixador simbiótico de nitrogênio) e Rio Tibagi (baixo potencial simbiótico de nitrogênio), com nitrogênio mineral ou inoculação com Rhizobium. Dezoito famílias foram selecionadas em F4 pelo método LDF2 , com base no N total nos grãos, e sessenta sementes foram avançadas até F5 sem seleção, pelo método SSD. As famílias selecionadas em F4 (LDF2) foram superiores para o potencial de fixação de nitrogênio e produção de grãos, em comparação com famílias conduzidas sem seleção (SSD). As famílias F 4 selecionadas no tratamento com nitrogênio mineral mostraram uma tendência a responder menos à inoculação, do que as famílias selecionadas no tratamento com Rhizobium. Além disso, as famílias selecionadas no tratamento com Rhizobium mostraram melhores respostas no tratamento com nitrogênio mineral. A mesma tendência foi observada para as famílias que responderam a ambas as fontes de nitrogênio. Neste estudo foi observado que a seleção sob o tratamento com Rhizobium proporciona oportunidade para os melhoristas selecionarem genótipos de feijão com potencial para aumentar a fixação de nitrogênio e a produtividade de grãos.PEDRO ANTONIO ARRAES PEREIRA, CNPAFWLADIMIR BRAIDOTTI.PEREIRA, P. A. A.BRAIDOTTI, W.2011-04-09T14:28:45Z2011-04-09T14:28:45Z2002-04-2520012011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Tropical, v. 31, n. 1, p. 15-21, jan./jun. 2001.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/209750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:31:46Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/209750Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:31:46falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:31:46Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação de métodos de melhoramento de feijão (Phaseolus vulgaris L.) para o incremento da fixação simbiótica de nitrogênio.
title Comparação de métodos de melhoramento de feijão (Phaseolus vulgaris L.) para o incremento da fixação simbiótica de nitrogênio.
spellingShingle Comparação de métodos de melhoramento de feijão (Phaseolus vulgaris L.) para o incremento da fixação simbiótica de nitrogênio.
PEREIRA, P. A. A.
Feijão
Grão
Nodulação
Nitrogênio
Phaseolus Vulgaris
Produtividade
Fixação de Nitrogênio
title_short Comparação de métodos de melhoramento de feijão (Phaseolus vulgaris L.) para o incremento da fixação simbiótica de nitrogênio.
title_full Comparação de métodos de melhoramento de feijão (Phaseolus vulgaris L.) para o incremento da fixação simbiótica de nitrogênio.
title_fullStr Comparação de métodos de melhoramento de feijão (Phaseolus vulgaris L.) para o incremento da fixação simbiótica de nitrogênio.
title_full_unstemmed Comparação de métodos de melhoramento de feijão (Phaseolus vulgaris L.) para o incremento da fixação simbiótica de nitrogênio.
title_sort Comparação de métodos de melhoramento de feijão (Phaseolus vulgaris L.) para o incremento da fixação simbiótica de nitrogênio.
author PEREIRA, P. A. A.
author_facet PEREIRA, P. A. A.
BRAIDOTTI, W.
author_role author
author2 BRAIDOTTI, W.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEDRO ANTONIO ARRAES PEREIRA, CNPAF
WLADIMIR BRAIDOTTI.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, P. A. A.
BRAIDOTTI, W.
dc.subject.por.fl_str_mv Feijão
Grão
Nodulação
Nitrogênio
Phaseolus Vulgaris
Produtividade
Fixação de Nitrogênio
topic Feijão
Grão
Nodulação
Nitrogênio
Phaseolus Vulgaris
Produtividade
Fixação de Nitrogênio
description A produtividade do feijão pode ser melhorada pelo incremento da sua capacidade de fixar nitrogênio através de bactérias do gênero Rhizobium. Este estudo comparou duas metodologias de melhoramento ? linhas derivadas de F2 (LDF 2) e descendência de uma única semente (SSD), ? em um cruzamento entre as cultivares Negro Argel (bom fixador simbiótico de nitrogênio) e Rio Tibagi (baixo potencial simbiótico de nitrogênio), com nitrogênio mineral ou inoculação com Rhizobium. Dezoito famílias foram selecionadas em F4 pelo método LDF2 , com base no N total nos grãos, e sessenta sementes foram avançadas até F5 sem seleção, pelo método SSD. As famílias selecionadas em F4 (LDF2) foram superiores para o potencial de fixação de nitrogênio e produção de grãos, em comparação com famílias conduzidas sem seleção (SSD). As famílias F 4 selecionadas no tratamento com nitrogênio mineral mostraram uma tendência a responder menos à inoculação, do que as famílias selecionadas no tratamento com Rhizobium. Além disso, as famílias selecionadas no tratamento com Rhizobium mostraram melhores respostas no tratamento com nitrogênio mineral. A mesma tendência foi observada para as famílias que responderam a ambas as fontes de nitrogênio. Neste estudo foi observado que a seleção sob o tratamento com Rhizobium proporciona oportunidade para os melhoristas selecionarem genótipos de feijão com potencial para aumentar a fixação de nitrogênio e a produtividade de grãos.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2002-04-25
2011-04-09T14:28:45Z
2011-04-09T14:28:45Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 31, n. 1, p. 15-21, jan./jun. 2001.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/209750
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 31, n. 1, p. 15-21, jan./jun. 2001.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/209750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503320288624640